O diretor do Centro de Controlo de Doenças da China, Xu Wenbo, assegurou hoje que dados epidemiológicos em tempo real não mostram vestígios da variante Delta da covid-19 no país asiático.
Especialistas locais estimam que um total de 600 milhões de pessoas terá sido infetada com covid-19 na China, ao longo do último mês, depois de o país ter posto fim à política de ‘zero casos’.
A Bélgica vai impor a apresentação de um teste negativo à covid-19 aos viajantes oriundos da China, divulgou hoje o ministro da Saúde belga, na sequência da recomendação da União Europeia (UE) para que os Estados-membros adotem esta medida.
A União Europeia (UE) encorajou hoje “fortemente” os Estados-membros a imporem testes à covid-19 antes da partida de passageiros oriundos da China, medida que deve ser mal recebida por Pequim e que já foi criticada pelo setor da aviação.
O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNGE) arquivou o processo interno relacionado com os quatro médicos que o Ministério Público acusa agora de homicídio por negligência de um recém-nascido em setembro de 2019, foi hoje revelado.
O Presidente da República afirmou hoje que o parlamento, quando agora aprovou o diploma sobre a eutanásia, excluiu a exigência de doença fatal e adotou fórmulas diferentes daquelas que foram sujeitas a anterior apreciação pelo Tribunal Constitucional.
O Presidente da República invocou hoje a orientação do Tribunal Constitucional (TC) para não acolher no seu pedido de fiscalização preventiva da eutanásia a alegação de inconstitucionalidade colocada pelas assembleias regionais da Madeira e dos Açores.
Portugal terminou 2022 com um índice de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 próximo do limiar de 1,00 e com mais de 5,5 milhões de casos de infeção desde o início da pandemia, indicou hoje o Instituto Ricardo Jorge (INSA).
A Organização Mundial da Saúde (OMS) indicou hoje estar a avaliar o risco da nova subvariante XBB.1.5 do coronavírus da covid-19, que está a propagar-se rapidamente em vários países e pode ser mais transmissível.
A Comissão de Utentes do Centro Hospitalar do Oeste pediu hoje que o Governo mande inspecionar as empresas de contratação de profissionais de saúde para as três unidades da região.
O presidente do CDS-PP, Nuno Melo, saudou hoje a decisão do Presidente da República de enviar o decreto sobre a eutanásia para o Tribunal Constitucional e disse esperar que o diploma seja considerado inconstitucional.
A oposição lamentou hoje a “injustiça” que atinge os enfermeiros com contrato individual de trabalho, face aos colegas com contrato de funções públicas, mas o PS assegurou que já foi “reposto o equilíbrio” entre os vínculos laborais.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) defendeu hoje que as estatísticas da China sobre o número de casos de covid-19, que aumentaram significativamente, "sub-representam o impacto real" da doença nas hospitalizações e mortes.
Investigadores do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) estão a desenvolver uma aplicação para ajudar a diagnosticar e prever o desenvolvimento de asma em refugiados ucranianos que estiveram expostos ao conflito, foi hoje revelado.
O médico Diogo Ayres de Campos considerou hoje que o fecho rotativo das urgências de obstetrícia e ginecologia "não é uma solução civilizada para um país europeu”, porque quebra a ligação entre os hospitais e as grávidas.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) assegurou hoje que as subvariantes do coronavírus SARS-CoV-2 que dominam na China, onde explodiram os casos de covid-19, são conhecidas e já circulavam noutros países.
Mais de 20 milhões de euros vão ser investidos nos próximos dois anos em obras e equipamentos no hospital de Portalegre e centros de saúde da região, revelou hoje a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA).
O Ministério Público (MP) acusou quatro médicos de ginecologia/obstetrícia do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho do homicídio por negligência, na forma grosseira, de um recém-nascido, em 12 de setembro de 2019, foi hoje anunciado.
O médico Diogo Ayres de Campos revelou hoje que a mortalidade materna observada em Portugal em 2020 “não é tão grave como se pensava”, explicando que muitos dos óbitos notificados informaticamente não se deveram a complicações na gravidez.
Investigadores do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), no Porto, criaram uma solução que, com recurso a Inteligência Artificial, permite classificar crises de epilepsia em tempo "quase-real", foi hoje anunciado.
O bastonário da Ordem dos Médicos e dirigentes sindicais defenderam hoje que a primeira resposta para os problemas do Serviço Nacional de Saúde passa por melhorar as condições de trabalho e salários dos profissionais.
O diretor-geral da Organização Internacional para as Migrações (OIM) defendeu hoje ser urgente criar formas de manter a mobilidade humana quando houver uma nova pandemia, sublinhando que os confinamentos associados à covid-19 reforçaram as redes de tráfico humano.
O médico Diogo Ayres de Campos lamentou hoje que tenham saído para a comunicação social notícias pouco rigorosas sobre o relatório da comissão de acompanhamento de resposta em urgência de ginecologia e obstetrícia, que causaram “mal-estar” nas populações.
Os serviços do plano de saúde gratuito “Lisboa 65+”, para 130 mil lisboetas com mais de 65 anos, vão estar disponíveis a partir de 16 de janeiro, contando já com 500 idosos inscritos, revelou hoje o presidente da câmara.