O presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, afirmou hoje que o Serviço Regional de Saúde devia deixar de ser utilizado como “arma de arremesso político” para “jogos conjunturais partidários”, defendendo que os seus desafios são sérios.
A Ordem dos Médicos está a acompanhar “com imensa apreensão” as negociações entre os sindicatos e o Ministério da Saúde, que decorrem desde o ano passado, considerando que está em causa a sobrevivência do SNS, afirmou hoje o bastonário.
O Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, alertou hoje na cimeira do G20, em Nova Deli, para a “emergência climática sem precedentes” no mundo que põe em risco a segurança alimentar e energética.
Um estudo nacional da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) mostra que os quilos ganhos durante a gravidez têm um papel importante na persistência da diabetes ao longo do tempo, pelo que os investigadores recomendam maior vigilância.
O psiquiatra Daniel Sampaio defendeu hoje que estes profissionais comecem a assistir jovens a partir dos 15 anos para uma resposta mais atempada aos problemas de saúde mental e reduzir as listas de espera para a pedopsiquiatria.
O psiquiatra Daniel Sampaio alertou hoje para a importância de se falar sobre suicídio, lembrando que todos os dias três pessoas põem termo à vida em Portugal, sendo que muitas dessas mortes podem ser evitadas.
O Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (Sindepor) defendeu hoje que a nova lei das Unidades de Saúde Familiar (USF) não aposta nos cuidados primários de saúde, criticando também a “discrepância gritante de valores” entre as classes profissionais.
Os casos de covid-19 nos Açores “têm vindo a aumentar, tal como no contexto nacional”, disse à Lusa o diretor regional da Saúde, referindo que será lançada uma nova campanha de vacinação contra a doença e contra a gripe.
A Amnistia Internacional (AI) apelou hoje ao G20 para “aumentar substancialmente a ajuda internacional e aliviar a dívida dos Estados vulneráveis”, para “contribuir para uma urgente justiça climática e impedir um fracasso potencialmente catastrófico na defesa dos direitos humanos”.
O Ministério Público pediu hoje a absolvição do conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, a ser julgado por abuso de poder na vacinação contra a covid-19, disse à Lusa a advogada de defesa.
A Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande (AVIPG) vai entregar no domingo mochilas de primeiros socorros a associações deste concelho e de Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos.
A empreitada de requalificação das urgências do Hospital de Abrantes do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) foi adjudicada à empresa Wikibuild por 3,6 milhões de euros (ME), anunciou hoje o Conselho de Administração (CA).
O Bloco de Esquerda questionou hoje a ministra da Agricultura e Alimentação sobre a exportação de animais de áreas afetadas com uma doença viral de Portugal para Israel, pedindo esclarecimento sobre as condições de segurança.
A Federação Nacional dos Sindicatos dos Enfermeiros (Fense) considerou hoje que a nova lei das Unidades de Saúde Familiar “não valoriza a profissão”, nem o Serviço Nacional de Saúde, assegurando que vão “lutar até ao último minuto” por melhores condições.
A Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo vai realizar na próxima semana uma série de ações, incluindo duas vigílias, para reivindicar melhores cuidados de proximidade.
O ministro da Saúde disse hoje que o Governo está a acompanhar o aumento de casos covid-19 e apelou à vacinação contra a covid-19 e contra a gripe.
O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, mostrou-se hoje surpreendido por não ter sido possível chegar a acordo com as organizações sindicais dos médicos, afirmando esperar que haja “uma oportunidade para o diálogo” e de “aproximação de posições”.
Ordens, federações e sindicatos ligados à saúde avaliam o primeiro ano de mandato de Manuel Pizarro como difícil, apontando que quando tomou posse “deu esperança”, mas essa esfumou-se na “incapacidade” de convencer Medina e Costa a investir no SNS.
Os Estados Unidos afirmaram quinta-feira que, apesar das críticas russas, não existem provas de que as munições de urânio empobrecido, que vão ser entregues à Ucrânia, causem cancro.
A proposta final apresentada hoje pelo Ministério da Saúde aos sindicatos dos médicos prevê um aumento de 917,10 euros mensais na remuneração de entrada dos médicos especialistas que trabalham nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) considerou hoje o "aumento transversal de 3,6%" para os médicos proposto pelo Governo "um insulto a toda a classe", apontando ao executivo "falta de vontade política".
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) mantém as greves que agendou para este mês face à falta de acordo com o Governo sobre aumentos salariais e dedicação plena, disse hoje o secretário-geral à saída de uma reunião negocial.
O Centro Hospitalar Tondela Viseu (CHTV) implementou um sistema integrado de atendimento na área da consulta externa e no átrio principal para otimizar e gerir o tempo de espera dos utentes, anunciou hoje aquela unidade de saúde.
O presidente da Câmara de Constância lançou ao governo um "grito de alerta" e “de revolta", pedindo soluções para a falta de médicos de família, que está a afetar 1.600 utentes em Santa Margarida.