Um centro de recuperação de feridos da guerra na Ucrânia vai abrir num antigo seminário na localidade de Aldeia Nova, concelho de Ourém (Santarém), disse hoje à agência Lusa fonte da associação Ukrainian Refugees UAPT.
A Venezuela deixou de exigir testes PCR à covid-19 a passageiros dos voos internacionais, mas a vacinação completa será obrigatória para entrada no país, anunciou hoje o Aeroporto Internacional Simón Bolívar de Maiquetía.
A recente reorganização de vários serviços de urgência implementada pela direção executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) não está a cumprir os direitos laborais dos médicos, alertou hoje a Federação Nacional dos Médicos (FNAM).
O número de mortes devido ao surto de cólera no Maláui subiu para 595 e há 17.824 infeções desde março, atrasando a abertura das escolas após as férias de Natal, afirmaram hoje as autoridades de saúde.
A Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) acolheu hoje sete novos médicos para integrarem os serviços hospitalares na região de Portalegre, foi anunciado.
O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, defendeu hoje que a região deve ser compensada pelos sobrecustos na saúde, criticando que o Estado não esteja a cumprir o que está consagrado na Constituição da República.
A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda recebeu hoje mais um grupo de 55 novos médicos internos, sendo 36 de formação geral e 19 de formação específica.
O bloco de partos do Hospital de Portimão retomou hoje de manhã o seu funcionamento normal, depois de ter estado encerrado desde as 21:00 da passada terça-feira, informou esta unidade de saúde do distrito de Faro.
A Câmara de Castro Verde, no distrito de Beja, aprovou uma proposta de regulamento para atrair e fixar médicos de família no concelho, com apoios como a atribuição de casa de função ou subsídio de moradia.
O número de mortos da explosão de sábado de um camião-cisterna numa cidade do norte da África do Sul aumentou de 27 para 34, disseram hoje as autoridades sanitárias da província de Gauteng, onde ocorreu o incidente.
Os eleitos do PS na Assembleia Municipal de Cantanhede manifestaram-se a favor da integração do hospital da cidade e do Centro de Medicina Física e Reabilitação, na Tocha, no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).
A direção executiva do Serviço Nacional de Saúde anunciou hoje uma reorganização das urgências de psiquiatria, mantendo a presença física noturna no Porto, Lisboa e Coimbra e aumentando as respostas diurnas em Guimarães, Viana do Castelo e Cascais.
O Plano Local de Saúde Maia/Valongo, que arranca em 2023 e se prolonga até 2025, vai dar “especial atenção” às demências, diabetes, obesidade e excesso de peso e acidentes vasculares cerebrais (AVC).
O Governo está a preparar medidas de controlo da covid-19 para passageiros provenientes da China, a implementar caso sejam necessárias, anunciou hoje o ministro da Saúde, recusando “alarmismos” face ao recente aumento de infeções na população chinesa.
O Ministério da Saúde de Israel anunciou hoje a imposição de testes de triagem à covid-19 para viajantes provenientes da China, onde se registou, nas últimas semanas, uma explosão do número de casos de infeção.
O IPO de Lisboa diz que está a analisar todas as situações dos enfermeiros que se queixam de terem sido excluídos da aplicação das novas regras de progressão na carreira para valorizar, nos limtes da lei, estes profissionais.
O secretário regional da Saúde dos Açores garantiu hoje que os médicos do hospital da ilha Terceira vão receber o mesmo valor pelas horas extraordinárias do que os colegas de Ponta Delgada, justificando o atraso verificado com “questões técnicas”.
A Indonésia decidiu levantar de imediato todas as restrições relacionadas com a pandemia de covid-19, quase três anos depois de ter sido confirmado o primeiro caso da doença no país, anunciou hoje o seu Presidente.
Portugal regista uma atividade de gripe crescente, adianta o relatório sobre os vírus respiratórios da Direção-Geral da Saúde (DGS), que recomenda a manutenção dos planos de contingência para responder ao aumento da procura dos serviços de saúde.
Mais de 65 enfermeiros do IPO de Lisboa acusam a instituição de os excluir das regras referentes à progressão da carreira aprovadas este ano, uma situação que a tutela está a analisar, garantindo que terão uma resposta na próxima semana.
O estado de saúde de Bento XVI mantém-se estável e hoje o Papa emérito assistiu a uma missa, mas a sua equipa médica considere que a sua situação é grave e irreversível.
Portugal anunciou hoje um apoio humanitário a Cabo Verde no valor de 580 mil euros para ajudar o arquipélago a mitigar os efeitos da pandemia de covid-19, a crise alimentar e a seca prolongada.
O Governo espanhol anunciou hoje o estabelecimento de “controlos nos aeroportos” para os viajantes com origem na China, para garantir que não são portadores do vírus que provoca a doença da covid-19.
A Linha SNS 24 atendeu este ano mais de nove milhões de chamadas, o maior número de atendimentos de sempre, e janeiro o mês com mais preenchido, com perto de 3,3 milhões, foi hoje anunciado.