O secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM) manifestou-se hoje preocupado com a proposta apresentada pelo Governo antes de regressarem à mesa das negociações e para o qual está a ser preparada uma contraproposta.
O Ministério da Saúde compromete-se a repor as 35 horas semanais para os médicos dos serviços de urgência e reduzir progressivamente o horário naquela atividade, mas adverte que tal não pode prejudicar o acesso a cuidados de saúde.
O presidente da Liga Portuguesa contra o Cancro (LPCC) alertou hoje que o protocolo assinado entre a Câmara de Lisboa e a Fundação Champalimaud pode ter o efeito contrário ao pretendido, causando "ruído e confusão desnecessária".
O governo realiza hoje uma nova ronda negocial com a Federação Nacional dos Médicos (Fnam) e o Sindicato Independente dos Médicos (SIM), após uma reunião inconclusiva na passada sexta-feira.
O presidente do PSD, Luís Montenegro, acusou hoje o Governo de “crime político e crime financeiro” pela forma como tem gerido o ‘dossiê’ da TAP e considerou que António Costa devia pedir desculpa aos portugueses.
A Ordem dos Médicos manifestou-se hoje “muito preocupada” com a situação da urgência obstétrica no Hospital São Francisco Xavier, que acolhe as utentes do Santa Maria devido a obras, alertando para um “modelo inaceitável” na escala para novembro.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) reiterou hoje os apelos a um cessar-fogo imediato em Gaza, após uma noite de intensos bombardeamentos israelitas, com doentes e civis sujeitos a um apagão total das comunicações e da eletricidade.
Os constrangimentos e fechos de urgências de ginecologia-obstetrícia têm vindo avolumar-se por falta de médicos, uma situação que preocupa especialistas e está a criar cada vez mais ansiedade nas grávidas, que não sabem onde vão ter os bebés.
O Hospital D. Estefânia está a receber em média mais 100 doentes por dia devido ao encerramento de urgências pediátricas, uma situação que será agravada com o encerramento noturno do serviço do Amadora-Sintra, que está a gerar preocupação.
Apenas 57% dos utentes com sinais de Acidente Vascular Cerebral (AVC) contactam a linha 112 nas primeiras duas horas após o início dos sintomas, informa o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
O número global de mortes por AVC isquémico pode aumentar para 4,9 milhões até 2030, mas 90% dos casos poderiam ser evitados com o controlo dos fatores de risco, alertou hoje a Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC).
Mais de 2,1 milhões de vacinas contra a covid-19 e gripe foram já administradas desde o início da campanha vacinal deste ano, a maioria em farmácias comunitárias, informou hoje a direção executiva do Serviço Nacional de Saúde.
Um estudo realizado pelo Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) indica que o consumo de sarcocórnia (planta da costa portuguesa semelhante à salicórnia) pode diminuir riscos cardiovasculares, foi hoje divulgado.
Angola deixou de exigir o certificado internacional de vacinação contra a febre-amarela aos cidadãos de 148 países considerados livres da doença, entre os quais Portugal, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Moçambique e Timor-Leste.
Um abaixo-assinado que exige a reposição do horário normal de funcionamento do Serviço de Urgência Básica (SUB) de São Pedro do Sul, que tem sido constantemente encerrado devido à falta de médicos, começou hoje a circular.
O Exército israelita acusou hoje o grupo islamita palestiniano Hamas de utilizar os hospitais da Faixa de Gaza para camuflar as suas instalações de comando e planeamento e esconder combustível.
A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) considera “muito preocupante” as conclusões do estudo que colocam 17% dos juízes em risco elevado de ‘burnout’ e defende que passa pelos conselhos superiores da magistratura melhorar as condições de trabalho.
Quase 17% dos juízes estão em risco elevado de ‘burnout’, com consequências como ‘stress’, dificuldade em dormir e sintomas depressivos, revela um estudo hoje divulgado que recomenda mudanças na gestão dos tribunais e na avaliação dos magistrados.
A secretária da Estado da Inclusão disse hoje que há atualmente 13 mil cuidadores informais com direito a estatuto e que o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social está concentrado em instituir o descanso do cuidador.
O ministro da Saúde reafirmou hoje a disponibilidade para chegar a um entendimento com os sindicatos dos médicos, mas avisou que nenhum acordo pode pôr em causa a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Trabalhadores da administração pública e enfermeiros concentraram-se hoje em frente ao Hospital de São João, no Porto, para reivindicar aumentos salariais e avisar o Governo que manterão as formas de luta até que este vá ao encontro das revindicações.
A greve dos trabalhadores da administração pública no distrito de Faro teve uma adesão significativa, com 90% das escolas sem aulas e serviços de saúde “completamente paralisados”, segundo os sindicatos da Frente Comum.
O Governo alemão admitiu hoje encarar com prudência os números divulgados pelo grupo islamita palestiniano Hamas sobre as vítimas dos bombardeamentos israelitas na Faixa de Gaza, sem contestar o sofrimento infligido aos civis.
O secretário-geral do PCP acusou hoje o Governo de exercer “uma chantagem completamente desproporcionada” sobre os médicos, com a coordenadora do BE a considerar que o executivo terá de ceder nas negociações se quiser “salvar o SNS”.