O Governo do Irão decretou hoje dois dias de férias, esta semana, devido a uma onda de calor sem precedentes no país, onde se registam temperaturas de 40 graus Celsius na capital e de mais de 50 graus no sul.
Mais de uma centena de médicos estão concentrados em frente ao Ministério da Saúde, em defesa do Serviço Nacional de Saúde e contra a proposta apresentada na semana passada aos sindicatos.
O serviço de ginecologia e obstetrícia do Hospital Santa Maria, em Lisboa, estima retomar dentro de "um a dois meses" alguma da sua atividade, nomeadamente as cesarianas eletivas, disse hoje à Lusa o diretor interino do departamento.
A Proteção Civil e o INEM recomendaram hoje aos participantes na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Lisboa, que usem protetor solar e chapéu, bebam muita água e evitem o uso do fogo devido ao aumento das temperaturas previstas.
A Marinha Portuguesa salvou 49 pessoas, durante o mês de julho, através dos seus variados Centros de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo, que participaram em 25 ações, disse hoje a instituição.
Urgência vazia, sala de partos fechada, equipamentos a serem retirados e uma sala de espera com grávidas a questionar onde terão os bebés marcam o dia em que a maternidade do Hospital Santa Maria encerrou para obras.
Cabo Verde quer ter médicos prontos para ajudar outros países em situações de catástrofes, desastres ou epidemias, sobretudo os falantes da língua portuguesa, disse hoje a presidente do do Instituto Nacional da Saúde Pública (INSP).
A adesão à greve dos médicos ronda os 95%, com blocos operatórios encerrados de Norte e Sul do país, e, nalguns casos, chega aos 100%, como no Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, segundo o sindicato.
Mais de metade dos chineses adultos têm excesso de peso ou são obesos, um problema crescente na sociedade do país asiático, segundo dados difundidos durante a segunda Conferência de Obesidade da China (COC2023).
O Governo Regional dos Açores aumentou o valor da taxa diária de internamento em enfermaria dos cuidados de saúde mental e psiquiátricos nas Casas de Saúde, o que constitui um aumento global de 32% desde que tomou posse.
O subdiretor-geral da Saúde, André Peralta Santos, assume a partir de hoje, e até à nomeação no novo diretor-geral da Saúde, as funções de Graça Freitas, que se aposentou.
As autoridades portuguesas não identificaram este ano qualquer mosquito com o vírus do Nilo, detetado em três municípios de Sevilha, mantendo ativas as armadilhas de mosquitos e ovos em todas as regiões do Continente e na Madeira.
A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) apelou hoje ao parlamento para que consagre nos novos estatutos da instituição o registo obrigatório de todas as clínicas para permitir o reforço da sua ação disciplinar sobre as incumpridoras.
A greve de quatro dias dos enfermeiros na Área Metropolitana de Lisboa (AML), que hoje começou, está acima dos 80% nos cuidados de saúde primários, segundo o Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (Sindepor), que marcou a paralisação.
O departamento de ginecologia e obstetrícia do Hospital Santa Maria vai ser requalificado para receber a maior maternidade do país, mas esse processo resultou num braço de ferro entre médicos e administração do centro hospitalar. Em causa está um investimento que a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) considera ser estratégico para o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) e para toda a região sul de Portugal, mas já que levou a exonerações de responsáveis clínicos e a demissões de médicos especialistas.
O tempo de espera nas urgências do Hospital de Santa Maria está hoje em quatro horas para doentes rastreados com pulseira amarela (urgente), confirmou à Lusa fonte hospitalar.
A Ordem dos Farmacêuticos recebeu no último ano cerca de 130 declarações de escusa de responsabilidade de profissionais de uma dezena de centros hospitalares do Serviço Nacional de Saúde, revela uma carta enviada pelo bastonário ao ministro da Saúde.
Os médicos voltam hoje à greve contra a proposta do Governo de valorização da carreira, uma paralisação de dois dias que a federação sindical garante que não afetará a assistência aos peregrinos da Jornada Mundial da Juventude.
As equipas médicas da Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Santa Maria começam hoje a trabalhar no São Francisco Xavier, ao abrigo do regime de mobilidade, mas os profissionais continuam a questionar algumas condições de segurança.
Os médicos do serviço de obstetrícia e ginecologia do Hospital de Santa Maria, Lisboa, onde será construída uma nova maternidade, foram colocados em regime de mobilidade, podendo trabalhar no Hospital São Francisco Xavier até final de março de 2024.
Os 28 casos identificados com suspeita de toxinfeção alimentar em Leiria já foram revertidos e os utentes internados já tiveram alta, sendo que vão ser realizadas análises laboratoriais, informa uma nota da Saúde Pública.
O tempo de espera nas urgências do Hospital de Santa Maria chegou hoje a seis horas para doentes urgentes rastreados com pulseira amarela, confirmou o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN).
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) anunciou hoje que os profissionais da Unidade de Cuidados na Comunidade de Arouca vão monitorizar os serviços adiados e falhados devido à indisponibilidade da Câmara para assegurar motoristas à enfermagem domiciliária.
As autoridades sanitárias angolanas estão preocupadas com o aumento de casos de raiva no país, que oscilam entre as 130 e 140 notificações anuais, resultando em óbitos, anunciou hoje a direção nacional de saúde pública.