O secretário-geral das Nações Unidas apontou hoje que, durante a crise pandémica, migrantes em todo o mundo viram negado o acesso a serviços básicos de saúde e proteção, criticando ainda a exclusão destas pessoas dos planos de recuperação pós-pandemia.
A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) alertou hoje que a crescente carga burocrática afasta cada vez mais os médicos de medicina geral e familiar da sua atividade clínica.
Os Estados-membros da União Europeia (UE), trabalhadores e empregadores chegaram a acordo sobre o reconhecimento da covid-19 como doença profissional nos setores da saúde, dos cuidados sociais e da assistência domiciliária e noutros propícios a surtos de infeção.
O ex-provedor do Utente da Saúde, Carlos Arruda, e o secretário regional da Saúde, Clélio Meneses, trocaram hoje acusações de “má-fé” e de “ineficácia”, durante as audições realizadas na Comissão de Assuntos Sociais do parlamento dos Açores.
A criação da carreira de Técnico Auxiliar de Saúde e a aposta na formação são os principais objetivos destes profissionais, que representam 20% da força produtiva do Serviço Nacional de Saúde e se reúnem sexta-feira pela primeira vez.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou hoje a utilização de emergência da vacina de fabrico chinês Convidecia contra a covid-19, passando a lista a contar agora com 11 vacinas validadas.
O líder do PPM/Açores, Paulo Estêvão, acusou hoje o médico da ilha do Corvo, António Salgado, de “instrumentalizar” a população da ilha, para se manter como presidente do conselho de administração da unidade de saúde.
Os casos mundiais de covid-19 aumentaram 1% na semana passada, a primeira subida desde março, embora as mortes continuem a baixar e tenham caído 21% nos sete dias analisados, indica informação epidemiológica divulgada hoje pela Organização Mundial de Saúde.
Uma quarta dose de vacina contra a covid-19 significa poucas mudanças no regresso à normalidade na Casa de Saúde de Nossa Senhora da Vitória, em Lisboa, onde 71 residentes do lar da Graça foram hoje de manhã inoculados.
Cientistas das universidades de Aveiro e Helsínquia estão a desenvolver emplastros biopoliméricos, capazes de reparar os tecidos do coração, afetados pelo enfarte do miocárdio, anunciou hoje fonte académica.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomendou especial atenção aos mais vulneráveis ao calor, como crianças, idosos, doentes crónicos e grávidas, face à previsão de aumento gradual da temperatura para os próximos dias.
A diretora executiva do Fundo Monetário Internacional (FMI) avisou hoje que a insegurança alimentar vivida em muitos países, aliada à alta inflação, leva a situações de fome, "que muitas vezes desencadeia agitação social e violência".
A Amnistia Internacional Portugal pediu hoje a “agentes desportivos e também políticos” que se posicionem face à situação de direitos humanos e direitos laborais dos trabalhadores migrantes no Qatar, a seis meses do arranque do Mundial de futebol.
O bastonário da Ordem dos Médicos enalteceu hoje o papel indispensável dos médicos de família no Serviço Nacional de Saúde, elogiou a sua resiliência, humanismo e solidariedade e pediu condições mais favoráveis para os fixar no serviço público.
Trinta concelhos dos distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro apresentam hoje um risco muito elevado de incêndio, estando previsto um agravamento para os próximos dias, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Infarmed recebeu nos primeiros três meses do ano 48 pedidos de autorização para ensaios clínicos, autorizou 39 (81,2%) e o tempo médio de decisão aumentou para 44 dias úteis, segundo dados do Infarmed.
A Associação Crohn Colite Portugal promove hoje uma vigília junto à Assembleia da República para pedir medidas urgentes para a melhoria das condições das pessoas com graves estas inflamações do intestino.
Os técnicos de emergência pré-hospitalar estão desde as 00:00 em greve ao trabalho de prevenção para o Rali de Portugal, que arranca hoje, reivindicando, entre outras matérias, a revisão da carreira especial.
Mais nove casos de infeção pelo vírus Monkeypox foram confirmados em Portugal, totalizando 14, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde, adiantando que estão a ser feitos inquéritos epidemiológicos para identificar cadeias de transmissão e potenciais novos casos.
A ministra da Saúde admitiu hoje que a evolução da pandemia de covid-19 venha a condicionar a atividade hospitalar programada e recusou para já o regresso de testes gratuitos nas farmácias e uso obrigatório de máscaras.
A autoridade nacional do medicamento (Infarmed) ordenou hoje a retirada do mercado dos produtos cosméticos da marca Real Voir, comercializados pela empresa Riscas Importantes, por conterem um ingrediente proibido.
A gripe das aves registou, a partir do final de abril, uma “melhoria gradual”, verificando-se uma “diminuição acentuada” dos focos na União Europeia, embora seja “improvável” que a circulação do vírus tenha cessado, adiantou a DGAV.
Medo, trauma, superação e direitos humanos são os temas centrais do sexto Festival Mental, que dedica uma programação cultural às questões da saúde mental, a partir de quinta-feira, em vários espaços de Lisboa.
A média de infeções aumentou de 14.400 para 22.805 casos diários em Portugal e o Norte regista um índice de transmissibilidade (Rt) do coranavírus de 1,30, o mais alto de todas as regiões, indica hoje o INSA.