O Governo anunciou hoje a constituição de grupos de trabalho para a elaboração de proposta de perfil assistencial, área de influência e dimensionamento do novo Hospital de Barcelos e para a elaboração de proposta de programa funcional.
A violência sobre pessoas idosas a residir com familiares ou cuidadores aumentou de 27% para 53% no último ano, revelou hoje a Linha SOS Pessoa Idosa da Fundação Bissaya Barreto, que completou oito anos de atividade em maio.
O Governo anunciou hoje que vai lançar a partir de julho campanhas de promoção do uso eficiente da água, dirigidas a todos os tipos de consumidores, com reuniões mensais de acompanhamento da situação até final de setembro.
Mais de dois milhões de refugiados que não podem regressar a casa ou permanecer nos países de acolhimento, devido à insegurança ou falta de espaço, terão de ser deslocados para países terceiros em 2023, avançou hoje a ONU.
A cimeira da ONU sobre biodiversidade, que ia realizar-se na China, foi transferida para o Canadá, anunciaram hoje os organizadores, no segundo grande evento internacional a ser retirado do país asiático, devido à política de “zero covid”.
O secretário de Estado Adjunto e da Saúde reconhece hoje que existem ainda muitas disparidades, apesar do investimento no Serviço Nacional de Saúde (SNS), e afirmou que o Governo está focado em encontrar respostas.
Os deputados do PSD querem saber se o Governo está a realizar “todas as diligências” para assegurar o pagamento das dívidas hospitalares às corporações de bombeiros do distrito de Vila Real que se queixam de dificuldades financeiras.
A prescrição de exames médicos de forma eletrónica já permitiu que fossem disponibilizados digitalmente mais de um milhão de resultados desde maio, segundo informação divulgada hoje pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.
A ministra da Saúde, Marta Temido, assumiu hoje que a transferência de competências da área que tutela para os municípios “está ainda longe da meta” estabelecida.
A Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) defendeu hoje que a Via Verde do AVC deve ser uma prioridade e apelou para que o acesso a este serviço seja assegurado em todos os hospitais.
O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB) confirmou hoje que tem registado “constrangimentos pontuais” nas escalas da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER), mas assegurou que não está em causa a resposta à população.
O Tribunal de Castelo Branco começou hoje a julgar à porta fechada um ortopedista de 68 anos acusado de um crime de violação sexual e de quatro crimes de coação sexual, que terão ocorrido no Hospital da Covilhã.
A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto está a recrutar cerca de 400 voluntários, entre os 18 e 64 anos, para um estudo que visa avaliar as escolhas alimentares de vegetarianos e não vegetarianos em Portugal, anunciou hoje.
Investigadores do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) lançaram uma plataforma ‘online’ destinada a proprietários de animais de companhia com cancro, que visa facultar informação “credível” e caracterizar fatores de risco associados ao desenvolvimento da doença.
A domiciliação de cuidados de saúde tem potencial para promover o envelhecimento junto da família, melhor qualidade de vida e menos gastos, mas precisa de uma visão estratégica e um modelo centrado no doente e com assistência integrada e contínua.
O modelo de dedicação plena na saúde só poderá atingir os benefícios esperados com uma reforma profunda da governação do SNS que contemple mais autonomia dos hospitais, remunerações atrativas e condições flexíveis que permitam aos médicos fazer investigação.
O Relatório de Primavera 2022 defende que a pandemia mostrou que as despesas em saúde “são um investimento e não um custo” e sublinha que sistemas de saúde mais fortes e resilientes protegem melhor as populações e as economias.
A pandemia mostrou que a planificação da força de trabalho em saúde é insuficiente, a organização profissional antiquada e que falta uma carreira que estimule os talentos, considera o Observatório Português dos Sistemas de Saúde (OPSS).
O Observatório Português dos Sistemas de Saúde (OPSS) aponta a falta de orientação estratégica na saúde e diz que é preciso responder com inteligência para sair da crise agudizada pela pandemia com maior capacidade de resiliência.
A comissão de acompanhamento criada em resposta à crise nos serviços de urgência de obstetrícia e ginecologia pretende uma harmonização dos valores pagos aos médicos tarefeiros nos hospitais, considerando que atualmente existe “um leilão de preços”.
O número de baixas por doença aumentou 86% em maio face ao mesmo período do ano passado e subiu 28,4% comparando com abril, para 333.037, mostram as estatísticas mensais da Segurança Social divulgadas hoje.
O presidente da Câmara de Setúbal vê “com preocupação” o encerramento da urgência de obstetrícia do Centro Hospitalar de Setúbal (CHS) durante 21 dias do próximo verão, que considera ser um problema resultante da “falta de investimento” na saúde.
O Presidente da República defendeu hoje a necessidade de “uma visão de conjunto” para o setor da saúde, alertando que “apagar fogos setoriais pontuais” pode levar a questão de fundo a ser “empurrada com a barriga para a frente”.
O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) disse hoje estar a trabalhar em conjunto com a Federação Distrital dos Bombeiros no sentido de regularizar os montantes em dívida às corporações do distrito de Vila Real.