A proposta do Governo de pagamento de 50 euros à hora para as horas extraordinárias dos médicos em serviço de urgência “não é a questão”, assegurou hoje o presidente da Federação Nacional dos Médicos (FNAM).
A Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo (CUSMT) promove hoje uma concentração em Alcanena (Santarém) em defesa da colocação de mais médicos de família e da reabertura das extensões de saúde encerradas durante a pandemia da covid-19.
Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) criaram uma rede de pessoas com doença respiratória e cuidadores que, em colaboração com médicos e especialistas, visa criar soluções para responder às necessidades dos doentes, foi hoje revelado.
O Parlamento Europeu deu hoje ‘luz verde’ à renovação das regras relativas ao Certificado Digital Covid-19 da União Europeia (UE) até 30 de junho de 2023, para evitar futuras restrições “desproporcionadas ou discriminatórias” à livre circulação.
A diretora da organização Women in Global Health alertou que a pandemia fez recuar o mundo no caminho da igualdade de género e sublinhou que a humanidade pode levar “mais de um século a alcançar uma sociedade igualitária”.
As obras na sala de consumo assistido do Porto terminam hoje, cerca de dois anos depois da aprovação do Programa de Consumo Vigiado, estando prevista a abertura daquela infraestrutura, instalada na ‘Viela dos Mortos’, para "breve".
A comunidade científica acreditava que os tumores da mama libertavam células metastáticas de forma contínua, mas uma equipa científica suíça constatou que as células cancerosas que circulam e posteriormente formam as metástases surgem principalmente durante a fase do sono.
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) defendeu esta quarta-feira que a medida do governo sobre as remunerações dos clínicos em serviço de urgência não vai permitir ultrapassar as dificuldades para fixar os médicos no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A reunião entre o Ministério da Saúde e os sindicatos dos médicos terminou sem acordo, mas o governo vai avançar com o pagamento de 50 euros à hora, para as horas suplementares, adiantou hoje a ministra Marta Temido.
Vestígios do vírus da poliomielite foram encontrados nos esgotos de Londres, confirmou hoje a Organização Mundial da Saúde (OMS), depois de as autoridades britânicas terem lançado um alerta no Reino Unido.
A diretora-geral da Saúde apresentou hoje, em Alpiarça, o plano de contingência para o verão, o qual junta várias entidades em campanhas para a prevenção de situações que aumentam o risco de doenças ou de acidentes nesta época do ano.
O secretário de Estado Adjunto e da Saúde disse, em Alpiarça, que o Ministério da Saúde está disposto “a ir até onde for possível” nas negociações com os sindicatos dos médicos, retomadas hoje.
A coordenadora do BE e o primeiro-ministro travaram hoje um debate tenso sobre o Serviço Nacional de Saúde (SNS), acusando-se mutuamente de tentativa de reescrever a recente evolução deste setor.
O bastonário dos farmacêuticos disse hoje compreender “totalmente” os pedidos de escusa de responsabilidades feitos por estes profissionais em dois hospitais do Norte e teme que a situação se repita em outras instituições do país, pedindo uma “rápida intervenção”.
A diretora-geral da Saúde disse hoje, em Alpiarça, que Portugal vai receber até ao final do mês as 2.700 vacinas disponibilizadas pela União Europeia para pessoas que tiveram contacto com doentes infetados com o vírus Monkeypox.
O Centro de Oncologia dos Açores (COA) ultrapassou, no primeiro trimestre de 2022, o número de rastreios realizados em igual período de 2019, anterior à pandemia de covid-19, revelou hoje o presidente do Governo Regional.
O concelho da Maia vai ter três novas unidades de saúde, um investimento de cerca de nove milhões de euros que pretende “aumentar a capacidade e qualidade de resposta” à população, representando “uma aposta” numa “política de prevenção”.
As Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) aplicaram no ano passado 883 medidas cautelares, quando está em causa a proteção célere e urgente da criança, indica o relatório anual hoje divulgado.
O primeiro-ministro recusou hoje que tenha sido o Governo a romper as parcerias público-privadas (PPP) da saúde, contrapondo que foram os privados que optaram pela não renovação dos contratos nas condições antes assinaladas pelo Tribunal de Contas.
O Programa de Apoio ao Luto da Câmara de Oleiros já abrangeu 500 pessoas, em sete anos, e está atualmente a acompanhar 120 utentes, anunciou aquela autarquia do distrito de Castelo Branco.
O projeto da Universidade do Minho que desenvolve um candidato a medicamento contra o cancro mais letal do sistema urológico venceu o Prémio Inovação Bluepharma/Universidade de Coimbra, foi hoje anunciado.
A coordenadora bloquista afirmou hoje que as divergências com o PS sobre saúde “nunca foram um problema de intransigência” do BE, mas da “rutura iminente do SNS”, tendo o primeiro-ministro recusado o “tremendismo” e “soluções mágicas” do Bloco.
O primeiro-ministro, António Costa, assegurou hoje, em resposta ao PAN, que a criação de carreira de técnico auxiliar de saúde “está prevista” no Orçamento do Estado para 2022, recentemente aprovado.
O primeiro-ministro revelou hoje que o Estatuto do Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai ser aprovado em Conselho de Ministros no início de julho, confrontado com críticas do PCP sobre o atual estado do setor.