O plano para melhorar o acesso aos cuidados de saúde primários na região de Lisboa e Vale do Tejo vai ser apresentado nas próximas semanas e permitirá protocolos com o setor social e privado, segundo o ministro da Saúde.
O próximo concurso para médicos especialistas seguirá o modelo institucional, em que cada instituição contrata os médicos de que precisa, anunciou o ministro da Saúde, sublinhando que este modelo se revelou “mais capaz de atrair e fixar profissionais”.
A Comissão de Saúde vai chamar ao parlamento o ministro da Saúde e o diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para os ouvir sobre o fecho de maternidades e a reorganização dos serviços de urgência.
O Hospital Distrital de Santarém (HDS) instalou, no final de dezembro e início deste mês, 70 novas camas articuladas elétricas no Serviço de Medicina Interna, num investimento de cerca de 108.000 euros.
A Câmara de Torres Novas (Santarém) assinou hoje o protocolo de cedência do antigo edifício da Caixa Geral de Depósitos (CGD) à Medical Knowledge Academy (MKA) para criação de um Centro de Estudos e Observação em Saúde.
O Governo do Uganda e a Organização Mundial da Saúde (OMS) declararam formalmente hoje o fim do surto de Ébola detetado há menos de quatro meses, com um total de 164 casos registados e 55 vítimas mortais, segundo dados oficiais.
O Sindicato dos Enfermeiros (SE) denunciou hoje que mais de 2.000 enfermeiros promovidos por concurso a especialistas, entre 2005 e 2010, estão a ser ultrapassados na progressão profissional por colegas que entraram mais tarde devido a alterações legislativas.
A imprensa estatal chinesa considerou hoje “razoável” a suspensão da emissão de certos vistos para sul-coreanos e japoneses, em retaliação contra as medidas de controlo adotadas por aqueles países para viajantes oriundos da China.
O ministro da Saúde explicou ontem que o reduzido número de vagas (34) hospitalares abertas para recém-especialistas se deve ao diploma legal em vigor que permite aos hospitais contratar médicos para o serviço de urgência.
O Banco Mundial disse ontem que em 2022 houve mais 21 milhões de pessoas na África subsaariana em insegurança alimentar aguda, ultrapassando os 140 milhões, avisando que a situação pode piorar se a dívida pública não for controlada.
A Direção Regional da Saúde (DRS) da Madeira está a promover uma campanha de sensibilização para a adoção de estilos de vida saudáveis, através de publicações nas redes sociais e mensagens em ‘outdoors’, foi hoje anunciado.
A Assembleia da República aprovou ontem a audição da ministra da Defesa e do chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, almirante Silva Ribeiro, sobre a falta de recursos humanos no Hospital das Forças Armadas (HFAR).
O BE/Açores questionou ontem o Governo dos Açores sobre “situações” em que o Serviço de Atendimento Permanente do Centro de Saúde de São Roque do Pico foi encerrado sem “qualquer aviso prévio” à população.
As vacinas adaptadas à variante Ómicron do vírus SARS-CoV-2 reduzem em 81% as hospitalizações por covid-19 nas pessoas com mais de 65 anos, de acordo com um estudo realizado em Israel e hoje divulgado.
A China suspendeu a emissão de vistos de curta duração para japoneses, numa aparente resposta às restrições sanitárias aplicadas por Tóquio aos viajantes chineses, por causa do recrudescimento de casos de covid-19 no território chinês, foi hoje divulgado.
O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, disse hoje ter ficado “completamente surpreendido” com o reduzido número de vagas hospitalares abertas para os recém-especialistas, defendendo que o ministro da Saúde tem de explicar o que aconteceu.
A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) considerou hoje o concurso aberto pelo Governo para a contratação de especialistas “extremamente desequilibrado” por prever, num total de 254 vagas, apenas 34 lugares para os hospitais públicos.
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) criticou hoje que apenas tenham sido abertas 34 vagas hospitalares para médicos recém-especialistas, num universo de 245, e exigiu à tutela que publique “um mapa de vagas correto que fortaleça o SNS”.
A ministra-adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, defendeu hoje na Lousã que devem ser reforçadas as medidas de combate à violência doméstica face aos “números impressionantes” destes crimes em Portugal.
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e as seis Juntas de Freguesia do concelho pediram na segunda-feira uma audiência urgente ao ministro da Saúde e ao diretor-executivo do SNS devido à falta de médicos de família.
O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, garantiu hoje que tem um “enorme respeito” pelos autarcas e que pretende receber “o mais rapidamente possível” a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT).
O Instituto Português do Sangue reforçou hoje o apelo à dádiva, lembrando que os meses de janeiro e fevereiro “são os mais críticos” e que uma dádiva de sangue pode salvar a vida a três pessoas.
Mais de 3.300 enfermeiros saíram de Portugal desde o início da pandemia em 2020, sendo a Suíça o principal país de destino para trabalhar, segundo dados da Ordem dos Enfermeiros, que apontam para uma subida da emigração em 2022.
Mais de 13.000 portugueses registaram o seu testamento vital em 2022, duplicando o número de registos do ano anterior, segundo os dados dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).