A proposta de Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) confirma que o novo Hospital Central da Madeira, obra orçada em cerca de 340 milhões de euros, vai ser cofinanciado em 50% pelo Governo da República, como reclamava a região.
Portugal já aprovou este ano 1.109 pedidos de evacuação de doentes de países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP), para serem tratados nos hospitais nacionais, disse à Lusa a chefe da divisão de cooperação da Direção-Geral de Saúde.
O parlamento dos Açores aprovou hoje três audições a propósito de uma alegada "promiscuidade" entre o setor público e privado na execução do programa "Vale Saúde", que tem o intuito de atenuar as listas de espera no setor.
A Assembleia Municipal de Viseu vai convocar os grupos municipais para tomarem iniciativas relativamente à degradação do serviço de urgência do Hospital de São Teotónio, anunciou hoje o seu presidente, Mota Faria.
A Deco detetou vestígios de chumbo e componentes de óleos minerais derivados de petróleo em quantidades superiores às consideradas seguras em batons vermelhos à venda no mercado e já comunicou o caso ao Infarmed.
A Associação Dignitude lança hoje uma campanha nacional de angariação de fundos para ajudar quem, por dificuldades financeiras, não consegue comprar os medicamentos prescritos pelo médico, uma situação que afeta pessoas de todas as idades.
A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) inaugura hoje um novo edifício onde vai funcionar também o Centro Académico Clínico de Lisboa, do qual se esperam “novas terapêuticas e tecnologias inovadoras no combate às doenças cardiovasculares”.
A insuficiente resposta de cuidados continuados em saúde mental obriga um número elevado de doentes a permanecerem internados, segundo em estudo, que defende ser urgente alargar a oferta para dar resposta aos doentes e às famílias.
O Estado deve planear os recursos humanos em saúde mental para a próxima década, eliminando as assimetrias geográficas e a escassez de profissionais, para que o Serviço Nacional de Saúde possa prestar cuidados de qualidade atempadamente, preconiza um estudo.
O Algarve tem apenas um psiquiatra da infância e adolescência no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e no Alentejo existem só dois, mostrando grandes disparidades no acesso a cuidados de saúde mental em Portugal.
Os portugueses compraram no ano passado mais de 10 milhões de embalagens de ansiolíticos e quase nove milhões de embalagens de antidepressivos, com os fármacos para a ansiedade a apresentarem tendência estável enquanto os da depressão crescem.
O presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Henrique Barros, defende que é urgente combater o estigma e a discriminação que as pessoas com doença mental ainda sofrem e assegurar os seus direitos.
O Presidente da República considerou hoje que as consciências dos portugueses “estão mais despertas” para o problema dos sem-abrigo, e que atualmente já não se “faz de conta” que não existe, pelo que a mudança “não pode parar”.
O ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, lamentou que a cimeira da ONU sobre o clima, que hoje terminou em Madrid, soubesse “a pouco” porque “o pouco que tinha para concluir não concluiu”.
O Presidente da República alertou hoje que os portugueses esperam que o Orçamento do Estado o próximo ano, aprovado no sábado em Conselho de Ministros, vá "mais longe" em matérias como saúde, justiça ou reforma da administração pública.
Com o encerramento da urgência pediátrica noturna, o Hospital Garcia de Orta, em Almada, tornou-se em 2019 num símbolo da degradação do SNS que tem sido apontada por profissionais do setor nos últimos anos.
A ministra da Saúde, Marta Temido, expressou hoje a vontade de Portugal "continuar empenhado em reforçar" a cooperação com os países de língua portuguesa no transporte de doentes para território nacional para receberem tratamento.
Representantes dos ministérios da Saúde dos Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) assinaram hoje, em Lisboa, um novo acordo para a cooperação no setor que se prevê "pragmático" para enfrentar os desafios.
Os alertas para o “tempo de emergência” que vive o Serviço Nacional de Saúde (SNS), em “fim de linha” e a caminhar para um modelo de serviços mínimos, marcaram hoje o discurso de posse da bastonária dos enfermeiros.
O vulcanólogo Victor Hugo Forjaz disse hoje que uma nova ilha poderá surgir nos Açores entre as ilhas do Faial e São Jorge, na sequência de “movimentos ascendentes” que se têm vindo a registar no mar.
O Serviço Regional de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM) anunciou hoje a criação de consultas complementares em três centros de saúde e uma linha telefónica no âmbito do Plano de Contingência de Inverno.
O Hospital Geral Provincial da Lunda Sul registou, em novembro, uma média diária de cinco casos de circuncisões mal realizadas a crianças, que chegam àquela unidade hospitalar angolana com hemorragias e infeções.
O Bloco de Esquerda (BE) dos Açores congratulou-se hoje com a aprovação da proposta para que deixem de ser cobradas a maior parte das taxas moderadoras na região, lamentando todavia que o texto inicial, mais "abrangente", não tenha avançado.
A Maternidade Alfredo da Costa (MAC), em Lisboa, vai reabrir no início do ano as consultas de recrutamento de dadores de óvulos e espermatozoides, uma notícia saudada pela Sociedade Portuguesa de Medicina de Reprodução.