Treze entidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS) fazem parte de um total de 103 instituições de 28 países que foram distinguidas pela Federação Internacional dos Hospitais pelos “serviços excecionais” que prestaram no combate à pandemia de covid-19.
A “próxima fronteira” para as metas do progresso humano exigirá trabalhar “com e não contra a Natureza”, transformando ao mesmo tempo normas sociais, valores e incentivos governamentais e financeiros, defendeu hoje a agência de desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD).
Cerca de 2,7 mil milhões de pessoas, mais de um terço da população mundial, não receberam nenhum apoio público para lidar com os efeitos da pandemia, segundo uma análise divulgada hoje pela Oxfam Intermón.
Os atos sexuais consentidos entre pessoas adultas do mesmo sexo ainda são considerados crime em 69 Estados-membros da ONU, embora se tenham registado alguns avanços em termos de proteção legal destas pessoas, avançou hoje a ILGA Mundo.
A deputada social-democrata da Assembleia Municipal do Porto Mariana Macedo defendeu hoje “não ser sustentável” que as condições dadas aos sem-abrigo tenham sido “alteradas”, alertando que estes apenas recebem “uma refeição por dia”.
A candidata presidencial Marisa Matias considerou hoje que a imigração não deve ser tratada como um caso de polícia e alertou para o risco de "uma securitização da política" em Portugal, a propósito da reestruturação do SEF.
A Madeira assinalou hoje 20 casos de covid-19, elevando as infeções ativas para 293, indicou a Direção Regional de Saúde, sublinhando que foi registado mais um óbito no arquipélago, que totaliza agora seis mortes associadas ao novo coronavírus.
Os protocolos hoje assinados no âmbito da Estratégia Nacional para a Integração de Pessoas em Situação de Sem Abrigo (ENIPSSA) em Lisboa, Porto e Algarve, traduzem-se em “mais 100 vagas”, revelou a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
Vinte e quatro pessoas estão infetadas no Lar Vida Maior, na Maceira, no concelho de Torres Vedras, confirmou hoje o delegado de saúde na Assembleia Municipal.
A comissária europeia Elisa Ferreira assinalou hoje, num evento online, que, “ao fim destes anos todos de apoio maciço de fundos estruturais, Portugal ainda é um país atrasado”, e apelou a “uma leitura territorializada das políticas”.
O lar da ADESBA - Associação de Desenvolvimento e Bem Estar Social da Freguesia da Barreira, concelho de Leiria, tem 40 utentes e 27 funcionários infetados, disse hoje à Lusa a coordenadora da Saúde Pública.
O Hospital das Caldas da Rainha regista hoje um total de 36 infetados com covid-19, no âmbito de dois surtos que têm associadas três mortes de doentes com pluripatologias, informou o Centro Hospitalar do Oeste (CHO).
A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) pediu hoje ao Governo mais recursos humanos para os cuidados de saúde primários e saúde pública e disponibilizou ajuda para o combate à pandemia de covid-19.
A Área Dedicada a Doentes com suspeita de infeção Respiratória nos Serviços de Urgência (ADR-SU), no hospital de Santo André, em Leiria, deve entrar em funcionamento na próxima semana, disse hoje o presidente do conselho de administração.
O distrito de Bragança registou, entre a primeira e segunda semana deste mês, um crescimento de 94% de novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2, segundo o relatório da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N).
O número de vítimas mortais do surto de covid-19 no lar da Santa Casa da Misericórdia de Serpa, distrito de Beja, subiu para sete, com a morte de mais um idoso, disse hoje à agência Lusa o provedor.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconheceu hoje o "impacto desproporcional" a longo prazo da pandemia de covid-19 em “mil milhões de jovens” afetados pelo encerramento de escolas, lançando uma iniciativa global para os ajudar a lidar com as consequências.
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa passou hoje deter a maioria (54,9%) do capital da Sociedade Gestora do Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa, depois da formalização da aquisição já anunciada.
A vacina russa Sputnik V contra a covid-19 mostrou uma eficácia de 91,4% na terceira e última fase de testes clínicos, anunciaram hoje o instituto de investigação Gamaleya e o Fundo de Investimentos Diretos Russo (FIDR).
O surto de covid-19 no Centro de Apoio a Deficientes Profundos João Paulo II, em Fátima, concelho de Ourém, que infetou 35 pessoas, “está controlado e caminha para estar sanado”, disse hoje o administrador da instituição.
O Presidente da República considerou hoje que se perspetiva "um horizonte de regresso ao multilateralismo" e um "novo tempo" para a ONU liderada por António Guterres, depois de "tempo perdido nos anos recentes".
A ministra da Saúde, Marta Temido, pediu hoje aos portugueses que desfrutem da quadra natalícia de forma diferente, referindo que esse é também um pedido dos profissionais de saúde.
A pandemia da COVID-19 atrasou milhares de consultas, de exames de rastreio e de diagnóstico de doentes oncológicos. A denúncia parte da Associação Careca Power que lançou a campanha “para quem está doente o tempo conta”.
O comandante distrital da Proteção Civil de Leiria pediu hoje recursos humanos para a estrutura de apoio de retaguarda do concelho ao secretário de Estado Adjunto e da Saúde.