A Associação D3 - Defesa dos Direitos Digitais admite avançar com uma providência cautelar para travar a obrigatoriedade de instalar a aplicação StayAway Covid e defende que “as Apps obrigatórias não pertencem a uma Europa democrática”.
Um grupo de cidadãos pediu hoje explicações ao ministro do Ambiente e da Ação Climática sobre o abandono a que foi votado o Pinhal de Leiria, três anos após o incêndio que consumiu 86% da sua área.
A associação ambientalista Quercus mudou de posição e é agora contra a construção de um novo aeroporto no Montijo, apoiando outras associações do setor desfavoráveis ao empreendimento.
O primeiro-ministro diz que as novas medidas decretadas na quarta-feira por causa da pandemia, que incluem a declaração do estado de calamidade, surgiram porque era preciso dar um abanão ao país para que se alterem comportamentos.
Os trabalhadores das Misericórdias estão hoje em greve, em defesa de melhores condições salariais, reivindicando o pagamento de direitos instituídos há mais de 20 anos e as compensações devidas pelo trabalho durante a pandemia de covid-19.
O Ministério da Saúde do Brasil lançou na quarta-feira um programa de medicina de precisão, através da criação de um banco de dados com 100 mil genomas de brasileiros para tentar antecipar o diagnóstico de doenças.
Um estudo realizado por mais de 70 investigadores brasileiros indica que o novo coronavírus pode afetar o cérebro e provocar a morte de neurónios, mesmo em pacientes leves, que não tenham necessitado de tratamento hospitalar.
Portugal continental entrou às 00:00 de hoje em situação de calamidade devido ao aumento do número de casos de covid-19, com novas regras restritivas para travar a expansão da pandemia.
O Governo entregou hoje, no parlamento, a lei que torna obrigatório o uso de máscara na rua e a “utilização StayAway covid em contexto laboral ou equiparado, escolar e académico", sob pena de multa até 500 euros.
Um grupo de 80 investigadores alertou hoje, em carta aberta divulgada pela revista científica The Lancet, que as abordagens de imunidade de grupo para gerir a pandemia de covid-19 são “uma falácia perigosa”, sem suporte científico.
Pelo menos 97 pessoas de um lar no concelho de Beja, entre utentes e funcionários, estão infetadas com o novo coronavírus, disse hoje à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal, Paulo Arsénio.
Pelo menos 30 elementos da Marinha Portuguesa estão infetados com novo coronavírus, cinco dos quais nas Instalações Navais de Alcântara, em Lisboa, disse hoje à agência Lusa a porta-voz deste ramo das Forças Armadas.
O Hospital da Prelada, no Porto, revelou hoje em comunicado a existência de um surto de covid-19 na instituição, envolvendo 11 colaboradores do Serviço de Medicina Física e Reabilitação e cinco doentes, todos assintomáticos.
A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) considera que tornar o uso da aplicação 'StayAway Covid' obrigatória “suscita graves questões relativas à privacidade dos cidadãos” e aguarda pela oportunidade de se pronunciar no Parlamento.
A Câmara Municipal de Alvaiázere anunciou hoje que existem 11 pessoas infetadas no concelho, resultado de dois focos de infeção por SARS-CoV-2 num lar, onde há nove casos, e num agrupamento de escolas, onde se registaram outros dois.
O Presidente da República defendeu hoje que não há democracia em Portugal sem um poder local forte e, atualmente, com o “passo importante” da descentralização, não se pode dar só atribuições e competências, também se “exige recursos”.
A Comissão Distrital de Proteção Civil do Porto, em articulação com a tutela, vai preparar “se possível já no fim de semana” dois espaços no distrito para acolher, separadamente, casos positivos e negativos covid-19, revelou hoje o presidente.
A Madeira registou hoje cinco novos casos de covid-19, todos importados, elevando para 104 o total de infeções ativas no arquipélago, indicou o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE), apontando que há também 18 situações em estudo.
Quatro médicos militares das Forças Armadas estão a prestar apoio ao hospital de Beja, desde o passado dia 08, na sequência do surto de covid-19 registado na unidade, que infetou 36 profissionais, foi hoje revelado.
A Escola Básica da Quinta da Granja, em Castelo Branco, foi encerrada, porque a investigação "considerou de risco" todos os profissionais da escola, que foram testados e colocados em quarentena, explicou a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).
O Presidente da República apelou hoje a que todos os cidadãos sejam responsáveis no cumprimento das regras sanitárias e destacou que “se houver uma parte que não queira fazer” será “um todo que sofrerá”.
O atual e os antigos Bastonários da Ordem dos Médicos decidiram escrever uma carta aberta à Ministra da Saúde para que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) lidere a resposta a dar aos doentes COVID e não COVID-19.
O PSD considerou hoje que o Serviço Nacional de Saúde atravessa uma situação de “caos instalado” que poderá culminar numa “tragédia”, e defendeu que “não é o tempo de esperar por milagres”, mas ouviu críticas de não apresentar propostas.
O presidente da Associação Nacional dos Cuidados Continuados (ANCC), José Bourdain, considerou hoje “estranhíssimo” a rede destes cuidados ter uma ocupação tão baixa, numa altura em que há “imensas dificuldades” no acesso.