SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Centro Hospitalar do Baixo Vouga disponível para mais internamentos

LUSA
20-01-2021 18:56h

A administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV) considera ter condições para alargar os internamentos em enfermaria, informou hoje aquela entidade.

“Neste momento, e como o CHBV tem vindo a afirmar, a gestão de vagas é feita diariamente, sendo que, havendo necessidade, há capacidade para alargar, no imediato, os internamentos em enfermaria”, refere em nota enviada à Lusa.

De acordo com a mesma fonte, na manhã de hoje havia 150 doentes internados em enfermaria e nove doentes internados na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI).

Nos Cuidados Intensivos, para além da gestão nacional em rede, “tem contribuído para a gestão das 10 camas da UCI, a Unidade de Cuidados intermédios, com capacidade para oito doentes”, acrescenta.

Segundo esclarece o CHBV, dos nove doentes internados na Unidade de Cuidados Intensivos, cinco têm idade compreendida entre os 60 e os 69 anos, sendo que quatro são do sexo masculino e um do sexo feminino.

Quanto ao Serviço de Urgência, a administração hospitalar revela que na terça-feira, 32% dos episódios de urgência foram relativos a patologia respiratória, sendo 82 adultos e 17 crianças.

Das 68% de pessoas que recorreram ao Serviço de Urgência com outras patologias, 33 foram atendidas na Urgência Pediátrica e 181 na Urgência de Adultos.

Também no dia de ontem foram realizados, no CHBV, 217 testes à COVID 19, sendo que 27% testaram positivo.  

Apesar da disponibilidade da administração para alargar os internamentos em enfermaria, de imediato, o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) diz que o Hospital tem “carência estrutural de enfermeiros, agravada com a atual pandemia”.

Aquele sindicato diz que a situação já fez com que o conselho de administração do Centro Hospitalar Baixo Vouga, EPE (Hospitais de Aveiro, Águeda e Estarreja) emitisse um apelo aos enfermeiros no sentido de “se disponibilizarem para a realização de turnos fora do horário fixo aprovado.”

“O SEP defende, prioritariamente, de forma excecional e temporariamente definida, a atribuição do Regime de Horário Acrescido aos enfermeiros, legalmente consagrado na Carreira de Enfermagem, em vigor e voluntário, significativamente mais vantajoso e motivador para quem se disponibilizar a efetuá-lo”, afirma-se no comunicado sindical.

O SEP entende ainda que “face à carência estrutural, acrescida pela conjuntura pandémica, deverá prosseguir “a contratação/admissão de enfermeiros com contrato por tempo indeterminado, abrangendo todos os enfermeiros em vínculo precário, a termo certo e a termo incerto, no CHBV”.

Em Portugal, morreram 9.465 pessoas dos 581.605 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

MAIS NOTÍCIAS