A Sociedade Portuguesa de Nefrologia alertou hoje para a necessidade identificar precocemente qualquer comprometimento renal nas pessoas mais novas com hipertensão, para evitar a progressão da doença e permitir uma intervenção médica mais eficaz.
O Sindicato dos Médicos da Zona Sul alertou hoje que o ataque informático ao hospital de Almada, em abril, está a colocar em risco os cuidados de saúde aos utentes e a segurança dos clínicos.
Os autarcas do Médio Tejo lamentam a ausência de medidas que travem a degradação da prestação de cuidados de saúde primários na região, a qual, afirmam, ao contrário do prometido, se tende a agravar.
Investigadores do Porto e de Coimbra concluíram que, entre 2010 e 2015, os casos de demência com agitação comportamental aumentaram 3,9% nos hospitais portugueses, um “desafio global” que “reforça a importância de se identificar e tratar precocemente” estas situações.
Os idosos residentes em lares começam hoje a receber a segunda dose de reforço da vacina contra a covid-19, que estava prevista para o início do outono, mas que foi antecipada devido ao aumento de infeções no país.
Os suíços aprovaram hoje por referendo uma reforma legal segundo a qual todos os cidadãos serão potenciais doadores de órgãos quando morrerem, a menos que se tenham manifestado contra em vida ou os seus familiares se oponham.
A Iniciativa Liberal (IL) contestou hoje o anteprojeto de lei de emergência sanitária apresentado pelo Governo, acusando o executivo de querer adotar medidas “sem possibilidade de escrutínio” e avançando que vai apresentar alterações ao documento.
A Câmara de Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, vai avançar com um manifesto, em conjunto com a população, sobre a falta de médicos no concelho, para o entregar ao Ministério da Saúde e entidades regionais.
A Câmara de Porto de Mós prevê ter um plano de saúde para a população no verão, iniciativa que visa ser um apoio para as famílias acederem a consultas e exames no privado, disse hoje o presidente do município.
O PS/Açores considerou hoje que a cessação de funções do presidente da administração da Unidade de Saúde do Corvo constitui um ato “desprovido de sentido”, salientando que “apenas uma causa política pode estar na base” da “má decisão”.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) afirmou hoje que a vacinação da população mais vulnerável com a segunda dose de reforço contra a covid-19 pode apresentar benefícios na prevenção de doença grave, hospitalização e morte.
O Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública e de Entidades com Fins Públicos (SINTAP) exigiu hoje ao Governo, em Coimbra, o cumprimento do acordo coletivo de trabalho na área da saúde assinado em 2018.
Os Açores registaram, na última semana, 3.842 novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2 que provoca a doença covid-19, mais 646 do que na semana anterior, tendo agora 3.555 casos ativos, revelou hoje a Autoridade de Saúde Regional.
A União Europeia está a ter dificuldades em doar vacinas contra a covid-19 a países africanos, afirmou hoje o diretor da agência europeia para a segurança sanitária, referindo que "não as querem receber".
O governo admite criar mais equipas nas juntas médicas de avaliação de incapacidade ou pedir aos profissionais médicos para fazerem mais horas de modo a diminuir listas de espera.
A mais recente linhagem da variante ómicron do coronavírus SARS-CoV-2, que aparenta ser mais contagiosa, mas não demonstra ser mais grave, deverá já ser dominante em Portugal, estima o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
Os Açores vão antecipar para este mês a segunda dose de reforço da vacina contra a covid-19 para idosos com mais de 80 anos e residentes em lares, revelou hoje o secretário Regional da Saúde.
O secretário Regional de Saúde dos Açores garantiu hoje que o Corvo não vai ficar sem médico, e poderá até “ter dois”, recusando motivações político-partidárias na cessação de funções do presidente da administração da Unidade de Saúde.
A Academia de Judo de Castelo Branco e a Universidade Sénior Albicastrense (USALBI) promovem, no dia 21, um conjunto de atividades focadas na promoção do desporto, saúde e nutrição.
O especialista em epidemiologia da Universidade do Porto Óscar Felgueiras afirmou hoje que a tendência de crescimento de novos casos "não é um fenómeno momentâneo" e que, face ao ritmo de transmissibilidade, "urge" proteger os mais idosos e vulneráveis.
O hospital de Viana do Castelo está a registar um “aumento significativo de internamentos” por covid-19 e um número expressivo de profissionais de saúde infetados, disse hoje o diretor, que apelou “à contenção” da população para travar a doença.
A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) denunciou hoje que cerca de 160 mil utentes na região Centro estão sem médico de família e que são necessários 90 médicos para colmatar as necessidades atuais.
A associação ambientalista Zero opõe-se à mina de lítio, projetada para Montalegre, por causa do impacte negativo sobre as populações locais e das “923.000 toneladas de resíduos” para as quais se “desconhece o destino final”.
A atividade epidémica da gripe está com tendência decrescente em Portugal, segundo o Instituto Nacional Doutor Ricardo Jorge (INSA), apesar da subida da incidência da síndrome gripal para 34,6 por 100.000 habitantes.