O primeiro dos dois dias de greve dos médicos registou uma adesão de cerca de 90% a nível nacional, afetando cirurgias programadas e consultas externas, adiantou hoje o sindicato que convocou a paralisação.
Dezenas de médicos do Departamento de Obstetrícia, Ginecologia e Medicina da Reprodução (DOGMR) do Hospital Santa Maria, em Lisboa, pediram ao ministro da Saúde uma intervenção “pessoal, direta e urgente” para que a direção afastada seja readmitida.
O Laboratório de Hemostase do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) aderiu a uma rede de laboratórios internacional para o estudo de geração de trombina.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, "está bem disposto, a falar normalmente", depois de ter tido uma indisposição no fim de uma iniciativa em Almada, disse o chefe da sua Casa Civil.
As famílias economicamente carenciadas de Condeixa-a-Nova dispõem de um serviço gratuito de consultas de Psicologia, anunciou hoje a Câmara Municipal.
A primeira vacina contra a malária será distribuída pela primeira vez a 12 países africanos nos próximos dois anos, anunciaram hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Aliança Global para Vacinas e a Unicef.
O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, teve hoje uma indisposição e está a caminho do Hospital de Santa Cruz "por precaução", informou a assessoria de comunicação da Presidência da República, sem adiantar mais detalhes para já.
Bragança quer destacar-se nas tecnologias de saúde, numa parceria que envolve a Fundação Champalimaud e que ambiciona criar um centro de investigação na cidade transmontana, anunciaram hoje as entidades envolvidas.
O presidente do PSD afirmou hoje que a greve dos médicos é um reflexo da “passividade governativa dos últimos anos”, responsabilizando a tutela política por não ter conseguido criar condições de atratividade das carreiras.
O bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Carlos Cortes, disse hoje ter tido conhecimento da iniciativa do Governo de contratar 300 médicos cubanos para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) com “surpresa” e “alguma apreensão”.
A líder do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, considerou hoje que a contratação de 300 médicos cubanos “é um sinal da emergência da incapacidade” do Governo em fixar os clínicos no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A ONU garantiu hoje que vai continuar a desenvolver esforços para que a Rússia aceite prorrogar o acordo que permite a exportação de cereais da Ucrânia para os mercados internacionais, embora tenha reconhecido que há "problemas a resolver".
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) manifestou-se hoje muito preocupado com a assistência na Pediatria do Centro Hospitalar de Leiria, após uma reunião com o seu conselho de administração e cujas conclusões são de que “não há soluções”.
O Hospital de Braga vai ter novos horários para visitas a doentes internados, a partir de quinta-feira, anunciou hoje a unidade hospitalar, acrescentando que a permanência do familiar 24 horas pode ser autorizada pelo serviço em algumas situações.
O administrador hospitalar Luís Miguel Gouveia foi nomeado presidente do Conselho de Administração do Hospital Fernando Fonseca, entrando hoje em funções, após término do mandato da anterior equipa, anunciou o Ministério da Saúde.
A dirigente da Federação Nacional dos Médicos (Fnam) Carla Silva defendeu hoje, em Coimbra, a importância de os médicos terem condições de trabalho e salários que permitam reforçar o Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Cerca de 150 médicos, entre os quais muitos internos, concentraram-se hoje ao final da manhã junto ao Hospital de Santa Maria, Lisboa, no primeiro dia de uma greve que está a ter impacto nos hospitais e centros de saúde.
O coordenador da comissão técnica de vacinação contra a covid-19 esclareceu hoje que todas as vacinas usadas em Portugal foram testadas e disse que esta tinha sido “a intervenção médica mais escrutinada na história da medicina”.
A presidente da Federação Nacional dos Médicos disse hoje, no Porto, que a possível contratação de 300 médicos cubanos para colmatar a "falta gigante de especialistas que existe no Serviço Nacional de Saúde em Portugal não vai ser suficiente.
O secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos considerou hoje que o facto de o Governo estar a preparar a contratação de centenas de médicos estrangeiros é “mais um sinal” de que não quer investir no Serviço Nacional de Saúde.
A presidente da Federação Nacional dos Médicos (FNAM), Joana Bordalo e Sá, disse hoje, no Porto, que a greve dos médicos de dois dias, que teve início às 00:00, por melhores salários, está a ter uma adesão elevada.
A Câmara das Caldas da Rainha garante que não irá aceitar que o concelho fique sem hospital, considerando que isso resultaria numa “devastação social e económica” que nenhuma medida compensatória poderá aliviar.
Os médicos iniciaram às 00:00 de hoje dois dias de greve, convocada pela Federação Nacional dos Médicos, para exigir “salários dignos, horários justos e condições de trabalho capazes de garantir um SNS à altura das necessidades” da população.
O presidente do PSD, Luís Montenegro, afirmou hoje que o país precisa de apostar em "políticas arrojadas" na área farmacêutica e da investigação, defendendo que, só assim, o Estado terá "mais capacidade" para comparticipar medicamentos.