O primeiro-ministro revelou hoje que a Direção Geral da Saúde (DGS) vai apresentar na próxima semana um plano de medidas contra a covid-19 para o período outono/inverno e exortou ao cumprimento regras de prevenção já em vigor.
Em entrevista ao Canal S+, o Bastonário da Ordem dos Psicólogos, além dos pontos que é necessário mudar no SNS, deu exemplos de coisas positivas. Uma delas foi a criação da Linha de Aconselhamento Psicológico, integrada na Linha SNS24, que surgiu durante a pandemia, mas que vai continuar.
Portugal contabiliza hoje mais seis mortos relacionados com a covid-19 e 780 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).
O primeiro-ministro afirmou hoje que Portugal está a acompanhar a tendência europeia de aumento de infetados com o novo coronavírus e que, se essa evolução se mantiver, poderá atingir os mil casos diários de covid-19 na próxima semana.
O presidente do Conselho Regional Sul da Ordem dos Médicos continua preocupado com o número de portugueses que deixaram de ter acesso aos devidos cuidados de saúde.
O primeiro Centro de Responsabilidade Integrada (CRI) de Urologia, na região de Lisboa e Vale do Tejo, abriu no início de Setembro, no Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC). O Canal S+ conversou com o professor Luís Campos Pinheiro que vai dirigir o novo CRI.
Na semana em que se assinalou o Dia Mundial da Dermatite Atópica (14 de Setembro), Joana Camilo em entrevista ao Canal S+ garante que “uma das principais mensagens a transmitir aos doentes é que não estão sozinhos”.
A pandemia do novo coronavírus já causou a morte a mais de 946 mil pessoas e infetou mais de 30,2 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP baseado em dados oficiais.
Na semana em que se comemoraram os 41 anos do SNS, o Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses valoriza a existência de um serviço publico, “universal que veio dar cobertura a todos os portugueses independentemente da sua condição social”.
A diretora-geral da Saúde afirmou hoje no Tribunal de Almada que não lhe foi comunicado qualquer impacto significativo para a saúde pública na sequência de um estudo epidemiológico sobre consequências da poluição provocada pela Siderurgia Nacional, no Seixal.
A Comissão Europeia confirmou hoje a sua participação no mecanismo COVAX para um acesso equitativo às vacinas covid-19 a preços acessíveis e assinou um segundo contrato para aquisição de 300 milhões de doses de vacina.
A República Checa, com 3.130 novas infeções nas últimas 24 horas, e a Hungria, com 941 casos no mesmo período, registaram o maior número de infeções pelo novo coronavírus desde o início da pandemia, informaram hoje as autoridades de saúde dos dois países.
O número de mortos em África devido à covid-19 subiu para 33.403 nas últimas 24 horas, após o registo de mais 152 vítimas mortais, com as infeções a atingirem os 1.131.838, segundo dados oficiais.
A Índia registou 1.174 mortes causadas pela covid-19 nas últimas 24 horas e 96.424 novos casos, indicou hoje o Ministério da Saúde indiano.
O gabinete de crise para o acompanhamento da evolução da covid-19 em Portugal reúne-se hoje de urgência na residência oficial do primeiro-ministro, em S. Bento.
O México registou 201 mortes causadas pela covid-19 e 3.182 contágios nas últimas 24 horas, disseram na quinta-feira as autoridades de Saúde mexicanas.
Os Estados Unidos registaram 928 mortes causadas pela covid-19 e 44.254 infetados nas últimas 24 horas, indicou na quinta-feira a Universidade Johns Hopkins.
A delegada de Saúde Pública do Médio Tejo defendeu hoje que as cerimónias religiosas do 13 de Outubro no Santuário de Fátima, Ourém, decorram "sem a presença de peregrinos", a exemplo do que sucedeu em 13 de Maio.
O Reino Unido registou 3.395 novas infeções e 21 mortes de covid-19 nas últimas 24 horas, segundo o Ministério da Saúde britânico, que hoje anunciou restrições mais rigorosas no nordeste de Inglaterra.
Moçambique registou mais 167 casos de covid-19, sem novas mortes, totalizando 6.161 infeções e 39 óbitos desde que foi declarada a pandemia, há seis meses, informou hoje o Ministério da Saúde (Misau) moçambicano.
O primeiro-ministro, António Costa, convocou com caráter de urgência, para sexta-feira, em São Bento, uma reunião do gabinete de crise para o acompanhamento da evolução da covid-19 em Portugal, disse hoje à agência Lusa fonte do Governo.
Mais de um mês após o lançamento do concurso para colocação dos 365 médicos de família, os especialistas continuam sem trabalhar numa altura em que há quase um milhão de utentes sem clínico, alertaram hoje representantes destes profissionais.
A diretora de Saúde Pública e Meio Ambiente da Organização Mundial de Saúde (OMS) pediu hoje que se pare de subsidiar os combustíveis fósseis, apontando que o seu uso tem consequências mortais.
Portugal contabiliza hoje mais 10 mortos relacionados com a covid-19 e 770 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).