As obras de remodelação do Centro de Saúde de Seia, um investimento que ultrapassa os dois milhões de euros, já estão no terreno e deverão ficar concluídas no final de 2024, revelou hoje a Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda.
A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) está a investigar a relação entre problemas no canal cárpico e a amiloidose cardíaca de modo a antecipar o diagnósticos e a definir orientações sobre exames cardíacos, foi hoje divulgado.
Os resultados do primeiro ensaio clínico de fase três de uma vacina contra a doença chikungunya revelaram que esta é segura e provoca uma resposta imunitária, logo após a primeira administração, de acordo com a revista The Lancet.
A Fundação ADFP, de Miranda do Corvo, acusou hoje o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) de atitudes “desumanas e desrespeitosas” ao enviar doentes com alta hospitalar para uma unidade a cerca de 100 quilómetros.
O Papa continua em convalescença e mantém as suas atividades de trabalho no Hospital Gemelli, em Roma, onde foi sujeito a uma cirurgia abdominal, disse hoje o Vaticano.
As reservas de sangue estão estáveis, mas todos os dias são necessários mais dadores e dádivas, disse hoje a presidente do Instituto Português do Sangue, lembrando que os hospitais necessitam diariamente de 1.100 unidades de sangue e componentes sanguíneos.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) inicia hoje uma missão de 10 dias a Cabo Verde para avaliar o nível do país para a obtenção do certificado de eliminação da malária, que espera obter ainda este ano.
O antigo primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi morreu hoje num hospital em Milão, noticiou a agência italiana ANSA.
O Salvamento Marítimo espanhol resgatou 65 pessoas que estavam num barco de borracha e transportou-as até Fuerteventura, nas Ilhas Canárias, informaram hoje as autoridades espanholas.
O Ministério da Saúde libanês anunciou hoje oficialmente o fim do surto de cólera declarado em outubro do ano passado, que causou pelo menos 23 mortos e 671 casos confirmados, apesar de haver mais de 8.000 casos prováveis.
Mais de dois anos depois de ter sido anunciado, o inquérito sobre a gestão da pandemia de covid-19 no Reino Unido vai realizar a primeira audição pública completa na terça-feira.
O número de mortos por cólera no Haiti desde outubro subiu para pelo menos 743, após o registo de seis novos mortes óbitos, segundo os últimos dados divulgados hoje pelo Ministério da Saúde Pública e População do país.
O Movimento de Defesa do Hospital de São Paulo, em Serpa (Beja), denunciou hoje que o serviço de urgência daquela unidade está encerrado “alegadamente pela falta de pagamento” aos profissionais de saúde.
As quatro crianças colombianas resgatadas na selva já estão a receber tratamento em Bogotá e, apesar de estarem comunicativas, o seu prognóstico é reservado, segundo as primeiras informações oficiais.
Os internos de Pediatria do Hospital de Faro condenam, em carta enviada a várias entidades, as “tentativas de coação” a que são sujeitos para realizar urgências no Algarve, mesmo quando estão a estagiar longe desta região.
O hospital de Almada criou em 2016 um projeto para acompanhar os utentes que recorrem às urgências 10 ou mais vezes num ano, conseguindo o acompanhamento individualizado de 400 doentes e a redução da procura daquele serviço.
As autoridades de saúde definiram um procedimento extraordinário para assegurar que nenhum recém-nascido tenha alta hospitalar sem estar no Registo Nacional de Utente e sem atribuição de Número Nacional de Utente.
Médicos norte-americanos assistiram hoje migrantes na fronteira sul do México, onde permanecem retidos em condições precárias face às crescentes restrições à imigração.
Um acordo das farmacêuticas Teva e Allergan com duas redes farmacêuticas, pelo papel na crise dos opioides, com 17.300 milhões de dólares (16.082 ME) de compensação, foi hoje anunciado por vários Estados norte-americanos.
A Inspeção-geral das Atividades em Saúde (IGAS) determinou a abertura de um processo de inspeção por suspeitas de maus-tratos ao Lar do Comércio, em Matosinhos, foi hoje revelado.
O último dia de greve dos trabalhadores da administração pública contou com uma adesão entre 60%, no setor da saúde, e de 90% dos trabalhadores da educação não docentes, segundo um comunicado da Fesinap.
A Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP) alertou hoje que o novo modelo de organização desses serviços é desajustado da realidade de Portugal e lamentou não ter sido ouvida na fase de elaboração da proposta.
A Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, na Sertã, distrito de Castelo Branco, recebe, no dia 17, o evento “Dor crónica. E Agora?”.
O Ministério da Saúde e o Hospital de Santa Maria confirmaram hoje que receberam o relatório da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde sobre a morte, em agosto de 2022, de uma grávida transferida para o hospital São Francisco Xavier.