As autoridades norte-coreanas ordenaram um confinamento de cinco dias a partir de hoje em Pyongyang, após o aumento das infeções de uma doença respiratória não especificada, divulgou hoje o meio de comunicação especializado NK News.
Quase três anos após o início da pandemia de covid-19, a Amnistia Internacional (AI) denunciou o abandono e a ausência de justiça depois da morte de cerca de 35.000 idosos em lares ou estruturas residenciais em Espanha.
A epidemia de cólera em curso desde março de 2022 no Malaui já matou mais de 1.000 pessoas, anunciou hoje o Ministério da Saúde, lamentando a falta de vacinas.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou hoje o diploma governamental que cria o Centro Hospitalar de Santo António, E.P.E., resultante da fusão do Centro Hospitalar do Porto e do Hospital de Magalhães Lemos.
O líder do PCP/Açores, Marco Varela, defendeu hoje um reforço dos apoios à fixação de médicos no arquipélago, como forma de combater o problema da falta de profissionais de saúde nas ilhas.
O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, admitiu hoje que as farmácias russas registam escassez de alguns medicamentos e que os preços destes bens aumentaram apesar de o país ter passado a produzir mais medicamentos próprios.
O Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal enviou uma carta ao ministro da Saúde a exigir a reabertura de negociações, numa altura em que, afirma, a vontade dos enfermeiros de avançar para a greve “supera até a dos sindicatos”.
O Presidente da República considerou hoje que o importante no caso do Hospital Militar de Belém é perceber o que motivou as obras, para criar um centro de apoio à covid-19, e a derrapagem nos custos.
Timor-Leste é um dos sete países referenciados esta semana pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para os riscos de contaminação com xarope para a tosse, de que resultaram, em três deles, 300 mortes.
A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) apresentou uma proposta à tutela para garantir os direitos de parentalidade aos médicos, sugerindo, por exemplo, a redução de horário em casos de gravidez e de assistência à família
A partir de um estudo das necessidades nutricionais de mulheres grávidas, cientistas da Universidade de Coimbra (UC) estão a conduzir uma investigação para entender os potenciais impactos da dieta pré-natal no Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O número de vítimas de tráfico humano diminuiu em 2020, pela primeira vez em 20 anos, revelou hoje a ONU, alertando, porém, que a situação real pode ter sido encoberta pelas restrições impostas no âmbito da pandemia de covid-19.
O ministro da Saúde anunciou hoje que serão constituídas em simultâneo uma equipa técnica, para conduzir o concurso de lançamento da obra do novo Hospital Central do Algarve, e uma comissão de acompanhamento do processo.
A Comissão Europeia (CE) está a trabalhar em advertências de saúde no vinho, semelhante às presentes nos maços de tabaco, destacando os riscos para o seu uso excessivo, referiu hoje um porta-voz do organismo.
O Chega/Açores considerou hoje “preocupante” a existência de 24.170 pessoas sem médico de família no arquipélago, citando dados transmitidos pelo Governo Regional, e defendeu que a saúde dos açorianos deve ser uma prioridade.
A cidade de Ponta Delgada, nos Açores, vai ter três desfibrilhadores automáticos externos que poderão ajudar quem tenha uma paragem cardiorespiratória, anunciou hoje o presidente do município.
A Associação Nacional de Cuidadores Informais vai alertar os deputados da Assembleia da República para os cuidadores que continuam sem reconhecimento e sem existir, com direito apenas ao subsídio de apoio e à espera da implementação de medidas aprovadas.
Um estudo internacional mostrou que as grávidas têm um risco maior de complicações quando infetadas pela variante Ómicron do SARS-CoV-2 e que a vacinação, sobretudo com as doses de reforço, é altamente eficaz na proteção.
O ministro João Gomes Cravinho assumiu hoje que em março 2020, quando tutelava a Defesa, ficou “claro” que o custo das obras no antigo Hospital Militar de Belém estava a derrapar, mas rejeitou categoricamente ter mentido ao parlamento português.
O Conselho Português para a Saúde e Ambiente (CPSA) defendeu hoje a criação de uma estratégia global para reduzir a pegada ecológica no setor da Saúde, com metas como atingir zero emissões de gases com efeito de estufa em 2035.
O ministro da Saúde, Manuel Pizarro afirmou hoje que o Governo tem “duas prioridades distintas” para o setor da Saúde no Algarve, nomeadamente a otimização dos recursos humanos e a criação de novas instalações para atrair e fixar profissionais.
O primeiro-ministro de Cabo Verde defendeu hoje a operacionalização “urgente” dos mecanismos e os instrumentos de financiamento assumidos para apoiar as ações de mitigação e de adaptação face às mudanças climáticas, que afetam particularmente as ilhas.
O objetivo de eliminar as gorduras trans industriais, usadas em muitos alimentos, está longe de ser alcançado e cinco mil milhões de consumidores ainda não estão protegidos destes produtos perigosos para a saúde.
O ministro da Saúde manifestou-se hoje confiante de que o diferendo com os enfermeiros sobre a requalificação das carreiras esteja resolvido a tempo de evitar a greve marcada para 07 de fevereiro.