A República Democrática do Congo (RDCongo) confirmou hoje um novo caso de Ébola na cidade de Beni (nordeste), uma das áreas mais atingidas por ataques de grupos rebeldes que operam naquela região, anunciaram as autoridades sanitárias.
O epidemiologista chefe dos Estados Unidos e rosto da resposta à pandemia covid-19, Anthony Fauci, anunciou hoje que vai deixar o cargo, pretendendo aproveitar o que aprendeu e contribuir para o avanço da ciência e da saúde pública.
Espanha vai administrar a vacina da Monkeypox usando a técnica que permite multiplicar por cinco vezes as doses atuais, anunciaram hoje as autoridades de saúde pública espanholas.
Os enfermeiros do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) realizam uma greve na terça-feira, aos turnos da manhã e da tarde, para reivindicar o desbloqueamento da avaliação para progressão nas carreiras e contestar o agravamento das condições de trabalho.
O Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra lançou hoje o Programa ReADAPTAR, um banco de próteses auditivas que “pretende ser uma resposta social inovadora específica e facilitadora da vida diária do doente oncológico com perda auditiva, assim como das suas famílias ou cuidadores”, anunciou a administração.
As reservas de sangue para os tipos A+ e O+ só chegam para quatro dias e as dádivas estão “neste momento abaixo do desejável”, adiantou hoje a federação de dadores, que apela às dádivas.
As baixas por doença aumentaram 17,8% em julho face ao período homólogo, mas caíram 19,7% comparando com junho, para 261.576, segundo as estatísticas mensais divulgadas pela Segurança Social.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou hoje que as autoridades sanitárias da República Democrática do Congo (RDCongo) estão a investigar um provável novo surto de Ébola na província do Kivu do Norte, no nordeste do país.
O “grande plano” de revitalização do Parque Natural da Serra da Estrela avança “a partir de setembro”, destacou o presidente da Câmara Municipal de Manteigas no final de uma reunião entre o Governo e autarcas da região afetada pelo incêndio.
Pelo menos 972 crianças foram mortas ou feridas na Ucrânia em seis meses de guerra, assinalou hoje a UNICEF, alertando ainda que as que fogem do conflito correm riscos de separação familiar, violência, abusos, exploração sexual e tráfico.
A interdição que desde quinta-feira impedia a ida a banhos nas praias do concelho de Espinho, distrito de Aveiro, foi hoje levantada após resultados normais nas análises à água, anunciou a Câmara Municipal.
O Governo vai decretar o estado de calamidade para responder às necessidades do território da área ardida da serra da Estrela, anunciou hoje a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva.
PSD questionou hoje o Governo sobre as razões dos atrasos no fornecimento de próteses e de outros dispositivos médicos aos deficientes das Forças Armadas (FA).
Portugal já atribuiu mais de 50 mil proteções temporárias a pessoas que fugiram da guerra na Ucrânia, das quais 27% abrangeram menores de idade, revelou hoje o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).
A Autoridade de Saúde Pública do Algarve determinou “a extinção imediata” dos focos de material em combustão na central de resíduos da empresa Inertegarve, em Vale da Venda (Loulé), cuja lixeira foi afetada por um incêndio em julho.
Uma região cerebral com potencial de alteração precoce por Alzheimer, implicada na perda de memória, foi identificada por uma equipa multidisciplinar de cientistas da Universidade de Coimbra (UC).
O Governo nomeou uma nova administração para o Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, no distrito de Setúbal, que será presidida pela farmacêutica Maria Teresa Luciano.
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 334 quilos de moluscos bivalves vivos e pescado no âmbito da operação de fiscalização “Mercados Municipais”, que decorreu nas últimas semanas de norte a sul do país.
Mais de 100 concelhos dos distritos de Bragança, Vila Real, Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Leiria, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro apresentam hoje perigo máximo de incêndio, indicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Dez distritos de Portugal continental e a ilha da Madeira estão hoje e na terça-feira sob aviso amarelo devido à previsão de tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Duas pessoas com patologia grave esperaram cerca de uma hora por uma ambulância após contactarem o INEM, denunciou hoje o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar, segundo o qual os atrasos no socorro mantêm-se e são às centenas.
As três organizações luso-venezuelanas que foram beneficiadas com quase 80 mil euros em apoios financeiros de Portugal, estão “gratas” pelo “apoio fundamental”, mas precisam de mais ajuda para responder às crescentes carências da comunidade.
Os técnicos de emergência médica questionaram hoje “qual a mais valia” de haver especialistas de urgência no hospital, quando quem “faz rua” dispõe “de um nível de formação básico”, pedindo atenção aos “reais problemas” do atual modelo de socorro.
A interdição a banhos foi levantada hoje, a partir das 14:30, na praia da Zambujeira do Mar, no concelho de Odemira (Beja), revelou o comandante da Capitania do Porto de Sines, Rui Filipe.