O economista e investigador Vítor Castro é o vencedor da primeira edição do prémio Pedro Pita Barros, com um estudo que analisou o impacto do consumo de açúcar na despesa em saúde.
A Direção-geral da Saúde recomenda suplementos de vitaminas e minerais para bebés e grávidas com alimentação vegetariana e lembra que a dieta não omnívora no primeiro ano de vida deve estar sempre sob supervisão médica.
A Estratégia Nacional para a Alimentação do Lactente e da Criança Pequena prevê a criação de uma rede nacional de bancos de leite materno e a revisão dos direitos de parentalidade, sobretudo das licenças para amamentar e de maternidade.
Investigadoras da rede 'Global Portuguese Scientists' (GPS) defenderam terça-feira que o crescente avanço tecnológico e, consequentemente, a sua aplicação na área alimentar vai permitir desenvolver as ferramentas necessárias para "termos o que comer no futuro".
O Governo dos Açores e a oposição divergiram terça-feira sobre as vantagens da criação da empresa Saudaçor, que, segundo os partidos, é responsável por um “enorme fracasso” que se traduziu em 750 milhões de euros de dívida.
O secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM) saudou terça-feira o primeiro-ministro pela sua indigitação e pela recondução de Marta Temida como ministra da Saúde, manifestando “total disponibilidade” para “fortalecer e salvar” o SNS.
O Ministério da Agricultura anunciou terça-feira estar em curso um programa nacional de prospeção direcionado para a identificação da presença do percevejo asiático em Portugal.
O editorial da revista científica internacional “The Lancet” dedicado ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) e ao desinvestimento na saúde em Portugal “parece esquecer que houve uma crise económica em Portugal”, defendeu terça-feira o Governo, que reconhece “problemas passados”.
A bastonária dos Enfermeiros destaca que a ministra da Saúde terça-feira reconduzida foi a governante que “apelidou os enfermeiros de criminosos”, mas acredita que há sempre margem para corrigir trajetos e manifesta-se disponível para o diálogo.
O serviço de urgências pediátricas no hospital Garcia de Orta poderá ser assegurado com médicos do setor privado até que haja uma solução definitiva, adiantou hoje o Governo, que admite rever o número de urgências pediátricas abertas em Lisboa.
Marta Temido continuará como ministra da Saúde no novo Governo, depois de em outubro do ano passado ter substituído no cargo Adalberto Campos Fernandes, num ano em que a agitação no setor não diminuiu.
O bastonário da Ordem dos Médicos entende que o primeiro-ministro “não está a saber aproveitar a nova oportunidade que os portugueses lhe deram” ao manter os mesmos ministros da Saúde e das Finanças.
Os profissionais do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, no distrito do Porto, passaram a usar crachás com a mensagem “Olá, o meu nome é” para humanizar a sua relação com os colegas e doentes.
A presidente da Câmara de Almada, Inês de Medeiros, disse terça-feira ver com preocupação os encerramentos frequentes das urgências pediátricas do Hospital Garcia de Orta, sublinhando que vai pedir uma reunião à tutela, quando o novo Governo for constituído.
A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) reagiu terça-feira com descontentamento e preocupação à atribuição de 15 vagas para assistente graduado sénior aos hospitais da região, quando tinham sido identificadas 110.
O bastonário da Ordem dos Médicos afirmou hoje que o "Orçamento do Estado para 2020 já irá revelar se o próximo Governo vai cumprir as promessas do primeiro-ministro António Costa de reforçar o investimento no setor público da saúde".
A Câmara de Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, anunciou hoje a destruição de 30 ninhos de vespa asiática no concelho, dos quais 95% eram ninhos definitivos.
A Ordem dos Nutricionistas alertou hoje o Governo para a urgência de aumentar a verba para a prevenção no próximo Orçamento do Estado, lembrando que Portugal é dos países europeus com maior número de anos de vida saudáveis perdidos.
O presidente da Câmara Municipal de Seia, Carlos Filipe Camelo (PS), solicitou uma audiência ao primeiro-ministro para resolução "do estado calamitoso em que se encontra a saúde" no concelho, foi hoje anunciado.
Apenas metade dos profissionais de saúde toma a vacina da gripe, quando são um grupo prioritário para vacinação, alerta a Sociedade Portuguesa de Pneumologia.
O Conselho de Saúde da Confederação Empresarial de Portugal manifestou hoje preocupação com o défice do Serviço Nacional de Saúde e defendeu o aumento do orçamento do SNS em 500 milhões de euros.
Um estudo do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) concluiu que as crianças que têm, em redor das suas escolas e casas, espaços verdes, apresentam um “menor risco de desenvolver doenças no futuro”, revelou a responsável.
O distrito do Porto regista 12 novos casos de cegos por mês que, alerta a ACAPO, desesperam com a falta de sonorização nos semáforos, multibancos e estações de metro e sonham com um apartamento especial para aprender tarefas domésticas.
Quatro listas disputam as eleições para a Ordem dos Enfermeiros, que decorrem em novembro, e a única que viu excluídas as candidaturas apresentadas aos órgãos nacionais e regionais já anunciou que vai impugnar o ato eleitoral.