O Hospital Fernando Fonseca (HFF) anunciou que as averiguações sobre os casos denunciados de alegada má prática clínica serão levadas "até às últimas consequências" e garante que, se houve erro, ele "não será ignorado".
No ano passado morreram em Portugal 124.755 pessoas, menos 430 do que no ano anterior, e mais de um em cada cinco óbitos deveram-se à covid-19, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Os episódios de urgência hospitalar diminuíram 11,4% na primeira semana do ano, comparando com a semana anterior, enquanto as consultas médicas nos cuidados de saúde primários aumentaram 45,6%, segundo dados divulgados pela Direção-Geral da Saúde.
O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto reforçou hoje o apelo à dádiva de sangue dos jovens e à necessidade de angariar dadores de plaquetas, procedimento que pode permitir transfundir um adulto ou até duas ou três crianças.
A construção do novo Centro de Saúde da Fernão de Magalhães, em Coimbra, sofreu um aumento de custos de 550 mil euros e uma derrapagem de nove meses na obra, face à conjuntura, afirmou hoje a Administração Regional de Saúde.
Mais de 20 doentes operados no Hospital Fernando Fonseca “morreram ou ficaram mutilados”, alegadamente por má prática da equipa cirúrgica, segundo uma denúncia feita por dois cirurgiões da unidade e que está a ser investigada, noticia hoje o Expresso.
O pico da incidência de casos de covid-19 na China deverá continuar “até fevereiro ou março”, previu o ex-chefe de epidemiologistas do Centro de Controlo de Doenças do país asiático, Zeng Guang, citado hoje pela imprensa local.
Os casos de gripe e infeções respiratórias diminuíram na primeira semana de 2023, continuando a ser mais predominante em Portugal a do tipo A (gripe A), indicou hoje o INSA.
O Conselho de Ministros aprovou o decreto-lei que cria o Centro Hospitalar Universitário de Santo António, por fusão do Centro Hospitalar Universitário do Porto e do Hospital de Magalhães Lemos, anunciou o Governo.
A Ordem dos Enfermeiros (OE) alertou o Governo para a degradação das viaturas médicas de emergência e reanimação (VMER) do INEM, alegando que está em causa a segurança das equipas e o socorro à população.
O grupo parlamentar do PSD questionou o ministro da Saúde sobre o encerramento da consulta aberta no Hospital Arcebispo João Crisóstomo (HAJC), em Cantanhede, no distrito de Coimbra, e pretende saber quando será reaberto o serviço.
O secretário regional da Saúde dos Açores disse hoje que os incentivos à fixação de enfermeiros na região deverão ser implementados até março, mas os sindicatos insistem que os apoios devem ser estendidos aos profissionais já fixados.
O secretário regional da Saúde dos Açores disse hoje que a regularização das carreiras dos enfermeiros na região ficará resolvida no “primeiro trimestre do ano”, justificando o atraso com questões legais.
Agências das Nações Unidas apelaram hoje a uma ação urgente para proteger as crianças mais vulneráveis que vivem nos 15 países mais duramente atingidos por uma crise alimentar e nutricional sem precedentes.
Cinco minutos a andar a cada meia hora é o exercício ideal para compensar alguns dos efeitos mais prejudiciais de permanecer sentado por longos períodos, indica um estudo realizado por fisiologistas do exercício da Universidade de Columbia, Estados Unidos.
Portugal registou, entre 28 de novembro e 18 de dezembro, mais 1.146 óbitos do que nas mesmas três semanas de 2021, segundo dados provisórios do INSA, que relaciona o período analisado com o aumento da atividade gripal.
O consumo de café está associado a menor gravidade da doença de fígado gordo não alcoólico em pessoas com diabetes tipo 2, revelou um estudo da Universidade de Coimbra (UC) hoje divulgado.
Os Serviços de Saúde de Macau anunciaram esta noite que, a partir de hoje, mães e recém-nascidos já não permanecem separados durante o internamento no hospital público, pondo fim a uma polémica medida que impedia a amamentação direta.
A Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte) garantiu hoje que os constrangimentos ocorridos, desde as 08:00 da manhã, nos centros de saúde da região devido a um problema técnico “foram ultrapassados” com a substituição de um servidor.
O PCP de Ovar manifestou-se hoje contra a futura unidade local de saúde (ULS) a que ficarão afetos os utentes do concelho, porque, seja em Aveiro ou Santa Maria da Feira, o seu modelo empresarial “não resolve nenhum problema”.
O índice de transmissibilidade (Rt) do coronavírus que provoca a covid-19 baixou para 0,95 em Portugal, com uma média de 343 casos diários de infeção, segundo dados do Instituto Nacional Dr. Ricardo Jorge (INSA).
A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) classificou hoje a alteração dos concursos para recém-especialistas anunciada pelo ministro da Saúde como uma “ameaça ao processo negocial”, uma vez que foi feita “à revelia” dos sindicatos médicos.
O Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (Ipatimup) vai lançar a 2.ª edição da iniciativa "Tratar o cancro por tu", que, em seis cidades, vai "falar com a população sobre avanços científicos” do cancro.
O conjunto de incentivos anunciados pela Câmara de Monchique para fixar médicos no concelho, que hoje entrou em discussão pública, “tem despertado interesse dos clínicos”, disse à Lusa o presidente do município.