Não é um homem reservado. Rui Santos Ivo é muito reservado. Ainda assim, o atual presidente do INFARMED aceitou o desafio e passou no Raio X do Canal S+.
Os médicos perderam 18% do poder de compra entre 2011 e 2022 e uma redução dos ganhos médios que “contribui para a deterioração da atratividade do Serviço Nacional de Saúde” (SNS), indica um relatório hoje divulgado.
Cerca de um em cada quatro médicos tem mais de 65 anos, um envelhecimento da classe que resultará numa vaga de cerca de 5.000 aposentações até 2030, alerta um relatório sobre recursos humanos da saúde hoje divulgado.
O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, reconheceu hoje que há um défice de pedopsiquiatras no Serviço Nacional de Saúde (SNS) em relação às necessidades, estimando que seriam necessários cerca de 200 especialistas e existem 132.
O ministro da Saúde confirmou hoje o encerramento à noite da urgência pediátrica do hospital de Loures e anunciou que o plano para o funcionamento das urgências de pediatria na Área Metropolitana de Lisboa será anunciado na próxima semana.
O bastonário da Ordem dos Farmacêuticos lamentou hoje a decisão do Tribunal Constitucional (TC) sobre a chamada lei das ordens, considerando que o facto de ela não ser inconstitucional não faz dela uma boa lei.
Os utentes triados com a pulseira azul ou verde na urgência do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) podem ter consulta no centro de saúde no prazo máximo de 24 horas, ao abrigo de um protocolo de articulação, foi hoje anunciado.
Um novo laboratório da Universidade de São José (USJ) em Macau vai investigar a potencial utilização de neurociências aplicadas para ajudar doentes que sofrem de covid-19 prolongada no Brasil, disse hoje um académico à Lusa.
A Universidade de São José (USJ), em Macau, assinou um acordo para a criação de um laboratório conjunto de neurociências aplicadas na Universidade Católica do Porto, em Portugal, disse hoje à Lusa um investigador.
A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) divulgou hoje que vai promover o rastreio da doença de Fabry, uma doença rara que se não for tratada a tempo pode evoluir para lesões irreversíveis em diferentes órgãos.
Investigadores defendem um maior investimento nos ensaios clínicos da iniciativa do investigador, salientando que em Portugal representam cerca de 7% do total dos estudos realizados, um valor “muito inferior” comparativamente a outros países europeus (entre 18% a 45%).
A região chinesa de Hong Kong anunciou hoje o fim do uso obrigatório de máscara, a partir de 01 de março, levantando uma das últimas restrições impostas desde o início da pandemia de covid-19.
Mais de dois anos após os primeiros casos de covid-19, que causaram 1,1 milhões de mortes só na UE até outubro de 2022, mantêm-se mistérios sobre o vírus, nomeadamente se começou num animal ou num laboratório.
O bastonário da Ordem dos Médicos (OM) defendeu que o Conselho Nacional das Ordens Profissionais (CNOP) deve encontrar “outras alternativas” para contestar a nova lei das ordens profissionais, que o Tribunal Constitucional declarou hoje constitucional.
O Governo da Madeira e o Comando Regional da Polícia de Segurança Pública formalizaram hoje um acordo para assistência psicológica aos agentes através do Serviço de Saúde da Região Autónoma (Sesaram), no âmbito da prevenção de crises e doenças mentais.
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) refutou hoje as declarações do ministro do Saúde sobre o fecho da urgência pediátrica do Hospital Beatriz Ângelo, reafirmando que estará encerrada à noite e aos fins de semana a partir de quarta-feira.
A Câmara de Tondela está disposta a usar receitas próprias para a requalificação do edifício do centro de saúde da cidade, para que seja possível arrancar o mais rapidamente possível com a obra, que há muito é reclamada.
A Associação Vegetariana Portuguesa (AVP) contestou hoje a análise da Deco Proteste, que considerou a dieta vegana como a mais cara entre os regimes alimentares em Portugal, afirmando ser, afinal, a mais barata.
O BE/Açores alertou hoje para as condições "perfeitamente indignas" de funcionamento do centro de saúde das Lajes do Pico, numa antiga escola, criticando a "incompetência" do Governo por "não" agir e resolver o problema.
O PSD quer saber qual é o fundamento do Ministério da Saúde para o encerramento da unidade de cuidados paliativos de Vila Pouca de Aguiar, e afirmou que a anterior ministra garantiu que o serviço se “iria manter”.
A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) alertou hoje que a organização das urgências metropolitanas vai implicar o encerramento noturno das urgências pediátricas dos hospitais de Loures e do Barreiro, "colocando em risco os cuidados de proximidade”.
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) afirmou hoje que o Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto está a pagar as horas-extra em “valores muito inferiores ao que deveria” e a recusar o direito a descanso compensatório.
O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, disse hoje que os cinco centros de saúde e as “cerca de 30 extensões” do litoral alentejano vão ser requalificados, graças a financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Os serviços de urgência de Abrantes, Tomar e Torres Novas, do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), estão a disponibilizar vagas de atendimento nos centros de saúde aos doentes menos graves para aliviar pressão no serviço, foi hoje anunciado.