As obras de requalificação do Centro de Saúde de Castro Verde (Beja) vão custar “cerca de dois milhões de euros” e estarão concluídas dentro de dois anos, anunciou hoje o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre.
O Chega desafiou hoje os partidos de direita, nomeadamente PSD e IL, a assumirem um compromisso de “salvação da Saúde” em Portugal, destacando como um dos objetivos a atribuição de médico de família a todos os portugueses até 2030.
As obras de construção do novo Centro de Saúde de Ourique, no distrito de Beja, arrancaram hoje, num investimento avaliado em mais de três milhões de euros e que deve estar concretizado até final de 2024.
Uma equipa de médicos portugueses da organização não-governamental (ONG) Saúde Sabe Tene está a realizar, pela primeira vez, biopsias prostáticas ecoguiadas na Guiné-Bissau, numa iniciativa que o líder do grupo, Fortunato Barros, disse ser “muito importante e necessária”.
O BE quer explicações sobre o encerramento da maternidade do Hospital de Santa Maria e propõe medidas para atrair médicos para o SNS, como um complemento salarial de 40% para os que exerçam funções em regime de exclusividade.
Mais de 163 mil utentes passaram a ter médico de família no último mês, uma redução de 9,3% entre maio e junho, sendo agora quase 1,6 milhões de pessoas sem esse especialista atribuído.
A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) atribuiu hoje a decisão de encaminhar grávidas de baixo risco do Hospital de Santa Maria para hospitais privados a “um conjunto de más decisões” por parte do conselho de administração.
O presidente do PSD manifestou hoje como ambição do partido colocar o sistema de saúde português entre os dez melhores do mundo até 2040, fazendo “um corte radical com a visão estatizante e centralista” do Governo PS.
Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) instaurou cerca de 90 processos-crime pela usurpação de funções de medicina estética por administração de botox em clínicas, salões de beleza e cabeleireiros, foi hoje anunciado.
Doentes com doenças inflamatórias do intestino e gastrenterologistas reclamam que os medicamentos biológicos que necessitam para tratamento possam também ser prescritos por especialistas de hospitais privados tal como acontece para os doentes do foro da dermatologia e reumatologia.
O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, defendeu hoje que “tem que haver muita prudência” no processo de descriminalização das drogas sintéticas para que uma “boa ideia” não interfira na distinção entre consumo e tráfico.
A despesa com medicamentos nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde ultrapassou os 1.760 milhões de euros em 2022, mais 12,1% do que no ano anterior, com o valor gasto em psicofármacos a duplicar para 35 milhões.
Os microplásticos em sistemas aquáticos acumulam mais bactérias patogénicas resistentes a antibióticos, segundo um estudo hoje divulgado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).
O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, destacou hoje que o recurso a maternidades privadas para o atendimento de grávidas de baixo risco em Lisboa e Vale do Tejo permite uma assistência “com qualidade e segurança”.
O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, remeteu hoje para o final de 2024 uma decisão sobre a eventual reversão da gestão do hospital de Serpa, no distrito de Beja, para o Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O líder da IL criticou hoje o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, por encarar com uma “leviandade surpreendente” as dificuldades no SNS, considerando que é “uma evidência” que o serviço não está a funcionar adequadamente.
A urgência pediátrica do Hospital de Chaves fecha entre as 08:00 de quarta-feira e as 08:00 de sexta-feira e das 08:00 do dia 12 às 08:00 de 17 de julho, efetuando-se o atendimento na urgência de Vila Real.
O PSD inicia hoje quatro dias dedicados à saúde, que incluem visitas de Luís Montenegro a hospitais e centros de saúde, e a apresentação de “um documento enquadrador das orientações de política” para o setor.
As grávidas de baixo risco referenciadas para o Hospital de Santa Maria nos próximos dias poderão ser reencaminhadas para hospitais privados devido a "constrangimentos na escala clínica" da sala de partos, foi hoje anunciado.
O Governo nomeou o médico Luís Coentro para novo diretor clínico para os Cuidados Primários da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), com um mandato de três anos, anunciou hoje ministério da Saúde.
O secretário-geral do PCP defendeu hoje que o acesso à habitação não se resolve com o aumento da taxa de esforço nos empréstimos, admitida pelo Banco de Portugal, mas sim com o aumento dos salários e das pensões.
Coordenadora do BE, que anunciou uma "interpelação ao governo para a próxima semana para debater o problema das creches", frisa que este "é um problema sério, num país que se debate com problemas de natalidade".
A associação ambientalista Zero elogiou hoje a expansão das renováveis, no âmbito do Plano Nacional de Energia e Clima (PNEC), mas duvida da sua implementação, sublinhando que os atrasos se devem às falhas de licenciamento.
O rei Zulu, o mais poderoso governante consuetudinário da África do Sul, cuja coroação em 2022 desencadeou uma guerra de clãs no seio da família real, foi hospitalizado na vizinha Essuatíni, com o palácio a referir um possível envenenamento.