Portugal regista um aumento de infeções respiratórias, semelhante ao período antes da pandemia, com reflexo na pressão sobre os serviços de saúde, mas com impacto reduzido na mortalidade, disse hoje um investigador da Direção-Geral da Saúde.
O vice-presidente do Governo dos Açores, Artur Lima, afirmou hoje que os médicos “não podem usar o dinheiro como moeda de troca para dispensar” a prestação de cuidados, considerando que tal é uma “violação grosseira” da ética.
O investigador João Paulo Gomes afirmou hoje que “não há qualquer motivo para alarme” em relação às novas sublinhagens da variante Ómicron do coronavírus SARS-CoV-2, mas recomendou manutenção de “vigilância ativa”.
O coordenador do plano de vacinação contra a covid-19 anunciou hoje um aumento de 10% na capacidade vacinal para permitir vacinar as pessoas acima dos 50 anos antes do final do ano.
O epidemiologista Henrique Barros defendeu hoje que a resposta à pandemia de covid-19 deve dar prioridade às desigualdades, dando como exemplo as consequências nos lares, onde o risco de infeção nos idosos e trabalhadores sempre foi maior.
O Tribunal Central Administrativo Norte aumentou para 25.100,75 euros a indemnização a pagar pelo Hospital de Ovar, distrito de Aveiro, a um paciente que, durante cinco meses, teve dentro do seu corpo uma compressa ali deixada durante uma cirurgia.
Os investigadores Patrícia Costa Reis, da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, e Tiago Gil Oliveira, da Escola de Medicina da Universidade do Minho, são os vencedores das edições 2021 e 2022, respetivamente, da bolsa D. Manuel Mello.
O primeiro-ministro cambojano disse hoje aos líderes do Sudeste Asiático que, apesar das economias da região estarem a recuperar gradualmente da crise provocada pela covid-19, há ainda muito trabalho a fazer.
Especialistas e políticos voltam hoje a reunir-se no Infarmed, em Lisboa, para fazerem o ponto da situação da pandemia da covid-19, sem que sejam esperadas novas medidas de contenção.
O Congresso Nacional da Ordem dos Médicos (OM) realiza-se hoje, numa altura em que a saúde em Portugal atravessa “grandes desafios”, com o principal objetivo de construir um caminho para modernizar o sistema de saúde, segundo a OM.
A Direção-Geral da Saúde atualizou hoje a norma relativa à campanha de vacinação sazonal contra a covid-19, incluindo na população elegível as pessoas a partir dos 50 anos.
As crianças e jovens com sintomas ligeiros de infeção respiratória como tosse, dor de garganta ou nariz a pingar, podem ir à escola e só devem ficar em casa se tiverem febre.
As pessoas com sintomas de infeção respiratória devem usar máscara, manter o distanciamento dos outros e, se testarem positivo à covid-19, evitar o contacto com outras pessoas durante cinco dias de sintomas, segundo a Direção-Geral da Saúde.
O índice de transmissibilidade (Rt) do vírus que provoca a covid-19 aumentou para 0,97 em Portugal e a média diária de casos subiu para 820 infeções, anunciou hoje o Instituto Ricardo Jorge (INSA).
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) suspendeu hoje a laboração no refeitório do hospital de Évora (HESE), após detetar “irregularidades”, mas assegurou estar salvaguardado o fornecimento de refeições aos utentes da unidade.
O líder do Chega, André Ventura, afirmou hoje que este não é o momento para discutir alterações à Constituição em matéria sanitária e saudou os partidos que decidiram ir a jogo no âmbito da revisão constitucional.
A Câmara de Tábua aprovou hoje um aumento de 35% no contributo anual do Município disponibilizado ao Programa abem – Rede Solidária do Medicamento, passando de 100 para 135 euros por ano e por beneficiário.
Uma equipa de cientistas de Portugal e Israel "cartografou" a infeção do fígado por um dos parasitas da malária, um passo que pode ajudar a investigar como travar o desenvolvimento da doença antes do aparecimento de sintomas.
A presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS), Cristina Vaz de Almeida, disse hoje que metade da população portuguesa revela um baixo nível de literacia em saúde, embora a situação esteja a melhorar.
O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, afastou hoje a hipótese, “pelo menos no curto prazo”, de regressar ao estado de alerta e impor medidas de saúde pública para combater a covid-19.
O ministro da Saúde admitiu hoje a possibilidade de cooperativas de médicos de família em regiões do país mais carenciadas destes profissionais "por um período transitório".
O Governo aprovou hoje uma resolução que reconhece “a situação excecional e temporária do aumento na atividade operacional” do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
O Governo recusou hoje que esteja a condicionar os deputados sobre a forma como a questão da emergência sanitária deve constar no futuro processo de revisão constitucional, alegando que se tratou apenas de “partilha de informação”.
O Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI), no Porto, integra um projeto que visa encontrar "alternativas mais limpas" para mitigar a exposição à poluição do ar em ambientes interiores.