SAÚDE QUE SE VÊ

Novo Pacto de Cooperação para o setor social pode ficar fechado na próxima semana

LUSA
15-04-2021 07:05h

As instituições de solidariedade social podem fechar no próximo dia 20 de abril uma revisão do Pacto de Cooperação com o Estado, adiantou o presidente da União das Misericórdias Portuguesas (UMP) em entrevista a um ‘podcast’ do PS.

Segundo Manuel Lemos, presidente da UMP, em entrevista ao ‘podcast’ do PS ‘Política com Palavra’, o setor “tem estado a trabalhar” com a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, e com Edmundo Martinho, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que tem acompanhado o setor social no processo de negociação com o Governo.

“No próximo dia 20 vamos, se não fechar, ficar muito perto de encerrar [as negociações]. Só estamos separados por três pontinhos para eventualmente celebrar esse pacto”, disse Manuel Lemos, sem adiantar pormenores sobre os termos do novo acordo com o Estado.

Segundo o presidente da UMP, a proposta de rever o Pacto de Cooperação com o setor social – assinado em 1996 quando o primeiro-ministro era António Guterres – surgiu em setembro passado, numa ida dos representantes das instituições de solidariedade social ao Palácio de São Bento para uma conversa com o primeiro-ministro, António Costa, que “agarrou a ideia com ambas as mãos”.

O presidente da UMP fez ainda um “balanço muito positivo” do processo de vacinação nos lares de idosos, apontando que nos últimos 15 dias não se registou qualquer óbito nas mais de 400 instituições das misericórdias portuguesas. Defendeu ainda que a decisão de começar por vacinar os mais velhos contra a covid-19 “foi corajosa”.

Manuel Lemos confirmou que este será o seu último mandato à frente da UMP afirmando que "é preciso dar lugar a outros".

MAIS NOTÍCIAS