O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNGE) aguarda o relatório final do perito indicado pela Ordem dos Médicos sobre o processo de inquérito aberto na sequência de uma morte perinatal em setembro de 2021, foi hoje revelado.
O regulamento municipal para atribuição excecional de incentivos à fixação de médicos de medicina geral e familiar nas unidades de saúde de Torres Novas entrou em vigor, após publicação em Diário da República, anunciou a autarquia.
O prazo para os cuidadores informais entregarem a documentação necessária à atribuição ou renovação do respetivo estatuto foi prolongado até dia 31 de março, segundo portaria hoje publicada em Diário da República.
Os administradores hospitalares defenderam hoje que a injeção extraordinária de capital feita no final do ano para os hospitais liquidarem dívidas devia concretizar-se no início do ano, através dos contratos-programa, para reforçar a sua capacidade negocial junto dos fornecedores.
Os incentivos pagos aos profissionais de saúde pela recuperação das consultas e cirurgias que ficaram prejudicadas pela pandemia da covid-19 foram prolongados até 30 de junho, anunciou hoje o Ministério da Saúde.
O Instituto Ricardo Jorge (INSA) detetou em Portugal “algumas dezenas de casos” da linhagem XBB do vírus que provoca a covid-19, mas apenas um foi classificado como sendo da sublinhagem XBB.1.5, associada a uma maior transmissibilidade.
A Áustria juntou-se hoje aos países que exigem a quem vem da China um teste negativo de covid-19 para entrar, anunciaram as autoridades de saúde, depois da União Europeia ter recomendado fortemente esta medida.
O secretário regional da Saúde dos Açores admitiu hoje “alguma demora” nas urgências do Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), mas disse não ter conhecimento de situações em que os cuidados de saúde tivessem sido colocados em causa.
A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) saudou hoje o investimento de 10 milhões de euros na requalificação de blocos de partos, mas considerou ser insuficiente porque as necessidades “são enormes” no Serviço Nacional de Saúde.
A comissária europeia da Saúde saudou hoje o acordo alcançado pelos Estados-membros sobre uma resposta coordenada à situação da covid-19 na China e exortou as autoridades chinesas a partilharem regularmente “dados fiáveis” sobre a situação epidemiológica.
Os enfermeiros do hospital de Évora cumpriram hoje duas horas de greve, entre as 10:30 e as 12:30, em protesto contra “a carência” de profissionais nos serviços de urgência e a “exaustão” dos que estão em funções.
O Hospital de Guimarães lançou hoje o OncoConsigo, um projeto “inovador” que visa a prestação de cuidados a doentes oncológicos no domicílio, promovendo a qualidade de vida do paciente e a “humanização” dos serviços prestados.
O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) da União Africana declarou hoje que o surto de Ébola no Uganda, que causou 56 mortes desde setembro, está agora "sob controlo".
O PCP pediu hoje a audição, com caráter de urgência, do ministro da Saúde, do diretor executivo do SNS e da Federação Nacional dos Médicos sobre a “reorganização dos serviços de urgência”, considerando que as soluções encontradas agravam problemas.
O investigador Miguel Castanho alertou hoje que “não deve haver hesitação” no controlo de passageiros provenientes da China, onde a recente onda de contágios com covid-19 aumenta o risco de surgimento de novas variantes do coronavírus SARS-CoV-2.
A Alemanha anunciou hoje que os viajantes provenientes da China terão de apresentar um teste negativo à covid-19 para entrar no país, como é já exigido por outros países preocupados com o recrudescimento de casos no território chinês.
Um total de 74 novos médicos internos iniciou esta semana a sua formação em hospitais e centros de saúde do Alentejo, a maioria no distrito de Évora, revelou hoje a respetiva Administração Regional de Saúde (ARSA).
O grupo parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) pediu hoje a audição do ministro da Saúde no parlamento, “com caráter de urgência”, para esclarecer eventuais encerramentos de maternidades e os “graves problemas” nas urgências.
Todos os estrangeiros podem entrar em Macau a partir de domingo, anunciaram hoje as autoridades locais, pondo fim a uma medida de prevenção e contenção da pandemia implementada há quase três anos.
Uma organização não-governamental angolana considerou que o “aumento” de novas infeções por VIH/Sida e de mortes relacionadas à doença no país justificam mais ações e disponibilidade de mais fundos e lamentou a “redução” de atividades comunitárias em 2022.
As autoridades suecas vão exigir que os viajantes provenientes da China apresentem um teste negativo de covid-19, anunciou hoje o Governo, na sequência de uma recomendação feita pela União Europeia (UE) aos Estados-membros.
A China pediu hoje à Organização Mundial da Saúde que adote uma postura "justa" em relação à covid-19, depois de a organização ter criticado a avaliação de Pequim sobre a epidemia.
O valor que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) paga pelos exames de diagnóstico pré-natal e dedicados à Procriação Medicamente Assistida (PMA) vai subir, uma medida que pretende incentivar à fixação de profissionais no SNS.
O Governo vai lançar uma linha de financiamento de 10 milhões de euros para requalificação de blocos de partos, obras a executar este ano mediante candidatura das unidades hospitalares, avançou hoje o diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde.