O Município de Leiria aprovou hoje, por unanimidade na reunião de câmara, assumir as competências na área da saúde, após ter recusado, e vai receber um envelope financeiro na ordem dos 800 mil euros.
A Câmara de Leiria aprovou hoje, por unanimidade, o projeto de regulamento municipal para atribuição de incentivos à fixação de médicos no concelho, contemplando um apoio mensal de 600 euros mensais para arrendamento durante três anos.
O antigo líder da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), António Saraiva, foi nomeado pelo Governo para presidente da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), na sequência da proposta do conselho supremo da instituição.
A Associação dos Profissionais de Saúde de Moçambique suspendeu a greve marcada para hoje, após “alguns bons consensos” em novas negociações com o Governo, disse hoje à Lusa o presidente da organização.
O ministro da Saúde afirmou hoje que os conselhos de supervisão previstos nos novos estatutos das ordens profissionais são “uma falsa questão”, alegando que este órgão não terá funções de controlo técnico.
O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, considerou hoje “inegável” que o Programa Bairros Saudáveis, criado durante a pandemia de covid-19, “é um sucesso” e afirmou que uma nova edição permitirá responder a outros desafios como a crise inflacionária.
O CDS-PP requereu à Provedora de Justiça que solicite, junto do Tribunal Constitucional, a fiscalização sucessiva do decreto que despenaliza a morte medicamente assistida, defendendo que “há um bem maior que tem de ser salvaguardado”.
O primeiro-ministro elogiou hoje o exemplo de mobilização social do programa Bairros Saudáveis, coordenado a nível nacional pela arquiteta Helena Roseta, e anunciou que passará a ter um caráter permanente, com edições em cada três anos.
A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) saudou hoje o pedido de apreciação e declaração de inconstitucionalidade da procuradora-geral da República sobre o excesso de horas extraordinárias dos médicos, pedindo medidas para valorizar o trabalho médico.
Investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) desenvolveram um sistema capaz de remover contaminantes químicos e biológicos das águas residuais domésticas.
Investigadores desenvolveram um novo método de transporte de biomoléculas através da luz que representa um “passo relevante” para responder ao desafio da medicina de direcionar medicamentos seletivamente para células doentes sem afetar as saudáveis.
Portugal regista, no conjunto de 11 países, a maior prevalência de insuficiência cardíaca em adultos, indica um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), hoje divulgado, que alerta para a importância do diagnóstico precoce destas doenças.
Os autores do primeiro Atlas de Variação em Saúde no SNS defenderam hoje que o estudo pretende "lançar pistas" para investigação e medidas para reduzir desigualdades e não aferir a qualidade da prestação de cuidados nos diferentes distritos.
A saúde dos portugueses varia consoante os distritos onde vivem, o que pode dever-se às suas doenças, mas também ao acesso aos cuidados e aos recursos alocados, revela o primeiro Atlas de Variação em Saúde no SNS português.
A organização venezuelana Caleidoscópio Humano (CH) pediu hoje mais ação do Estado para combater o trabalho infantil no país, um fenómeno que tem aumentado devido à crise, causa abandono escolar e que a sociedade tende a ver como normal.
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) criticou hoje o plano de verão para as urgências pediátricas para Lisboa e Vale do Tejo, considerando que o encerramento provisório vai passar a definitivo devido à falta de pediatras no setor público.
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) admitiu hoje avançar para a greve caso o Governo não apresente até ao final do mês de junho uma “proposta concreta, séria e responsável” sobre a grelha salarial dos médicos.
A qualidade do ar em Nova Iorque voltou hoje a constituir um perigo para a saúde pública devido ao fumo dos incêndios florestais no Canadá, noticiou a Europa Press, citando entidades ambientais norte-americanas.
O Governo Regional dos Açores pretende fazer uma caracterização socioeconómica e clínica dos consumidores das novas substâncias psicoativas (NSP), para definir medidas específicas de combate ao problema, revelou à Lusa a secretária regional da Saúde.
A experiência com drogas sintéticas foi para Pedro (nome fictício), de 56 anos e ex-consumidor, “aniquiladora” e “devastadora” - a abstinência deixava-o psicologicamente no “fundo do fundo do poço” e meses bastaram para acabar a viver na rua.
São “muito baratas”, viciantes e abundam nas ruas: em São Miguel, Açores, as novas substâncias psicoativas (NSP), vulgo drogas sintéticas, misturam-se com lixívia ou fertilizante em “laboratórios caseiros”, provocam surtos psicóticos e destroem funções cognitivas.
O virologista chinês Jin Dong-Yan disse à Lusa que a China “não aprendeu a lição” dada pela pandemia e que a política ‘zero covid’ se prolongou muito além do necessário devido a “orgulho nacionalista”.
A Associação Nacional de Cuidados Continuados (ANCC) vai apresentar uma providência cautelar para impedir que as pessoas com úlceras de pressão que tenham previsão de recuperação superior a três meses sejam enviadas para unidades de média duração.
O Governo retirou da proposta de revisão dos estatutos da Ordem dos Médicos as referências "à existência de estágios" que constavam até agora, sendo que essa supressão "teve parecer favorável da Ordem", esclareceu hoje o Ministério da Saúde.