O médico António Pais Lacerda, diretor do serviço de Medicina Interna II do Hospital Santa Maria, em Lisboa, alerta que o medo de perder salário ou emprego leva pessoas infetadas com o novo coronavírus a esconderem a sua situação.
Os doentes estão a chegar mais tardiamente ao hospital e com situações mais avançada das suas doenças, alertam médicos, que reiteram o apelo para as pessoas não terem receio de ir aos serviços de saúde.
Cerca de 50 das 60 camas de enfermaria para doentes covid-19 do Hospital de Santa Maria têm estado ocupadas no último mês, com a equipa médica receosa que de repente surjam muitos doentes nesta segunda vaga da pandemia.
A urgência dedicada aos casos suspeitos de covid-19 do Hospital Santa Maria, em Lisboa, reflete a evolução da pandemia em Portugal com doentes a avolumarem-se à porta para realizar o teste e no interior a capacidade quase esgotada.
Um comportamento recatado e os habitantes sempre alerta com “o bicho” são apontados como os “segredos” que têm “protegido” Fronteira (Portalegre) da covid-19, que só esta semana registou o primeiro infetado desde o início da pandemia.
França está a braços com a maior crise sanitária da sua história com a pandemia da COVID-19, mas não é a única. Paulo Marques, presidente da Associação de Autarcas portugueses em França, que representa 7200 presidentes lusodescendentes, afirma em entrevista ao Canal S+, que “existem duas pandemias em França ao mesmo tempo: uma é a COVID-19 e outra o terrorismo extremista islâmico”.
A circulação de pessoas para fora do concelho de residência está limitada em Portugal a partir das 00:00 de hoje, até às 06:00 de terça-feira, no âmbito das medidas para conter a pandemia de covid-19.
A Comissão Europeia anunciou hoje que vai disponibilizar 220 milhões de euros para transferência de pacientes com covid-19 para outros países da União Europeia (UE), visando evitar a rutura nos sistemas de saúde nacionais, nomeadamente nos cuidados intensivos.
O Brasil somou 513 mortos e 26.106 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 158.969 óbitos e aproximando-se das 5,5 milhões de infeções (5.494.376), informou hoje o executivo.
A circulação de pessoas para fora do concelho de residência vai ser limitada em Portugal a partir das 00:00 de sexta-feira, até às 06:00 de terça-feira, no âmbito das medidas para conter a pandemia de covid-19.
A presidente da Comissão Europeia classificou hoje o acordo para futura “distribuição justa” de vacinas para a covid-19 na União Europeia (UE) como “boa notícia”, pedindo aos Estados-membros para preparem já os seus planos nacionais de vacinação.
O presidente do Conselho Europeu garantiu hoje, no final de uma videoconferência entre os líderes da União Europeia, que os 27 estão “unidos” para enfrentar a “luta difícil” contra a segunda vaga da covid-19, que classificou como “brutal”.
O primeiro-ministro afirmou hoje que a União Europeia fará uma distribuição equitativa e em função da população de cada Estado-membro da futura vacina anti-covid-19, cabendo a Portugal ter concluído em novembro a estratégia nacional de vacinação.
A França ultrapassou hoje a barreira das 36 mil mortes associadas à covid-19, na véspera da entrada em vigor de um novo confinamento à escala nacional decretado pelo Governo para tentar travar a propagação do novo coronavírus.
O primeiro-ministro afirmou hoje que o Governo não exclui nenhuma medida contra a covid-19, mas frisou que a luta contra a pandemia é uma corrida de fundo e as medidas devem ser modeladas em função da necessidade.
A Associação de Juristas Católicos (AJC) teme que a “indiferença perante injustificadas restrições de liberdades fundamentais” para combater a pandemia de covid-19 contribua para a desvalorização da “liberdade religiosa”, disse hoje a direção.
No dia Mundial do AVC, a denúncia parte da associação de defesa dos sobreviventes de acidentes vasculares cerebrais (AVCs). Em entrevista ao Canal S+, Diana Wong Ramos garante que “muitas pessoas estão completamente perdidas. Parece que o SNS só está focado no COVID e não pode ser”, sublinha a responsável da direção da Portugal AVC.
A vice-presidente executiva da AHP lamenta que o Governo não tenha autorizado, entre 30 de outubro e 03 de novembro, a circulação dos residentes em território continental com reservas em alojamentos e alerta para uma vaga de “encerramentos brutais”.
A PSP e a GNR vão realizar, a partir de sexta-feira, operações de patrulhamento, sensibilização e fiscalização em todo país para garantir as regras em vigor de contenção da pandemia de covid-19 no âmbito das limitações de circulação entre concelhos.
A aplicação da legislação nacional sobre a obrigatoriedade de máscaras, a comparticipação das despesas dos visitantes com testes positivos à chegada e a proibição de adeptos nos estádios são novas medidas anunciadas hoje pelo governo madeirense.
O coronavírus SARS-CoV-2, causador da pandemia de covid-19, tem centenas de mutações, mas uma das mais presentes atualmente na segunda vaga que vive a Europa ocorreu primeiro em Espanha, concluem cientistas espanhóis e suíços num estudo hoje divulgado.
O presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, disse hoje que vê com naturalidade a possibilidade de virem a ser adotadas medidas mais restritivas de forma a proteger a capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O PSD/Madeira considerou hoje que a adaptação das medidas sociais operada pelo Governo Regional, face à pandemia de covid-19, se tornou "mais evidente" nos concelhos rurais e com uma população mais envelhecida.
Os líderes do Canadá e das instituições europeias, reunidos hoje em cimeira conjunta, sublinharam que a “solidariedade, cooperação e multilateralismo” são essenciais no combate ao covid-19 e saudaram a “aliança estreita, sólida e robusta” que une os dois blocos.