O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo tem atualmente 24% da população sem médico de família atribuído, cerca de 55 mil utentes, com as aposentações a agravarem um défice que é hoje de 31 profissionais.
A ministra da Saúde, Marta Temido, salientou hoje a importância da promoção da saúde, bem-estar e segurança em contexto laboral, um tema no qual, disse, o Governo vai continuar a investir.
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) alertou hoje para a falta de clínicos no serviço de urgência interna do Hospital de Vila Franca de Xira, no distrito de Lisboa, uma situação negada pela administração hospitalar.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros português anunciou hoje a chegada na terça-feira ao Sudão do Sul de 804.100 vacinas contra a doença covid-19, doadas por Portugal.
As autoridades europeias do medicamento e de controlo de doenças desaconselharam hoje a administração generalizada de uma quarta dose das vacinas contra a covid-19, mas aprovam o seu uso em idosos com 80 ou mais anos.
Cerca de 700 pessoas com mais de 50 anos do concelho de Paredes, distrito do Porto, desenvolvem atividade física promovida no âmbito de um projeto da câmara municipal, informou hoje a autarquia.
O PCP apresentou hoje um projeto-lei para criar um regime de dedicação exclusiva no Serviço Nacional de Saúde (SNS), que contempla um aumento de 50% da remuneração base e um dia de férias adicional por cada cinco anos de serviço.
Os médicos de família já podem prescrever todos os meios complementares de diagnóstico e terapêutica, como radiografias ou colonoscopias, por via eletrónica, o que permitiu atingir uma taxa de prescrição de cerca de 85%, foi hoje anunciado.
Portugal regista um índice de transmissibilidade (Rt) do coronavírus SARS-CoV-2 de 0,95, sendo os Açores a única região do país com este indicador acima do limiar de 1, indicou hoje o INSA.
A Plataforma Lisboa em Defesa do SNS realizou hoje uma ação de sensibilização na capital com distribuição de panfletos a alertar para a urgência de investir mais no Serviço Nacional de Saúde e travar a saída de profissionais.
Os Bombeiros Voluntários de Coimbra (AHBVC), que estão a comemorar 133 anos, vão inaugurar novas instalações depois de uma empreitada de requalificação do seu quartel-sede e estão a apostar na ligação próxima aos comerciantes da baixa da cidade.
Duas novas unidades de cuidados continuados integrados, com um total de 25 camas, vão entrar em funcionamento, este mês, em Montemor-o-Novo, no distrito de Évora, fruto de um investimento global de 2,3 milhões de euros.
O psiquiatra Afonso de Albuquerque, pioneiro nos estudos sobre o stress pós-traumático de guerra e fundador da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica, morreu na terça-feira aos 86 anos no seu domicílio, disse à Lusa uma familiar.
A ‘startup’ UpHill e a Direção-Geral de Saúde (DGS) criaram uma plataforma interativa que, intitulada “Covid-19: e agora?”, pretende auxiliar os cidadãos a identificarem os “sinais de alarme” do vírus SARS-CoV-2 e “aumentarem a autonomia” da sua decisão.
O Instituto Nacional de Estatística sublinhou hoje a “quebra sem precedentes” na atividade hospitalar no primeiro ano da pandemia, insistindo que o serviço de urgência e o internamento registaram os valores mais baixos dos últimos 20 anos.
O número de casos de covid-19 no mundo, confirmados por testes laboratoriais, diminuiu 16% na última semana, após um aumento "notório" na primeira quinzena de março, segundo o relatório semanal da Organização Mundial da Saúde (OMS), hoje divulgado.
Portugal vai ter que explicar no Tribunal de Justiça da União Europeia (UE) o atraso na transposição das normas europeias sobre proteção contra os riscos de exposição a radiações ionizantes, anunciou hoje a Comissão Europeia.
A União Europeia (UE) enviou quase três milhões de comprimidos de iodo, que protegem dos efeitos da radiação, para a Ucrânia e está a constituir reservas estratégicas de capacidades de resposta a riscos de saúde.
A Linha SNS 24 recebeu um valor recorde de mais de 5 milhões de chamadas no primeiro trimestre de 2022, mas menos de 3% das situações foram encaminhadas para um serviço de urgência, segundo dados divulgados hoje à agência Lusa.
Hidrogel para regeneração do tecido cardíaco, estruturas vasculares para substituir vasos sanguíneos e ainda lentes de contacto com medicamentos para tratamento de patologias oculares são algumas das iniciativas que estão em desenvolvimento pelo Politécnico da Guarda (IPG).
Os portugueses aumentaram os seus níveis de atividade física no ano passado, com mais de metade (54,3%) a apresentar níveis adequados de atividade física para a promoção da saúde, valores que melhoraram relativamente ao primeiro ano da pandemia.
A monitorização dos níveis de atividade física duplicou nos centros de saúde no ano passado, com a avaliação de 2.235 utentes em cada 100 mil que utilizam estas unidades dos Cuidados de Saúde Primários, foi hoje divulgado.
Nadar quase quatro quilómetros, pedalar outros 180 e terminar a correr uma maratona não é para qualquer um, mas há quem o faça juntamente com o irmão, com paralisia cerebral, para demonstrar que o desporto é para todos.
A Agência de Proteção Ambiental (EPA, na sigla em Inglês) dos EUA propôs na terça-feira uma regra para banir o amianto, um carcinogéneo, que continua a ser usado e causa a morte a milhares de norte-americanos anualmente.