A Ordem dos Médicos (OM) disse hoje que “não haverá urgência de cirurgia” no hospital de Portalegre “em cerca de 20 dos 30 dias deste mês”, mas a direção clínica alude a “constrangimentos graves” no serviço.
O mês de outubro passado foi o que registou mais atendimentos pela linha SNS 24, com 173 mil chamadas, num ano em que o serviço já alcançou até agora 1.462.900 telefonemas, informou hoje o Ministério da Saúde.
Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) apelaram hoje às unidades de saúde para atualizarem a informação sobre horários de funcionamento no Sistema Integrado de Informação de Prestadores para garantir o correto encaminhamento dos utentes.
O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil entregou hoje um pré-aviso de greve para os pilotos dos helicópteros do INEM, alegando violações nos tempos de descanso, havendo risco de os helicópteros ficarem em terra já em meados de novembro.
A Liga dos Bombeiros Portugueses exigiu hoje medidas adicionais para resolver o problema da falta de ambulâncias devido aos constrangimentos nas urgências hospitalares, acusando o Centro de Orientação de Doentes Urgentes de demorar nas decisões de encaminhamento dos doentes.
O presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá (CDU), disse que questionou hoje a administração do hospital da cidade sobre os atuais constrangimentos no funcionamento do Serviço de Urgência Pediátrica por temer que se agravem.
A operação internacional PANGEA XVI contra medicamentos ilícitos, que decorreu em 89 países no início de outubro, impediu a entrada em Portugal de 1.159 unidades de medicamentos e dispositivos médicos ilegais, de valor superior a 2.500 euros.
O mês de outubro passado foi o que registou mais atendimentos pela linha SNS 24, com 173 mil chamadas, num ano em que o serviço já alcançou até agora 1.462.900 telefonemas, informou hoje o Ministério da Saúde.
O Ministério da Saúde (MS) vai repor os salários de mais de 4.000 farmacêuticos, técnicos superiores de saúde, técnicos superiores das áreas de diagnóstico e terapêutica, técnicos superiores e assistentes técnicos, foi hoje anunciado.
A urgência pediátrica do Hospital de Torres Novas, do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), vai encerrar aos fins de semana já a partir de sábado e até final do ano, indicou hoje a administração hospitalar.
No último Check-Up, Álvaro Beleza e Sérgio Barroso refletiram sobre os temas da atualidade da saúde, sob moderação da jornalista Vera Arreigoso.
O Bloco de Esquerda manifestou hoje “profunda preocupação” sobre falta de acesso a cuidados de saúde em Amadora e Sintra, devido a constrangimentos no Hospital Fernando Fonseca, exigindo aos municípios que defenda junto do Governo esse direito das populações.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo manifestou hoje “preocupação” com eventuais constrangimentos na urgência do hospital local devido às escusas a horas extraordinárias dos médicos, esperando que possam existir “serviços mínimos” para garantir segurança às populações.
O Centro Hospitalar do Entre Douro e Vouga (CHEDV), com sede em Santa Maria da Feira, anunciou hoje que terá serviços de urgência encerrados no período noturno devido a constrangimentos de recursos humanos em Ortopedia e Pediatria.
O diretor de Pediatria do Centro Hospitalar Lisboa Central alertou para falhas na Linha SNS 24 no reencaminhamento das crianças, revelando que o Hospital D. Estefânia recebeu hoje um bebé cuja urgência pediátrica do hospital de residência estava aberta.
O Centro Hospitalar do Médio Tejo lançou uma ação de sensibilização à população sobre a necessidade de um maior cuidado e a adoção de estratégias de prevenção de quedas e de acidentes durante a campanha de apanha da azeitona.
O presidente da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE), Luis Tadeu, considerou hoje ser confrangedor o silêncio do primeiro-ministro, António Costa, sobre a crise no setor da saúde.
O concurso para a construção do novo Centro de Saúde de Alcains, no valor de 1,7 milhões de euros, já foi lançado, anunciou hoje o presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco.
As fundações Gulbenkian e La Caixa atribuíram um apoio de 750 mil euros a cinco projetos de investigadoras em saúde em Cabo Verde, Angola e Moçambique, nos próximos três anos, para fortalecer a capacitação em investigação clínica.
O presidente do PSD defendeu hoje que um eventual acordo entre o Governo e os médicos não vai resolver os principais problemas do Serviço Nacional de Saúde e é um “paliativo” para gerir o caos existente no setor.
O projeto de intervenção comunitária da Equipa de Psiquiatria Geriátrica da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), de Beja, venceu os SNS Awards, na categoria “Colaboração Comunitária”, revelou a instituição.
O presidente da Área Metropolitana do Porto (AMP), Eduardo Vítor Rodrigues, referiu hoje que “mesmo nas greves há limites”, mostrando-se “preocupado” com a situação nacional na saúde, sobretudo quando se aproximam épocas de grande pressão.
A presidente da Câmara de Tondela, Carla Antunes Borges, mostrou-se hoje extremamente preocupada com o encerramento durante as noites deste mês da urgência em cirurgia e ortopedia do Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV).
O presidente da Câmara de Viseu considerou hoje inadmissível o encerramento de serviços no Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV) e defendeu que o Governo tem de resolver “a bagunça” instalada, que indica que a Saúde “bateu no fundo”.