O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC, na sigla em inglês) considerou hoje injustificada a despistagem obrigatória da covid-19 na União Europeia para os viajantes oriundos da China, onde as infeções aumentaram significativamente.
A pneumologista Sofia Ravara acusou hoje os políticos de falharem na implementação das medidas defendidas pelos portugueses sobre proibição de fumar em espaços públicos "por causa da interferência da indústria” do tabaco.
A União Europeia absteve-se hoje de seguir, para já, a decisão de Itália de exigir testes à covid-19 aos viajantes provenientes da China que chegam aos seus aeroportos, mas prometeu manter-se vigilante e pronta a agir em conjunto.
A primeira passagem de ano em ‘liberdade’ pós covid está a ser encarada com bastante otimismo pelos empresários de espaços de diversão noturna, numa altura em que o setor tenta recuperar dos prejuízos causados pela pandemia.
O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da China vai estudar o excesso de mortes e tornar estes números públicos, face à suspeita de que os dados oficiais sobre à covid-19 não refletem a magnitude da pandemia no país.
O BE/Açores questionou hoje o Governo Regional sobre o facto de os médicos do Hospital do Santo Espírito da Ilha Terceira (HSEIT) estarem a receber as horas extra pela tabela antiga, contrariamente aos colegas de Ponta Delgada.
A União Europeia está a avaliar o aumento dos casos de covid-19 na China, com altos responsáveis da saúde em conversações hoje para coordenar visões diferentes sobre como responder após o levantamento das restrições naquele país.
Macau vai limitar a partir de hoje a compra de medicação nas farmácias do território, que enfrenta o maior surto de covid-19 desde o início da pandemia, anunciou o Instituto para a Supervisão e Administração Farmacêutica (ISAF).
Especialistas em saúde alertaram que o aumento de casos de covid-19 na China, à medida que o país abandona as restrições, poderá ser um terreno fértil para o aparecimento de novas variantes.
A Comissão Europeia convocou uma reunião para discutir esta quinta-feira "possíveis medidas para uma abordagem coordenada” dos Estados-membros da União Europa (UE) à explosão de casos de covid-19 na China.
Os Estados Unidos vão exigir um teste à covid-19 para os viajantes oriundos da China, devido à explosão do número de casos neste país e à falta de informação comunicada por Pequim, divulgaram hoje as autoridades de saúde norte-americanas.
A Associação Nacional de Sargentos (ANS) considerou hoje que “falta resolver a questão estrutural do défice de efetivos” no Hospital das Forças Armadas e alertou para a possibilidade de "problemas sérios na gestão hospitalar" no futuro.
O Ministério da Saúde informou que Portugal irá manter as medidas de controlo da covid-19 atualmente em vigor, apesar do aumento do número de casos na China, e indicando que está a acompanhar a situação.
Representantes de utentes de saúde dos concelhos de Vila Franca de Xira, Alenquer, Azambuja e Benavente entregaram na residência oficial do primeiro-ministro, em Lisboa, postais de Natal para sensibilizar o Governo para a falta de médicos.
Pelo menos 21 crianças morreram no Reino Unido devido à bactéria estreptococo do grupo A, segundo os dados mais recentes e contabilizando duas mortes na Escócia confirmadas hoje pela Agência de Saúde Pública escocesa.
O Conselho do Governo Regional da Madeira (PSD/CDS-PP) aprovou hoje o regulamento do programa para o reembolso das despesas com a aquisição de suplementos na gravidez, indicou o executivo liderado pelo social-democrata Miguel Albuquerque.
O bloco de partos do Hospital de Portimão encerrou na terça-feira às 21:00 e só vai reabrir às 09:00 do dia 02 de janeiro de 2023 devido à ausência de pediatras, informou hoje o Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA).
Um novo Centro de Dados da Saúde, o segundo a nível nacional, vai ser instalado em Évora num projeto a rondar 2,5 milhões de euros, que pretende garantir redundância face à infraestrutura já existente no Porto.
A renovação e modernização do parque informático afeto aos cuidados de saúde primários vai arrancar no próximo ano, num investimento a rondar os 7,5 milhões de euros, beneficiando quase 30 mil profissionais de saúde, foi hoje revelado.
A Itália está a ponderar tornar obrigatório o teste à covid-19 para os viajantes oriundos da China, que enfrenta uma forte vaga de casos, anunciou hoje o Ministério da Saúde, enquanto a região da Lombardia já introduziu esta medida.
A Universidade de Coimbra (UC) participa num consórcio europeu que dispõe de 12 milhões de euros (ME) de fundos europeus para desenvolver uma estrutura de monitorização do solo, anunciou hoje a instituição de ensino superior.
Associações profissionais de Macau ouvidas pelas Lusa veem com bons olhos o cancelamento das restrições anti-covid no território e preparam-se para um “futuro mais brilhante”.
O Vaticano confirmou hoje o agravamento do estado de saúde do Papa emérito Bento XVI.
A Ordem dos Nutricionistas, que em outubro propôs ao parlamento a isenção do IVA em alimentos considerados de primeira necessidade, aplaudiu hoje a medida tomada por Espanha neste sentido e lamentou a “inação nacional”.