A coordenadora do BE, Mariana Mortágua, acusou hoje o Governo de apresentar um plano de emergência que vai destruir o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e entregá-lo ao setor privado, prejudicando os utentes com “soluções esgotadas”.
A diretora da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), Susana Guedes Pombo, foi eleita presidente do Conselho da Organização Mundial de Saúde Animal para um mandato de três anos.
PSD e CDS consideram hoje que o plano de emergência do Governo vai aumentar a eficiência do Serviço Nacional de Saúde (SNS), melhorar a resposta aos utentes e valorizar os profissionais deste sistema, afastando preconceitos ideológicos.
O Governo vai lançar uma campanha nacional de sensibilização para a redução de resíduos, no valor de 20 milhões de euros, revelou hoje a ministra do Ambiente e da Energia, Maria da Graça Carvalho.
O secretário-geral do PS acusou hoje o Governo de não ter apresentado um plano de emergência para a saúde, mas sim um 'powerpoint' com medidas que descrevem o atual trabalho do SNS, considerando que foi uma “profunda desilusão”.
O PCP acusou hoje o Governo PSD/CDS-PP de querer degradar o SNS e desviar recursos para os grupos privados com um Plano de Emergência que não reforça a capacidade de resposta dos serviços públicos nem valoriza carreiras.
A Associação Nacional de Cuidados Continuados (ANCC) lamentou hoje a ausência de medidas para o setor no Plano de Emergência para a Saúde, questionando como será feita a libertação de camas indevidamente ocupadas nos hospitais.
Mais de 266.000 utentes estão neste momento inscritos para cirurgia, dos quais mais de 74.000 acima dos tempos máximos de resposta garantida (TMRG), sendo que destes, 9.374 são doentes oncológicos, avançou hoje a ministra da Saúde.
A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) considerou hoje que o Plano de Emergência da Saúde apresentado pelo Governo é um conjunto de medidas vazias, que precarizam mais a profissão.
O Chega indicou hoje o nome de Cristina Rodrigues para ser a deputada relatora da comissão parlamentar de inquérito ao caso das gémeas, que aprovou por unanimidade projeto de regulamento e a grelha de tempos.
A NOVA Medical School promove na quinta-feira no Mercado de Alvalade, em Lisboa, a iniciativa "1 dia no Mercado: N2Care", que visa promover a literacia alimentar e incentivar o uso de produtos locais e sazonais.
O primeiro-ministro afirmou hoje que, com o plano de emergência e transformação para a saúde, não pretende “vender a ilusão” que as dificuldades se vão resolver rapidamente, alegando que o setor enfrenta problemas “profundos e estruturais”.
O candidato da IL às europeias considerou hoje que o programa de emergência para a saúde, apresentado pelo Governo da AD, não vai “suficientemente longe” na redução das listas de espera e atribuição de mais médicos de família.
As grávidas vão ter um canal de atendimento direto, disponível através do SNS24, para garantir que são encaminhadas devidamente para os hospitais mais perto da sua casa, anunciou hoje a ministra da Saúde.
A resposta nos cuidados de saúde primários nos concelhos de Sintra e Cascais vai ser reforçada com um protocolo com o Hospital de Cascais, que funciona em parceria público-privada, segundo o Plano de Emergência da Saúde aprovado em Conselho de Ministros.
O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, disse hoje esperar uma resposta do Governo na próxima semana sobre o novo Centro Temporário de Acolhimento para pessoas em situação de sem-abrigo.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), disse hoje que é fundamental contratar profissionais e regularizar os precários, já que a Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) necessita de, pelo menos, mais de 70 enfermeiros.
O Governo vai lançar até final do ano um concurso público para a criação de 20 Unidades de Saúde Familiar geridas pelos setores social e privado em regiões com falta de médicos de família.
O primeiro-ministro anunciou hoje que o programa de emergência para a saúde pretende esgotar os recursos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) até ao limite, mas conta também com os setores social e privado de forma complementar.
O Governo vai criar centros de atendimento clínico para atender situações agudas de menor complexidade e urgência, que funcionarão como “coroa de proteção” aos serviços de urgência hospitalares.
O candidato da AD às eleições europeias considerou “uma coincidência feliz” o Governo apresentar hoje o plano de emergência para a saúde, num dia em que ouviu queixas sobre a falta de médico de família no mercado de Setúbal.
A José de Mello elegeu Isabel Caldeira e Luísa Delgado como membros do Conselho de Administração, numa altura em que Isabel Jonet e Maria Amélia de Mello cessaram funções, foi anunciado.
O Governo vai atribuir incentivos adicionais aos hospitais públicos para garantir que os doentes oncológicos que ultrapassem os tempos de espera recomendados sejam operados num prazo máximo de três meses.
O lucro da José de Mello, dono da CUF, subiu 3% para 95 milhões de euros em 2023, ano em que fechou com mais 2.000 postos de trabalho, com o crescimento de todos os negócios, disse hoje o CEO.