A Comissão Europeia quer reforçar o papel do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), dando-lhe competências para fazer recomendações de medidas sanitárias a adotar na União Europeia (UE), em vez de apenas facultar apoio científico.
O Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) lançou um programa de apoio a estudantes em isolamento devido à pandemia da covid-19, iniciativa que conta com uma bolsa de cerca de 50 voluntários daquela comunidade estudantil, foi hoje divulgado.
Os deputados do PSD de Leiria alertaram hoje para as “preocupantes situações” ao nível da saúde pública no distrito e questionaram a ministra da Saúde sobre quantos concelhos não têm delegado de saúde e como pretende colmatar o problema.
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) denunciou hoje a falta de vacinas da gripe nos centros de saúde, onde só chegará novo ‘stock’ no final do mês, obrigando a reagendar os utentes que já estavam marcados.
Dois médicos do Centro de Saúde de Aljustrel estão infetados com o vírus da covid-19 e há apenas um médico a realizar consultas, disse hoje à Lusa a presidente da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA).
A Comissão Europeia quer que a União Europeia (UE) possa, de forma “independente e flexível”, declarar emergências de saúde pública em futuros surtos ou epidemias, como fez a Organização Mundial da Saúde (OMS) com a covid-19.
A Comissão Europeia considera que a covid-19 foi uma “chamada de atenção” para a necessidade de remodelar as respostas sanitárias a nível europeu e defende que os Estados-membros “não se podem dar ao luxo de não investir”.
A Comissão Europeia propõe a criação, em 2023, de uma nova autoridade de saúde pública ao nível da União Europeia (UE) para “antecipar ameaças” sanitárias e “reforçar as respostas comuns” em futuras ameaças como a pandemia de covid-19.
Um surto de covid-19 no lar da freguesia de Escalhão, no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda, infetou 41 pessoas, entre utentes e funcionários, segundo fonte da autarquia.
O número de casos diários de infeção pelo novo coronavírus na região Norte está a “abrandar”, afirmou hoje um especialista da Universidade do Porto, alertando, contudo, que a incidência “ultrapassa quatro vezes” o limite estipulado por 100 mil habitantes.
A Sociedade Portuguesa de Emergência Pré-Hospitalar defendeu hoje a criação urgente de uma rede de ambulâncias que garantam as evacuações inter-hospitalares e de as dotar de capacidade de testagem, através de testes rápidos à covid-19.
Um alto quadro da Saúde chinês expressou hoje confiança na capacidade do país para evitar uma segunda vaga de infeções de covid-19 este inverno, caso mantenha as precauções atualmente em vigor.
Um alto quadro do Governo dos Estados Unidos acusou hoje a Organização Mundial da Saúde (OMS) de não ter compartilhado informações suficientes sobre a missão da organização internacional à China para investigar a origem do novo coronavírus.
O Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro deu 48 horas à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão regulador, para explicar os critérios utilizados nos estudos e testes da Coronavac, potencial vacina chinesa contra a covid-19.
Instituições privadas e 70 associações de doentes assinam hoje um protocolo para a garantir e melhorar o acesso aos cuidados de saúde, na sequência de um debate promovido pelo Conselho da Saúde da CIP, anunciou a organização.
Os Prémios Pfizer, os mais antigos da investigação biomédica em Portugal, distinguem este ano trabalhos sobre uma potencial vacina contra a malária, o papel do cérebro na saúde intestinal e o das células imunitárias na memória, anunciou a organização.
A Unidade de Saúde da Lagoa, na ilha de São Miguel, está encerrada entre hoje e 20 de novembro, depois de ter sido detetado um caso de covid-19 num profissional de saúde, informa a administração.
A Câmara de Ourique considerou hoje inaceitável a autoridade de saúde pública ainda não ter feito testes de despiste do vírus da covid-19 à comunidade da escola que mandou fechar após ter sido detetada a infeção numa funcionária.
A Câmara de Vizela revelou hoje a existência de nove casos positivos do novo coronavírus na Associação para a Integração e Reabilitação Social de Crianças e Jovens Deficientes de Vizela (AIREV).
A autoridade de saúde da Madeira registou hoje 14 novos casos de covid-19, ascendendo as situações ativas a 204 doentes e estando 61 outras situações a ser avaliadas.
A nova tabela de preços da ADSE do regime convencionado deverá entrar em vigor até ao final do primeiro trimestre do próximo ano, segundo uma nota do Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública divulgada hoje.
Um utente de um lar da Misericórdia de Ponte de Lima testou hoje positivo à covid-19, sendo que, na quarta-feira, a Santa Casa «vai realizar testes a todos os idosos e funcionários, disse à Lusa o provedor.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do Brasil informou hoje que manterá a paralisação dos testes da Coronavac no país, aparentemente provocada pelo suicídio de um voluntário, até à análise de um comité internacional sobre o caso.
A antiga ministra da Saúde portuguesa Ana Jorge realçou hoje a importância de haver um financiamento inicial assegurado para projetos de cooperação, para que possam avançar e conquistar os contributos de outros parceiros internacionais.