A organização Médicos Sem Fronteiros (MSF) reconheceu hoje o impacto dos ataques insurgentes no norte de Moçambique na saúde mental das populações que regressam a Mocímboa da Praia, após anos de fuga, pedindo mais apoio.
A adesão à greve dos médicos ronda os 95% nos dois principais agrupamentos de centros de saúde de Lisboa e Vale do Tejo e no Hospital Beatriz Ângelo apenas os blocos operatórios de urgência estão a funcionar, segundo o sindicato.
Mais de 2.100 farmácias já aderiram à campanha de vacinação contra a covid-19 e a gripe, abrangendo 92% dos concelhos no país, segundo a Associação Nacional de Farmácias, adiantando que serão elegíveis os maiores de 60 anos.
Moçambique começa hoje a nona campanha de vacinação contra a poliomielite, prevendo chegar a mais de 21 milhões crianças até aos 15 anos nos próximos quatro dias, segundo o Ministério da Saúde (Misau).
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, discursa hoje pela quarta e última vez do mandato sobre o Estado da União, focando-se no futuro do projeto europeu perante apelos para reformas e alargamento do bloco comunitário.
Os médicos da região de Lisboa e Vale do Tejo iniciaram hoje uma greve de dois dias para exigir uma “resposta efetiva” ao caderno reivindicativo sindical e uma proposta de grelha salarial digna, adequada à sua formação.
O número de grávidas transferidas do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para hospitais privados entre 01 de junho e 10 de setembro, na região de Lisboa e Vale do Tejo, representa menos de 1% dos partos realizados nestas instituições.
O Centro de Saúde de Loures está a funcionar desde segunda-feira sem médico de família, obrigando os utentes a longas esperas durante a madrugada, sem garantia de atendimento, situação que se deverá prolongar até 21 de setembro.
A Câmara Municipal da Mealhada aceita a transferência de competências na área da saúde, “desde que o Governo cumpra diversas condicionantes já negociadas”, informou hoje a autarquia do distrito de Aveiro.
A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) anunciou hoje uma nova greve, em 17 e 18 de outubro, em resposta à posição do Governo de "legislar unilateralmente" o novo regime de dedicação plena, sem a concordância dos sindicatos.
A Fundação Caixa Agrícola Costa Azul promove, no próximo dia 22 deste mês, em Santiago do Cacém (Setúbal), o Fórum “O Futuro dos Cuidados Continuados” com a participação de especialistas nacionais nesta área, foi hoje divulgado.
A UNICEF Portugal apelou hoje à sociedade civil para contribuir solidariamente para um Fundo de Emergência destinado a apoiar as crianças em situação de emergência na sequência dos catastróficos sismo em Marrocos e tempestades e cheias na Líbia.
O Governo dos Açores vai investir cerca de quatro milhões de euros em várias obras no Hospital Divino Espírito Santo (HDES), em Ponta Delgada, permitindo “potenciar a capacidade de resposta”, revelou hoje o líder do executivo regional.
A Câmara de Ovar quer que o Governo reverta a afetação dos seus munícipes à futura Unidade Local de Saúde (ULS) de Aveiro ou formalize a sua referenciação a Norte, caso contrário, disse hoje o executivo, equaciona “agir judicialmente”.
Moçambique vai realizar nos próximos quatro dias a nona campanha de vacinação contra a poliomielite, prevendo chegar a mais de 21 milhões de crianças e adolescentes, indicou hoje à Lusa fonte do Ministério da Saúde (Misau).
O Parlamento Europeu (PE) aprovou hoje uma, em votação final global, uma regra que vai possibilitar a pessoas sobreviventes de cancro pedirem um crédito que exija seguro, sem que para isso sejam discriminadas pela doença que tiveram.
O secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, garantiu hoje que insistirá numa proposta para melhorar o salário dos médicos que optem pela dedicação ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), após uma reunião com o bastonário, Carlos Cortes.
O Banco Europeu de Investimento (BEI) vai financiar com 54,5 milhões de euros o Projeto de Resiliência em Saúde (PRS) do Governo angolano, que tem como foco os cuidados primários de saúde, foi hoje anunciado.
A AEP, Associação Empresarial de Portugal vai participar com quatro empresas nacionais do setor médico-hospitalar na Medical Fair Thailand 2023, que decorre em Banguecoque, Tailândia, entre 13 e 15 de setembro.
Cerca de três dezenas de farmacêuticos concentraram-se hoje à entrada do polo principal do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), em greve por atualizações salariais e contra a falta de profissionais no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
As Nações Unidas estão em contacto com as autoridades marroquinas e “prontas para prestar auxílio” ao país, atingido por um sismo na sexta-feira passada que causou mais de 2.800 mortos, disse à Lusa fonte da ONU.
A Generis, líder em Portugal no mercado de medicamentos genéricos, prevê aumentar a faturação para 115 milhões de euros este ano face aos 108 milhões de 2022 e crescer mais 20% até 2025, impulsionada por novos medicamentos biológicos.
Nos cerca de 6.750 partos realizados entre 01 de junho e 10 de setembro na região de Lisboa e Vale do Tejo, apenas 24 grávidas foram transferidas para hospitais privados (0,13%), segundo dados hoje divulgados pela Direção Executiva do SNS.
Combater ideias erradas associadas à demência, promovendo a inclusão das pessoas com demência, é o objetivo da campanha que a Alzheimer Portugal apresenta hoje, com o mote “Cada nota traz uma história”.