O Infarmed alertou hoje para a necessidade de vigilância acrescida a quem toma medicamentos que podem interferir com a exposição intensa ao calor, como exemplo os diuréticos, que podem aumentar a desidratação.
146 menores mudaram de nome e de sexo no cartão de cidadão desde 2018, sendo que a maioria passou do género feminino para o género masculino. Números apontam para tendência crescente destes casos.
Julho foi marcado por ondas de calor e incêndios em todo o mundo, foi 0,33°C mais quente do que o mês que detinha o recorde. Antes do final do mês, os cientistas já desconfiavam do novo recorde.
O Infarmed mandou recolher do mercado dois lotes do medicamento Ramipril + Hidroclorotiazida Generis, usado nos casos de tensão arterial elevada, por terem sido detetados valores fora de especificação nos parâmetros de doseamento e impureza.
Castelo Branco e Guarda estão em vermelho pelo menos até às 23h00 desta terça-feira; em Bragança o alerta mais grave estende-se até ao final desta quarta-feira.
Com as temperaturas máximas a variar entre os 28ºC (Sagres) e os 41ºC (Castelo Branco), estão cerca de 60 concelhos em perigo máximo de incêndio e mais de 60 concelhos em perigo muito elevado.
Organizações recomendam ampliar o apoio aos agricultores, ter em consideração os custos ambientais, a anulação da taxa de IVA para todas as leguminosas e criação de programas que incentivem o cultivo.
Durante os Diálogos Amazónicos, 19 bancos brasileiros prometeram investir 4,5 mil milhões de reais para projetos verdes na Amazónia. Ministra do Ambiente diz que "tem lugar para todas as atividades".
O Hospital D. Estefânia, em Lisboa, realizou em 28 de julho uma cirurgia rara “de enorme complexidade e risco” de separação de gémeas siamesas com quatro anos, unidas pela zona do abdómen e região pélvica, e que “foi um êxito”.
O Serviço de Saúde da Madeira (Sesaram) indicou hoje que todas as unidades, hospitais e centros de saúde vão funcionar de forma “normal” na terça-feira, vincando manter o empenho em “minimizar o impacto negativo” do ciberataque ocorrido no domingo.
A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) assistiu durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Lisboa cerca de 1.500 pessoas, a maioria por desidratação, intoxicação alimentar e pequenos traumatismos e feridas, informou hoje a instituição.
A empresa Lifefocus, com trabalhadores ao serviço da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), revelou hoje ter iniciado negociações com aquela entidade para avaliar a possibilidade de aplicar o novo regime legal aos funcionários.
A presidente do Banco Alimentar Contra a Fome disse hoje que os alimentos impróprios para consumo recolhidos no âmbito de uma campanha contra o desperdício alimentar na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) serão encaminhados para compostagem.
As novas instalações das Consultas Externas e do serviço de Gastroenterologia do Hospital de Abrantes, um investimento de 1,8 milhões de euros, entraram hoje em funcionamento, anunciou o Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT).
Os banhistas podem voltar a entrar na água na praia dos Pescadores, na Ericeira (concelho de Mafra), após ter sido hoje levantada a interdição determinada na sexta-feira, devido a novos resultados das análises, informou a Autoridade Marítima Nacional.
Uma casa de primeira habitação de um emigrante na Suíça foi destruída, na localidade de Moitas, pelo incêndio que deflagrou na sexta-feira no concelho de Castelo Branco e que progrediu para Proença-a-Nova.
O tempo de recuperação do ataque informático ao Serviço de Saúde da Madeira (Sesaram), ocorrido no domingo, será “prolongado”, indicou hoje o Serviço de Cibersegurança do Governo Regional, apelando aos utentes para tomarem “cuidados redobrados” no acesso à informação.
O Consultório Solidário de Saúde Infantil da organização não-governamental espanhola África Avanza realizou mais de 1.200 consultas gratuitas na ilha cabo-verdiana do Sal no primeiro trimestre, divulgou hoje a instituição.
Os casos identificados de suspeita de toxinfeção alimentar na região de Leiria continuam a surgir, embora de forma retrospetiva, ultrapassando já os 130 registos, informou hoje a Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).
A Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), no distrito de Portalegre, vai desenvolver “procedimentos internos” para averiguar alegados crimes cometidos pelo médico detido pela Polícia Judiciária (PJ) em Avis por extorsão, foi hoje anunciado.
O Governo prolongou até final de setembro o regime remuneratório aplicável às horas extraordinárias prestadas pelos médicos nos serviços de urgência, segundo o decreto-lei hoje publicado em Diário da República.
O aviso vermelho, o mais grave, está ativo desde as 4h30 e alargou-se para o distrito de Lisboa e de Setúbal, contemplando no total, seis distritos do país.
A Associação Nacional dos Cuidados Continuados apelou hoje ao Governo para ter em conta, quando calcula o financiamento a atribuir a cada unidade, profissionais sem os quais as instituições não funcionam, como os da limpeza, da cozinha e administrativos.
As unidades de média duração em cuidados continuados são as que têm maior prejuízo devido ao subfinanciamento do Estado e este ano, com a atualização salarial e a inflação, o valor pode chegar aos 500 euros mensais por utente.