Portugal contabiliza hoje mais seis mortos relacionados com a covid-19 e 854 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).
O Conselho de Ministros aprovou hoje o decreto-lei que permite integrar nos quadros cerca de três mil profissionais do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares (CDU), alertou hoje para a falta de recursos humanos nos centros de saúde e no Hospital Beatriz Ângelo, apontando para alguns constrangimentos no acesso aos cuidados de saúde.
A Bial criou uma filial nos EUA para desenvolvimento de terapias para a doença de Parkinson e comprou os projetos de investigação nesta área à norte-americana Lysosomal Therapeutics, num investimento estimado até 130 milhões de dólares, foi hoje anunciado.
Saúde e transportes constituem duas das principais preocupações que a população da ilha de Santa Maria assinala como prioridades nas reivindicações para a próxima legislatura nos Açores, problemas “sucessivamente colocadas” ao atual executivo regional do PS.
A Agência Europeia do Medicamento (EMA) deu parecer favorável ao uso de dexametasona em doentes com covid-19 que necessitem de suporte ventilatório, anunciou o Infarmed.
São Paulo, o estado brasileiro mais afetado pela covid-19, assinou hoje um contrato para receber 46 milhões de doses da vacina "coronavac", do laboratório chinês Sinovac, e que pretende aplicar à população a partir de 15 de dezembro.
“A terapia fotodinâmica já existe no mercado e é utilizada para tratamento de doentes oncológicos. O que vamos fazer agora é “testá-la” na eliminação do SARS-COV-2”, revela Luís Arnaut, professor de Química da Universidade de Coimbra.
A ministra da Saúde disse hoje que a utilização de testes rápidos de diagnóstico covid-19 “não foi ainda considerada” para outros contextos para além do “diagnóstico urgente” em casos suspeitos sintomáticos quando está em causa “o controlo da transmissão”.
A ministra da Saúde, Marta Temido, admitiu hoje que possam surgir mais casos de infeção com o novo coronavírus decorrentes do surto detetado no hospital de Beja que regista 32 casos entre profissionais de saúde.
A Plataforma para o Desenvolvimento da Região de Coimbra, que foi hoje apresentada, está a avaliar os efeitos da pandemia nos 19 concelhos que integram aquela Comunidade Intermunicipal (CIM).
A região de Lisboa e Vale do Tejo contabiliza 351 doentes internados por covid-19, 66 dos quais em cuidados intensivos, e a região Norte tem um total de 162 internamentos, anunciou hoje a ministra da Saúde.
Os suínos e as aves não são suscetíveis à infeção pela pandemia de covid-19, segundo estudos experimentais, mas “várias espécies animais” correm esse risco natural ou experimental, avançou hoje a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).
A ministra da Saúde garantiu hoje que o Instituto de Segurança Social (ISS) “está a trabalhar” para conseguir recrutar “o máximo de elementos” para as brigadas distritais de intervenção rápida de apoio a lares com surtos de covid-19.
A ministra da Saúde afirmou hoje que se verifica uma tendência clara de recuperação da resposta dos serviços a situações não covid, mas admitiu ser difícil atingir os níveis de 2019, ano que considerou exemplar na assistência do SNS.
A Ordem dos Médicos do Centro lamentou hoje que a linha SNS 24 esteja a encaminhar crianças e jovens "sem critério clínico" para as urgências hospitalares e pediu a definição urgente de "um plano seguro e com medidas inequívocas".
Portugal contabiliza hoje mais oito mortos relacionados com a covid-19 e 825 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).
O bastonário da Ordem dos Médicos afirmou hoje que Portugal está perante “um furacão” e que será “extraordinariamente difícil” lutar contra ele “apenas com o Serviço Nacional de Saúde”, referindo-se à luta contra a pandemia.
O cancro colorretal é o terceiro que mais mata, ainda que seja dos mais fáceis de detetar, desde que se faça um rastreio, como nos diz Vítor Neves, presidente da Europacolon Portugal.
A Ordem dos Médicos (OM) repudiou hoje a “instrumentalização” e a responsabilização dos médicos de família pelas dificuldades de acesso reportadas por utentes aos centros de saúde, quando a resposta à pandemia de covid-19 concentra as maiores atenções.
A pandemia do novo coronavírus provocou pelo menos 5.653 mortos nas últimas 24 horas, elevando para 1.012.093 os mortos no mundo desde o surgimento da doença no final de dezembro, indica um balanço diário da AFP.
O núcleo de Faro do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) entregou hoje no parlamento uma petição com 4.715 assinaturas a solicitar aos deputados que intervenham junto da tutela da saúde para cumprir compromissos assumidos em 2019 para valorizar a profissão no Algarve.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) nos Açores congratulou-se hoje com a contagem, para efeitos de valorização salarial, dos anos de serviço de todos os profissionais de saúde dos hospitais que, até 2019, tinham contrato individual de trabalho.
Portugal tem 302 surtos ativos no país, a maior parte no Norte, todos eles caracterizados pelas autoridades de saúde, segundo os dados revelados hoje no parlamento pela diretora-geral da saúde.