Os distritos da Guarda e Portalegre apresentam hoje risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV) e os outros 16 distritos estão com níveis muito elevados, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O empresário António Saraiva toma hoje posse como presidente da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) para um mandato de quatro anos, durante o qual pretende concentrar-se na sustentabilidade económico-financeira da instituição e otimizar a rede de 159 delegações.
A Ordem dos Fisioterapeutas (OF) alertou hoje que a proposta do Governo de novos estatutos da instituição representa um retrocesso na garantia da qualidade dos cuidados, alegando que podem passar a ser prestados por pessoas não qualificadas.
A ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) de Foz Côa, distrito da Guarda, está parada desde 08:00 e até às 20:00 de hoje devido à falta de técnicos de emergência pré-hospitalar, disse à Lusa fonte sindical.
Angola deixou cair a obrigatoriedade de apresentação de certificado de vacinação ou teste à covid negativo nas entradas e saídas do território nacional, segundo um decreto presidencial hoje publicado.
As ondas de calor que estão a atingir várias partes do mundo vão intensificar-se hoje, aguardando-se que atinjam temperaturas recorde na Europa, China e Estados Unidos, indicaram hoje especialistas climáticos.
Um estudo feito entre setembro de 2020 e setembro de 2022, em Vila Nova de Gaia, conseguiu, através da colheita de sangue a doentes com demência, identificar nove biomarcadores da dor, revelou à Lusa o investigador Hugo Ribeiro.
O conselho de administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve adiantou que o bloco de partos de Portimão, previsto encerrar ao fim de semana de 15 em 15 dias, pode abrir sempre que sejam assegurados recursos humanos externos.
O antiviral Lagevrio para o tratamento da covid-19 deixou de ser recomendado em Portugal com efeitos imediatos, depois de a farmacêutica ter solicitado ao regulador europeu a retirada da autorização de comercialização.
O subdiretor-geral da Saúde destacou hoje a importância da literacia da população e dos planos de contingência nos serviços do SNS para garantir resposta adequada em alturas de maior procura no verão.
O presidente da Câmara de Paredes disse hoje à Lusa que a GNR está a apurar o que provocou o acidente que causou ferimentos ligeiros em 11 atletas que se encontravam numa tenda.
O ministro da Economia e Finanças moçambicano defendeu hoje a conversão da dívida externa em investimentos na saúde, apontando necessidades de 900 milhões de dólares (802 milhões de euros) para a construção de hospitais em todos os distritos.
A Ordem dos Médicos (OM) denunciou hoje que hospitais públicos estão a desviar os seus médicos internos para outras unidades hospitalares para resolver as falhas nas escalas das urgências e apelou ao Governo para repor a legalidade.
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus, saudou hoje, em Maputo, o programa governamental “Um distrito, um hospital”, reconhecendo que são necessários investimentos na saúde no pós-pandemia.
A Associação Nacional das Farmácias (ANF) saudou hoje a aprovação de um decreto-lei que permite a dispensa de medicamentos hospitalares nas farmácias comunitárias, considerando que pode gerar ganhos no controlo de doenças e na poupança dos utentes.
O adoçante aspartame pode ser cancerígeno para os humanos, mas os dados científicos conhecidos não obrigam a alterar os valores diários de consumo aceitáveis, indica uma avaliação hoje divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) destacou hoje os esforços de Moçambique para travar uma epidemia de cólera que assolou países da região desde setembro passado, assinalando o “compromisso do chefe de Estado moçambicano com o setor”.
O diretor clínico do Centro Hospitalar Tondela Viseu (CHTV) disse hoje que “está por dias” a criação de uma equipa comunitária de saúde mental de psiquiatria da infância e adolescente, sediada na unidade hospitalar de Tondela.
O ministro da Saúde mostrou-se hoje confiante de que o Serviço Nacional de Saúde irá “atrair mais de 80% dos especialistas hospitalares” recém-formados, referindo que os administradores têm autonomia para a contratação.
O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, afirmou hoje em Leiria que está “concentrado” nas negociações com os sindicatos dos médicos para evitar as greves durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
O ministro da Saúde defendeu hoje, em Leiria, a criação de unidades de saúde familiares modelo B (USF-B) como forma de fixar médicos nos cuidados de saúde primários do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Os utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) vão passar a poder ter acesso aos medicamentos prescritos pelo seu hospital em farmácias mais próximas das suas residências, segundo um decreto-lei hoje aprovado pelo Governo.
O Governo aprovou hoje o decreto-lei que cria o Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências (ICAD), organismo que vai suceder ao atual Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD).
O presidente do Chega considerou hoje que a saúde em Portugal “está a degradar-se” e desafiou o ministro da Saúde a “tranquilizar os portugueses” e a garantir que as unidades do SNS vão funcionar no verão.