As urgências de obstetrícia do hospital do Barreiro não deverão ser encerradas, como apontava uma recomendação da Comissão de Acompanhamento da Resposta em Urgência de Ginecologia-Obstetrícia e Bloco de Partos, disse hoje o presidente da Câmara Municipal da Moita.
A Organização das Nações Unidas (ONU) pediu hoje um maior acesso a educação e saúde reprodutivas para meninas e mulheres, após um “crescimento sem precedentes” que levou a população mundial a atingir os oito mil milhões de pessoas.
O deputado José Pacheco, do Chega/Açores, defendeu uma parceria público-privada com o Hospital Internacional dos Açores (HIA), o único privado da região, para fazer face às listas de espera no Serviço Regional de Saúde.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou hoje o contacto imediato "pele com pele" entre os bebés prematuros e os seus cuidadores, referindo que esse contacto deve ocorrer “imediatamente após o nascimento”.
O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) decidiu que o tempo de trabalho médico prestado em regime de prevenção deve ser contabilizado a 100%, condenando o Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental a pagar uma compensação a um médico queixoso.
O líder da bancada do BE na Assembleia Legislativa dos Açores, António Lima, lamentou hoje que a Unidade de Saúde do Faial continue a debater-se com a falta de médicos de família para cobrir a população residente na ilha.
Cerca de 20 técnicos de diagnóstico e terapêutica concentraram-se hoje na entrada do Hospital de Loures para pedirem ao Governo negociações sobre a avaliação de desempenho e a integração dos profissionais deste hospital no acordo coletivo de trabalho.
Os Estados Unidos anunciaram hoje na COP27 um contributo global de 250 milhões de dólares (cerca de 240 milhões de euros) para financiar ações de apoio à adaptação climática em África, anunciou o Departamento de Estado.
A concelhia de Évora do PSD manifestou-se hoje preocupada com o que considera ser a “situação caótica” nas urgências do hospital da cidade, que atribui à “falta de médicos, enfermeiros e assistentes operacionais”.
Mais de 14 mil pessoas receberam o reforço vacinal sazonal contra a covid-19 nos Açores, e, apesar da menor adesão em comparação com outras fases, o Governo Regional garantiu hoje que o processo está a decorrer com normalidade.
Uma coluna com ajuda médica, a primeira desde o final de agosto, chegou hoje à capital do Tigray, província do norte de Etiópia, em resultado do acordo de paz do início de novembro, anunciou a Cruz Vermelha Internacional (CICV).
A concentração de espermatozóides nos homens reduziu-se para metade nas últimas cinco décadas e sobretudo desde o ano 2000 até agora, fenómeno que ocorreu de modo semelhante nos cinco continentes, indica um estudo internacional.
O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, alertou hoje que os fenómenos climáticos extremos tiveram “um profundo efeito” nas causas de doença e de morte dos portugueses e pediu urgência no combate às alterações climáticas.
A Associação para a Defesa do Consumidor apelou hoje ao reforço da rede de cuidados de saúde mental, com mais especialistas, lembrando que há casos de doentes “muito prioritários” que esperam quase três meses por uma consulta de psiquiatria.
O ministro da Saúde assegurou hoje que todos os medicamentos em falta nas farmácias têm substitutos e adiantou que está a trabalhar com as entidades envolvidas neste processo para criar alternativas que mitiguem o número e a frequência destas faltas.
O Centro Hospitalar do Oeste anunciou hoje que deu início às obras de requalificação da urgência básica do hospital de Peniche, no distrito de Leiria, sendo orçada em 141 mil euros.
As emissões de gases com efeito de estufa (GEE) pelo setor da economia da União Europeia (UE) atingiram, no segundo trimestre do ano, 905 milhões de toneladas, mais 3% do que no período homólogo, segundo o Eurostat.
A Junta de Mouçós e Lamares, em Vila Real, disponibiliza um carro para transportar os idosos ao médico ou à fisioterapia, reforçando o apoio aos mais velhos que também fazem ginástica, trabalhos manuais ou atividades musicais.
A Ordem dos Psicólogos (OP) alertou para os riscos de práticas terapêuticas sem validade científica, como as constelações familiares, alegando que não devem ser procuradas por quem necessita de uma resposta na área da saúde mental.
Peritos inquiridos num estudo sobre a doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) consideram que ainda existem “reformas importantes” a fazer para melhorar o acesso, diagnóstico, referenciação e tratamento destes doentes, entre as quais melhorar o acesso à espirometria.
Organizações de saúde uniram-se para lançar uma campanha que pretende alertar a população e os profissionais de saúde para os fatores de riscos da doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) e para a importância de não desvalorizar sintomas.
A peça “Bruscamente no Verão Passado”, de Tennessee Williams, com encenação de Carlos Pimenta e nova tradução da escritora Ana Luísa Amaral, estreia-se na quinta-feira no Teatro São João, Porto, trazendo a palco temas como lobotomia e homossexualidade.
Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) integram um projeto europeu, financiado em 8,3 milhões de euros, que visa mitigar o impacto das alterações climáticas junto de pessoas com rinite alérgica, foi hoje revelado.
Os cidadãos surdos têm disponível, a partir de hoje, um curso gratuito com informação rigorosa sobre saúde mental, que visa ajudar esta população a identificar sinais de alerta e a encontrar soluções, foi hoje anunciado.