A Direção-Geral da Saúde recomenda a adoção de medidas de proteção adicionais, como a ingestão de água, face ao aumento da temperatura prevista para os próximos dias, que pode chegar aos 40 graus em algumas localidades.
O Chega entregou um requerimento na Assembleia da República a pedir a audição urgente do ministro Manuel Pizarro na Comissão de Saúde.
Os profissionais de saúde moçambicanos anunciaram hoje que vão assegurar serviços mínimos em maternidades, berçários e urgências durante a greve geral de 21 dias iniciada este domingo, reconhecendo “avanços” na negociação com o Governo.
A nova Lei da Saúde Mental que acaba com o prolongamento automático do internamento de inimputáveis e admite o tratamento involuntário entra hoje em vigor, permitindo já a libertação de 46 pessoas inimputáveis, desde que os tribunais autorizem.
A Associação Médica de Moçambique (AMM) realiza hoje mais uma assembleia-geral em Maputo para decidir sobre a prorrogação da greve da classe, em curso desde 10 julho.
A praia do Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, em Ílhavo, está “temporariamente” interditada a banhos devido a uma contaminação microbiológica de origem desconhecida, anunciou hoje o município.
O bastonário da Ordem dos Médicos apresentou uma queixa ao Ministério da Saúde e à Entidade Reguladora da Saúde, após ter conhecimento que o “número de altas hospitalares” é um critério para o pagamento de honorários.
Pelo menos 10% da população de Moçambique, equivalente a 3,15 milhões de pessoas, vive em situação de insegurança alimentar aguda, dos quais 400 mil estão em situação critica, afetando sobretudo Cabo Delgado, segundo dados oficiais.
Os profissionais de saúde moçambicanos iniciam no domingo uma greve geral de 21 dias exigindo ao Governo que sejam “satisfeitas” as exigências do setor, incluindo as da classe médica, que já está greve desde 10 de julho.
A “tempestade perfeita na habitação”, o SNS ou os salários são alguns dos temas em debate no Fórum Socialismo, a rentrée do BE que decorre em setembro em Viseu e que é a primeira de Mariana Mortágua como líder.
A Câmara de Torres Novas vai apoiar financeiramente e dar incentivos fiscais a médicos de família que queiram fixar-se no concelho, onde freguesias mais rurais e envelhecidas estão sem qualquer clínico ao serviço.
A nova Lei da Saúde Mental, que acaba com a possibilidade de prolongamento automático do internamento de inimputáveis e admite o tratamento involuntário, entra domingo em vigor.
O Sindicato dos Enfermeiros (SE) classificou hoje como “oportunidade perdida” a reunião que teve com o Ministério da Saúde, para debater o novo projeto de lei para as Unidades de Saúde Familiar (USF).
Na próxima segunda-feira haverá colheita de sangue na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto da Guarda entre as 10:00 e as 19:00, com uma pausa para almoço das 13:00 às 14:30.
As praias de Santo Amaro de Oeiras, no concelho de Oeiras, e da Duquesa, em Cascais, ambas no distrito de Lisboa, foram hoje interditadas a banhos depois de análises à qualidade da água, informou a Autoridade Marítima.
O Infarmed ordenou hoje a retirada do mercado nacional de dois cremes que contêm extratos de canábis, o 'Cannabiron CBD' e o 'Good Cannabis', explicando que as substâncias relacionadas com aquela planta são de utilização proibida em produtos cosméticos.
O segundo concurso de acesso ao programa Residência Farmacêutica, cuja prova de ingresso se realiza no final de setembro, vai contar com 139 vagas para especialização em Farmácia Hospitalar, Análises Clínicas e Genética Humana, anunciou hoje o Governo.
A Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria é membro fundador da World Rehabilitation Aliance (WRA), sendo a única instituição de Portugal nesta rede de parceiros da Organização Mundial da Saúde.
A entrada em vigor da nova lei de saúde mental vai implicar a libertação de 46 inimputáveis, mas o fim destes internamentos depende dos tribunais, explicou hoje a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP).
O Serviço de Endocrinologia e Nutrição do Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada (HDES) vai promover a 16.ª Semana Educativa para Jovens com Diabetes tipo 1, de 22 e 25 de agosto, na ilha do Faial.
Uma enfermeira da unidade de cuidados neonatais de um hospital britânico foi hoje considerada culpada de assassinar sete bebés e tentar matar mais seis.
O Ministério da Saúde moçambicano lançou hoje uma campanha de massificação do diagnóstico do VIH/Sida visando o conhecimento do estado serológico da população para a prevenção e tratamento da doença, prevendo chegar a quase 700 mil pessoas.
A Federação Nacional dos Médicos (FNAM), de Portugal, solidarizou-se hoje com os colegas moçambicanos, em greve desde 10 de julho por melhores condições de trabalho, defendendo um movimento internacional pelo serviço público de saúde.
O Projeto de Sustentabilidade Social e Ambiental da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo está entre as 10 candidaturas finalistas da 14.ª edição do Prémio Manuel António da Mota, cujos vencedores são revelados em novembro.