O PS acusou hoje o PSD de obstaculizar uma audição da ministra da Saúde, considerando que está a “sonegar” a capacidade de escrutínio da Assembleia da República e a pôr em jogo a qualidade da democracia parlamentar.
O futuro sistema de gestão do acesso a consultas e cirurgias vai impossibilitar os médicos de escolherem as cirurgias adicionais que pretendem realizar, eliminando uma das fragilidades do atual SIGIC, anunciou hoje o diretor executivo do SNS.
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) pretende descentralizar o serviço do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) para aumentar o recrutamento de profissionais, que poderão ficar mais próximo da residência, disse hoje o presidente.
O diretor executivo do SNS afirmou hoje ser “perfeitamente possível” que um médico “que trabalhe muito” ganhe 400 mil euros num ano por realizar cirurgias adicionais nos hospitais públicos para reduzir as listas de espera.
A Câmara da Póvoa de Varzim, do distrito do Porto, lançou hoje o concurso público da empreitada para o novo Centro Ocupacional de Argivai, no valor de 669 mil euros, com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O BE/Açores questionou hoje o Governo Regional sobre o acesso à consulta de infertilidade no Serviço Regional de Saúde e ao procedimento de procriação medicamente assistida, após denúncias de “ausência de resposta” no hospital da ilha Terceira.
O segundo debate do estado da Nação protagonizado por Luís Montenegro deverá ficar marcado na quinta-feira pelas matérias da saúde e da imigração e pela forma como o Governo PSD/CDS-PP tem negociado a aprovação de leis no parlamento.
A Câmara de Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, está a recolher assinaturas da população para um abaixo-assinado a reivindicar ao Governo a criação de um Serviço de Urgência Básica (SUB) na cidade, foi hoje anunciado.
O secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, enviou hoje ao primeiro-ministro uma proposta de criação de uma unidade de coordenação para emergências hospitalares, para resolver um problema numa área em que acusa o Governo de ter falhado.
As autoridades de saúde moçambicanas confirmaram mais um caso positivo de mpox nas últimas 24 horas, elevando o total para quatro, todos na província de Niassa, norte de país, além de 20 suspeitos.
Aumentar em 30% a presença de árvores nas cidades poderia evitar mais de 2.600 mortes por ano na Europa, indica um relatório da Universidade de Navarra, em Pamplona, Espanha, divulgado hoje em Portugal.
Dezenas de médicos que aderiram ao regime de dedicação plena não estão a receber os incentivos financeiros previstos, alguns há mais de um ano, casos que a Federação Nacional dos Médicos (FNAM) admite levar a tribunal.
Uma doente oncológica teve de interromper nos últimos dias um tratamento hormonal por não lhe ter sido disponibilizado o medicamento pela Unidade Local de Saúde São José, em Lisboa, que admite ter um `stock´ limitado neste momento.
Um pão funcional com compostos que beneficiam a saúde digestiva está a ser desenvolvido por um consórcio liderado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).
O bastonário da Ordem dos Médicos de Moçambique (OrMM)contestou hoje o fim do subsídio aos estudantes estagiários de medicina, justificando que o sistema tira proveito das habilidades dos “médicos especiais”, que ajudam a descongestionar os hospitais.
O ministro da Saúde cabo-verdiano disse hoje que 30 casos de malária registados desde janeiro foram “rapidamente identificados" para travar a proliferação e tentar manter, até final do ano, a certificação de país livre da doença.
A Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação pediu hoje ao Governo a revogação imediata da portaria que regula a criação de um projeto-piloto nos cuidados continuados integrados, alegando que existe risco de desarticulação das equipas.
Cerca de 4,3 milhões de pessoas vão precisar de assistência humanitária urgente e proteção este ano em Moçambique, indica o Grupo de Segurança Alimentar das Nações Unidas, que alerta para o défice no financiamento.
Um total de 847 óbitos fetais e neonatais ocorreram em Portugal continental em 2023 e 2024, representando 0,52% dos nascimentos, com a Grande Lisboa a registar 0,70%, a percentagem mais alta entre as regiões do país.
Cerca de um terço dos jovens europeus não querem ter filhos, apontando a insegurança económica e as prioridades pessoais como causas, e 70% defendem que o acesso à preservação da fertilidade daria maior liberdade de escolha.
As autoridades de saúde da cidade chinesa de Foshan, no sudeste do país, alertaram hoje para um surto local de febre chikungunya, associado a um caso importado, com 478 infeções confirmadas até segunda-feira.
A Unidade Móvel de Saúde de Valença voltou ao terreno após um interregno prolongado iniciado durante a pandemia de covid-19, para “reforçar a rede de cuidados primários”, revelou hoje o município.
O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) alertou hoje que as urgências do novo Hospital de Sintra estão a funcionar “à custa” das equipas do Amadora-Sintra por não terem sido recrutados clínicos para a unidade inaugurada recentemente.
As pessoas que pretendem uma primeira consulta hospitalar em Lisboa para a prevenção do VIH têm de esperar mais de um ano, quando deveriam ter acesso em 30 dias, alertou hoje o Grupo de Ativistas em Tratamento (GAT).