Mais de metade dos 249 imigrantes identificados, na quarta-feira, numa ação de combate ao tráfico humano e captura ilegal de bivalves no Tejo, estão alojados temporariamente nos Bombeiros Voluntários do Montijo e no pavilhão gimnodesportivo do Samouco, em Alcochete.
O número de mortes por VIH/sida em Moçambique baixou para 48.000 em 2022, comparado aos cerca de 50 mil óbitos registados em 2021, anunciou hoje o vice-ministro da Saúde moçambicano, Ilesh Jani.
Um problema no sistema de acesso à prescrição eletrónica de medicamentos está a impossibilitar as farmácias de aviar receitas dos utentes no país, confirmou à Lusa a presidente da Associação Nacional das Farmácias (ANF).
O militar do 139.º curso dos Comandos que está internado no Hospital Santa Maria, em Lisboa, já saiu do coma induzido e encontra-se “a respirar de forma autónoma”, adiantou hoje o Exército.
O secretário regional do Ambiente dos Açores garantiu hoje que o enterro de 1.300 toneladas de resíduos na ilha das Flores tem um impacto “diminuto” no ambiente e resolve um problema de saúde pública.
O Governo aprovou hoje uma autorização de despesa no valor de 204,8 milhões de euros para o projeto do novo Hospital Central do Alentejo, que está em construção em Évora, anunciou a ministra da Presidência.
O presidente da Câmara Municipal de Viseu afirmou hoje que recusa a transferência de competências na saúde se o Ministério não fizer obras no edifício SMAS, que alberga unidades de Saúde Familiar e a sede da segurança social.
O Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) de Cabo Verde lançou hoje um boletim de saúde pública, em formato digital e com periodicidade semestral, com informações científicas para ajudar a tomar decisões e contribuir para a segurança sanitária.
A adesão à greve dos farmacêuticos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que hoje decorre, ronda os 85% a nível global, havendo unidades com valores próximo dos 100%, segundo o sindicato que convocou a paralisação.
A Universidade de Coimbra (UC) integra três estudos europeus, financiados com mais de 16 milhões de euros (ME), que querem desenvolver soluções “inovadoras” para tratar doenças cardiovasculares, de condições de saúde raras e de patologias do sistema nervoso.
Uma análise hoje divulgada pela Agência Europeia do Ambiente (AEA) estima que 18% das mortes por doenças cardíacas na Europa são causadas por problemas ambientais, nomeadamente a poluição e as temperaturas extremas.
A presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) de Cabo Verde, Maria da Luz Lima, disse hoje que não foi confirmado o alegado surto de shigelose na ilha do Sal, mas a investigação recomendou mais higiene.
O Papa admitiu hoje que ainda se ressente dos efeitos da anestesia geral a que foi submetido para uma cirurgia abdominal e, por isso, não está a respirar bem, durante uma audiência no Vaticano.
A Unidade de Saúde Familiar (USF) do Corgo, em Vila Real, vai implementar uma via verde de SAOS para o diagnóstico e tratamento “mais rápido” da Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), uma patologia subdiagnosticada em Portugal.
Dez pessoas foram constituídas arguidas, quatro das quais pessoas coletivas, na megaoperação de combate a redes criminosas associadas à captura ilícita, comércio e tráfico internacional de bivalves realizada quarta-feira, anunciou hoje a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
Os mosquitos responsáveis pela propagação da dengue, febre amarela e zika estão a espalhar-se pela Europa, advertiu hoje o Centro Europeu para a Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC), alertando para um risco maior de disseminação destas doenças.
Dois novos casos de mpox foram reportados em Portugal, segundo a Direção-Geral da Saúde, reforçando a necessidade de vacinação com duas doses em grupos de risco e das medidas de prevenção e controlo no contexto transfronteiriço da infeção.
Investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) estão a desenvolver uma "espécie de vacina” à base de substâncias naturais para aplicar e proteger frutos e legumes de doenças fúngicas, surgindo como alternativa aos pesticidas químicos.
Vários bancos multilaterais de financiamento do desenvolvimento anunciaram hoje a intenção de criar uma plataforma comum para melhorar a preparação dos países em desenvolvimento no campo da saúde, com especial enfoque na área dos cuidados de proximidade.
A Madeira vai ter uma comunidade terapêutica na qual toxicodependentes e alcoólicos serão tratados, num “ambiente protegido”, através de sessões de psicoterapia e de um conjunto de atividades com o objetivo de se reintegrarem socialmente.
Tem 21 anos e está internado na Casa de Saúde São João de Deus, no Funchal, em tratamento de desabituação do ‘gorbi’, uma droga sintética que o “agarrou” por ser “mais barata”.
O consumo de drogas sintéticas já motivou 85 internamentos este ano na Casa de Saúde São João de Deus, no Funchal, indicou o diretor da instituição, Eduardo Lemos, referindo que em 2022 o total foi de 203.
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económica (OCDE) chama a atenção, no último relatório, para o investimento em programas de prevenção em saúde em Portugal, sublinhando o curto financiamento que têm tido ao longo dos anos.
O investigador Miguel Gouveia defendeu hoje que Portugal deve inverter a tendência dos últimos anos e apostar forte na prevenção em saúde, sublinhando que o envelhecimento da população se sobrepõe à inovação terapêutica e aos desenvolvimentos científicos.