Os Açores registaram na última semana 3.051 novos casos de covid-19 e três óbitos, tendo agora 3.413 casos ativos, menos 822 do que na semana passada, revelou hoje a Autoridade Regional de Saúde.
Portugal registou mais 35 casos de infeção pelo vírus 'Monkeypox', elevando para 276 o total de pessoas infetadas, todos homens que se encontram clinicamente estáveis, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
As Comissões de Utentes da Saúde de Almada e Seixal apelaram hoje à mobilização da população e dos profissionais de saúde dos dois concelhos para várias ações de luta que vão desenvolver em defesa do Serviço Nacional de Saúde.
O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Hotelaria e Similares do Norte acusou hoje o Hospital CUF Porto de pagar indevidamente o trabalho em dia feriado, de impor horários de 10/12 horas e de discriminar na progressão das carreiras.
PSD, Chega, Iniciativa Liberal e PCP criticaram hoje as medidas anunciadas pelo Governo para resolver o encerramento das urgências de ginecologia e obstetrícia, tendo o PS acusado os restantes partidos de quererem “deitar abaixo a ministra” da Saúde.
A ministra da Saúde recusou hoje “explorar óbitos e sofrimento” e culpou a pandemia de covid-19 e a queda do Governo pelo adiamento de respostas para melhorar o Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A Distrital do PSD de Castelo Branco denunciou hoje uma “grave crise do setor da saúde” naquele distrito e apontou problemas no funcionamento das Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação ou a existência de apenas um obstetra em Castelo Branco.
O serviço de urgência de Obstetrícia do hospital de Portalegre reabriu hoje de manhã e, durante as 51 horas em que esteve encerrado, não precisou de transferir grávidas para o hospital de Évora, revelou fonte hospitalar.
O Chega defendeu hoje que o país precisa "de ação" para resolver "o caos" instalado nas urgências de ginecologia e obstetrícia dos hospitais, e desafiou a ministra a demitir-se caso não "seja capaz" de resolver o problema.
O vice-presidente da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis, congratulou-se pelos acordos alcançados hoje no quadro da Organização Mundial do Comércio sobre pescas, vacinas contra a covid-19 e segurança alimentar.
A 12.ª Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC) terminou hoje com acordos que incluem eliminar subsídios à pesca prejudicial, suspender patentes de vacinas antivírus e adotar medidas para enfrentar a crise alimentar.
As regiões situadas no Norte e Centro do continente vão estar, pelo menos até quinta-feira, com concentrações muito elevadas de pólen na atmosfera, segundo a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).
Uma homenagem à equipa de saúde mental é uma das iniciativas que assinala hoje o quinto aniversário dos incêndios de Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, que provocaram a morte a 66 pessoas.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) apelou hoje a todos os países para que reforcem o investimento na saúde mental, afirmando que o “sofrimento é enorme” e foi agravado pela pandemia da covid-19.
O Sistema Nacional de Farmacovigilância (SNF) registou um total de 24.624 reações adversas às vacinas contra a covid-19, o que representa um caso em cada mil inoculações, indicou a Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed).
A secretária de Estado da Saúde comprometeu-se hoje a analisar a contraposta dos sindicatos sobre a atualização salarial dos médicos em serviço de urgência, alegando que seria “estranho” que as duas partes chegassem a acordo na primeira reunião.
Os sindicatos dos médicos consideraram hoje “completamente inaceitável” a proposta apresentada pelo Ministério da Saúde sobre a atualização salarial dos clínicos em serviço de urgência, tendo saído da reunião com a tutela sem qualquer acordo.
Medicina interna é a especialidade com mais vagas para a contratação de médicos recém-especialistas para os hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS), seguida de anestesiologia, psiquiatria e pediatria, segundo um despacho hoje publicado em Diário da República.
O ministro das Finanças afirmou hoje que a pressão no Serviço Nacional de Saúde (SNS) “não decorre de nenhum condicionamento financeiro”, mas antes da falta de pessoal, adiantando que “seria mais fácil de resolver” se fosse esse o constrangimento.
A situação da Urgência no hospital de Faro é “inaceitável” e semelhante à de um “hospital do terceiro mundo”, quando ainda nem se atingiu o pico do verão, alertou hoje o Sindicato dos Enfermeiros Democráticos de Portugal (SINDEPOR).
O presidente do CDS-PP, Nuno Melo, considerou hoje que os problemas nos hospitais se resolvem com mais investimento em meios humanos e técnicos e defendeu uma "reestruturação profunda" do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A Agência Europeia do Medicamento anunciou hoje que iniciou o processo de revisão contínua de uma versão da vacina da covid-19 do laboratório Pfizer adaptada a subvariantes da variante Ómicron do coronavírus SARS-CoV-2.
Quase 40% dos professores de enfermagem podem passar à aposentação nos próximos quatro anos, alerta um estudo das escolas públicas desta área, que pedem ao Governo um plano de contingência para a renovação do corpo docente.
Portugal vai receber 2.700 doses das vacinas contra o vírus Monkeypox adquiridas pela Comissão Europeia, confirmou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS), que está a definir a forma como serão utilizadas.