O secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, afastou hoje a possibilidade de o Papa Francisco, internado há mais de um mês em Roma devido a problemas respiratórios, abdicar devido a questões de saúde.
O Governo justificou a decisão de avançar com parcerias público-privadas (PPP) com a diminuição da qualidade dos serviços médicos nos hospitais de Braga, Vila Franca de Xira e Loures e com as “graves falhas” no Amadora-Sintra e Garcia de Orta.
O Papa precisa de um fluxo menor de oxigénio no seu tratamento, após 32 dias de internamento em Roma devido a problemas respiratórios, e pode dispensar por instantes as cânulas nasais durante o dia, informou hoje o Vaticano.
O Conselho de Ilha do Pico continua a pedir ao Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) obras de reabilitação nos três centros de saúde e a reafirmar a “necessidade urgente” da ampliação da pista do aeroporto, foi hoje revelado.
O Governo da Guiné-Bissau desconhece o número de organizações que trabalham na área da saúde no país, admitiu hoje o ministro da Saúde, Pedro Tipote, indicando que está a decorrer o trabalho de identificação.
A DGS alterou a estratégia de vacinação contra a meningite para proteger as crianças contra mais serotipos da doença invasiva meningocócica, representando um investimento adicional do quase dois milhões de euros, anunciou hoje o Ministério da Saúde.
O Hospital da Horta, nos Açores, vai passar a contar com um equipamento de ressonância magnética nuclear (RMN) que permite a realização de exames com “técnicas inovadoras” e evita a deslocação de utentes para outra ilha, foi hoje anunciado.
Quase 70 unidades de saúde foram destruídas nos últimos três meses nos protestos pós-eleitorais e pelos ciclones que assolaram a província de Nampula, no norte de Moçambique, disse hoje fonte oficial.
Um surto de sarampo, com mais de 140 casos, está a afetar três municípios da província da Lunda Norte, divulgaram hoje as autoridades sanitárias daquela região leste de Angola.
O Caminho de Ferro de Luanda (CFL) suspendeu temporariamente o transporte ferroviário para várias localidades da província angolana do Cuanza Norte, onde este fim de semana 17 pessoas morreram de cólera, para evitar a transmissão da doença.
Investigadores norte-americanos concluíram que o antiviral baloxavir apresenta potencial para tratar pessoas com sintomas graves de gripe aviária, provocada pelo vírus H5N1 e que já originou cerca de 70 infeções humanas nos Estados Unidos.
Cerca de 47 milhões de pessoas subscreveram um apelo global a exigir medidas urgentes para reduzir a poluição atmosférica, responsável por sete milhões de mortes anuais, anunciou hoje a Organização Mundial da Saúde (OMS).
As sociedades ABEX e Excelência Robótica, distribuidoras do sistema robótico de cirurgia da Vinci em Espanha e Portugal, atingiramuma faturação de mais de 150 milhões de euros na Península Ibérica em 2024, um aumento homólogo de 25%.
O reforço de 32 milhões de euros para a empreitada do novo Hospital Central do Alentejo, em Évora, destina-se “a revisões de preços e a trabalhos complementares” da obra, cujo contrato foi prorrogado até final deste ano.
Um estudo do Instituto Gulbenkian de Medicina Molecular vai recrutar, a partir de hoje, 400 doentes com cancro colorretal na Fundação Champalimaud e no Hospital de Santa Maria, para desenvolver um novo teste de diagnóstico não invasivo baseado no microbioma.
A Ordem dos Biólogos exige ao Ministério da Saúde o reconhecimento imediato da carreira dos biólogos clínicos no SNS, alertando que a sua não valorização não só os prejudica, como põe em risco a qualidade dos cuidados aos utentes.
O Instituto de Investigação Clínica e Biomédica da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (iCBR-FMUC) acolhe um café que promove a inclusão de jovens com perturbação do espectro do autismo.
Pelo menos 9.300 moçambicanos morrem anualmente devido a doenças relacionadas com o consumo do tabaco, sendo os mais pobres os que “mais sofrem”, disse hoje fonte do Ministério da Saúde de Moçambique.
A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e os chefes das agências do medicamento alertaram para os perigos dos fármacos de terapias avançadas não regulamentados que estão a ser vendidos a doentes na União Europeia (UE).
Timor-Leste recebeu 1,4 mil milhões de dólares (1,29 mil milhões de euros) da indústria extrativa em 2022, segundo um relatório da Iniciativa para a Transparência nas Indústrias Extrativas (EITI, sigla em inglês).
Na Venezuela há cada vez mais casos de idosos portugueses carenciados a viver em solidão que precisam de acompanhamento, alertou no domingo a presidente da Sociedade de Beneficência de Damas Portuguesas (SBDP), Lucecita Fernandes.
A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) anunciou hoje que entregou um pré-aviso de greve a prolongar a paralisação ao trabalho suplementar nos centros de saúde até 11 de maio.
O Vaticano divulgou hoje a primeira fotografia do Papa em mais de um mês, onde se vê Francisco na missa na capela do hospital, em Roma, onde está internado desde 14 de fevereiro.
O número de casos de cólera em Angola continua a aumentar, totalizando 7.284 desde 07 de janeiro, com mais 165 registos e 17 mortes nas últimas 24 horas, o maior número desde o início do surto.