O líder do Grupo Parlamentar do PSD, Joaquim Miranda Sarmento, considera que o Governo tem provocado o “empobrecimento de milhões de portugueses”, que pagam “cada vez mais impostos”, mas têm “piores serviços públicos”.
A remodelação do Centro de Saúde das Caldas da Rainha, num investimento de cerca de três milhões de euros, deverá ter início até ao final do ano, estimou hoje o presidente da autarquia, Vítor Marques.
A Organização Mundial da Saúde entregou hoje ao Governo são-tomense a nova estratégia, avaliada em 9 milhões de euros, para melhorar a qualidade e acesso aos serviços da saúde e reforçar as capacidades dos recursos humanos no arquipélago até 2027.
O Centro Hospitalar do Oeste (CHO) registou um aumento da sua atividade assistencial no primeiro semestre de 2023, em comparação com os primeiros seis meses de 2022, foi hoje divulgado em comunicado.
A ministra da Saúde de Angola considerou hoje que a maneira como Angola lidou com a pandemia de covid-19 é motivo de orgulho e salientou que as "medidas assertivas" evitaram muitas mortes nesse período.
Cerca de 64% dos municípios assinaram protocolos para exercerem competências na área da Saúde, segundo o secretário de Estado da Administração Local, que espera que, até ao final do ano, esta percentagem suba acima dos 75%.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, alertou hoje para os potenciais riscos e impactos da Inteligência Artificial (IA) na paz e segurança mundiais, apelando a salvaguardas urgentes contra uma tecnologia "sem precedentes".
O projeto “OficINa - Arte Bruta Inclusiva”, do Departamento de Psiquiatria do Hospital Distrital de Santarém (HDS), inaugura, no próximo dia 27, na entrada principal do edifício, a exposição “Obras de Todos”.
A Comissão Promotora do Manifesto "Cumprir e Fazer Cumprir a Constituição" dinamiza, no dia 28, às 18:30, na Sala de Leitura Bernardo Santareno, em Santarém, um debate sobre a Constituição da República Portuguesa e o Serviço Nacional de Saúde.
O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) vai lecionar o primeiro mestrado em Portugal em Biotecnologia Medicinal e Farmacêutica, passando a formar especialistas cada vez mais procurados pela indústria farmacêutica e grupos de saúde.
Todos os distritos do continente, exceto Viana do Castelo, estão em perigo elevado de incêndio, apesar da pequena descida da temperatura máxima. Previsões apontam para poeiras em suspensão no sul.
A vacinação infantil pelos serviços globais abrangeu mais 4 milhões de crianças em 2022 do que no ano anterior, uma recuperação pós-covid que está a ser mais lenta em países de baixo rendimento, indicam dados oficiais hoje anunciados.
A Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA, na sigla em Inglês) emitiu hoje alertas sobre a qualidade do ar em vários Estados, por causa do fumo proveniente do Canadá em resultado de vários incêndios florestais.
Os autarcas social-democratas (ASD) fizeram hoje um balanço negativo da descentralização na Educação e na Saúde e acusam o Governo de atrasar o pagamento de verbas acordadas, pondo em causa a sustentabilidade financeira dos municípios.
Um novo medicamento experimental para o tratamento de Alzheimer pode retardar o agravamento da doença entre quatro a sete meses, segundo um estudo divulgado hoje, que aponta, no entanto, o risco de danos cerebrais.
Um contributo para o combate à desinformação sobre vacinas é um dos objetivos de um estudo produzido na Universidade de Coimbra (UC), um projeto que inclui uma ferramenta ‘online’ gratuita para permitir refutar a argumentação anti-vacinas.
O projeto “OficiNa.com – Oficina de Reabilitação Cognitiva”, do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital Distrital de Santarém (HDS), é um dos 14 finalistas do Prémio Boas Práticas em Saúde, anunciou hoje esta unidade hospitalar.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) acusou hoje a Câmara de Arouca de “errar no cálculo ou estar a reter” as verbas recebidas para descentralização de competências na saúde, já que deixou de contratar motoristas para apoio domiciliário.
As autoridades talibãs aumentaram ainda mais nos últimos meses as restrições impostas às mulheres e raparigas no Afeganistão, sobretudo nas áreas da educação e emprego, denuncia hoje um relatório da ONU sobre os Direitos Humanos naquele país.
Um cartão digital disponível para telemóvel e o agendamento ‘online’ da dádiva de sangue são os novos instrumentos para “facilitar a vida” aos dadores, anunciou hoje a secretária de Estado da Promoção da Saúde.
O Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (Sindepor) marcou hoje uma greve de quatro dias na Área Metropolitana de Lisboa durante a semana da Jornada Mundial da Juventude, evento que decorrerá na capital entre 01 e 06 de agosto.
A Rússia suspendeu hoje o acordo de exportação de cereais pelo Mar Negro para várias regiões do mundo onde milhões de pessoas passam fome, argumentando que os compromissos assumidos em relação à parte russa não foram cumpridos.
A União Europeia (UE) deve aumentar a produção de antibióticos e monitorizar a procura e a oferta no mercado, de modo a evitar a escassez destes medicamentos nos próximos outono e inverno, segundo recomendações de peritos.
O Norte vai ter 41 novos gabinetes de medicina dentária nos centros de saúde da região, num investimento superior a dois milhões de euros distribuídos por três anos, segundo uma portaria publicada hoje em Diário da República (DR).