A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou hoje a administração de uma segunda dose de reforço da vacina contra a covid-19 para os grupos mais vulneráveis a doença grave, devido à redução da imunidade contra a variante Ómicron.
O Centro de Simulação Clínica da Madeira (CSCM) já realizou cerca de 580 cursos, envolvendo mais de 8.000 formandos e 4.000 horas de formação, desde que foi criado, em 2012, indicou hoje a Secretaria Regional da Saúde.
A Associação Palombar escolheu o miradouro do Carrascalinho, no concelho de Freixo de Espada à Cinta, para, na quarta-feira, devolver à natureza um grifo e um milhafre-real, após terem sido recuperados, foi hoje divulgado.
O diretor do centro africano de controlo de doenças aplaudiu hoje a decisão da Organização Mundial de Saúde (OMS) de renomear as variantes do vírus da varíola dos macacos para remover referências a regiões de África e evitar a estigmatização.
O Estrela Geopark Mundial da UNESCO anunciou hoje o lançamento do cartão “Reflorestar”, com o objetivo “único” de gerar receitas para apoiar e promover ações de reflorestação, estabilização dos solos e restauro de ecossistemas da serra.
Mais de duas dezenas de praias já estiveram interditas ou tiveram banho desaconselhado ou proibido nesta época balnear, devido a problemas na qualidade da água, segundo um balanço divulgado pela associação ambientalista Zero.
O Infarmed ordenou a suspensão imediata de comercialização e retirada do mercado nacional de alguns lotes de cosméticos da marca A Nova Saboaria, por conterem um ingrediente proibido neste tipo de produtos.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) estendeu o aviso amarelo por causa do calor a 13 distritos, pelo menos até ao final do dia de sábado.
Mais de 6.500 enfermeiros pediram escusa de responsabilidade principalmente por falta de profissionais para garantir a segurança dos cuidados prestados, sendo a maioria trabalhadores dos hospitais de Leiria e das Caldas da Rainha, segundo a Ordem dos Enfermeiros (OE).
A Organização Mundial da Saúde (OMS) indicou que estudos decorrem para determinar se mutações genéticas no vírus Monkeypox estão na origem da propagação rápida da infeção, considerada desde 23 de julho uma emergência de saúde pública internacional.
O matemático Carlos Antunes defendeu hoje que é preciso ter “alguma cautela” na análise comparativa do excesso de mortalidade de Portugal com outros países, sublinhando que há vários fatores a ter em conta como a distribuição demográfica.
Os 10 centros de vacinação contra a covid-19 da área do Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria vão aumentar para 14 e os horários vão ser reconfigurados em setembro, informou hoje a Administração Regional de Saúde.
O número de contágios pelo vírus Monkeypox em todo o mundo aumentou 20% na última semana, em que foram contabilizados 7.500 novos casos, anunciou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Cerca de 17% da população europeia está em grande risco de escassez de água até 2050, o que poderá afetar 13% do PIB da Europa, indica uma análise hoje divulgada pela organização “World Wide Fund for Nature”.
O secretário da Saúde do governo açoriano reiterou hoje que mais de 95% da população de São Miguel vai ter médico de família nos próximos meses e destacou o investimento de 2,3 milhões no hospital de Ponta Delgada.
O Instituto da Administração da Saúde (IASAUDE) da Madeira registou 4.614 atendimentos fora do Funchal no primeiro semestre deste, ano no âmbito da política de descentralização de reembolsos, anunciou hoje o Governo Regional.
O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Médio Tejo contratou cinco médicos de família, situação que os utentes da saúde dizem ser “insuficiente e preocupante”, tendo lembrado as 12 vagas a concurso e um défice atual de 28 médicos.
A Madeira limpou mais de 1.600 hectares de floresta nos últimos seis anos, indicou hoje o Governo Regional, salientado que o número de incêndios tem diminuído.
O Governo português vai contribuir com 5,08 milhões de euros para o acesso universal da população são-tomense a cuidados de saúde de qualidade, ao abrigo do programa “Saúde para Todos”, agora prolongado até 2025.
Seis organizações não-governamentais (ONG) que trabalham para a proteção das crianças alertaram hoje que 8 milhões de crianças correm perigo de morrer à fome em pelo menos 15 países, a maioria dos quais está em África.
A Direção-Geral da Saúde recomendou hoje a adoção de medidas de proteção adicionais contra o calor, como o aumento de ingestão de água, uma vez que as previsões apontam para um aumento gradual da temperatura nos próximos dias.
A Iniciativa Liberal questionou a ministra da Saúde sobre as alterações no Portal da Transparência do SNS, acusando o Governo de as ter feito “sem qualquer tipo de justificação” e de dificultar “o acesso a informação” de interesse público.
O ministro da Administração Interna disse hoje não excluir a hipótese de regresso à situação de alerta ou de contingência, tendo em conta as previsões meteorológicas para os próximos dias, que apontam para aumento das temperaturas.
Portugal voltou a registar em junho o maior excesso de mortalidade na União Europeia (UE), com uma taxa de 23,9%, quase quatro vezes mais alta do que a média comunitária, que é de 6,2%, revela hoje o Eurostat.