Mais sete utentes de lares de Viana do Alentejo (Évora) infetados com o vírus que provoca a covid-19 morreram, um deles a primeira vítima mortal na Misericórdia da sede de concelho, revelaram hoje os provedores.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, salientou hoje que se não se “agir com urgência” para mitigar os efeitos do aquecimento global, o mundo pode estar a entrar “no início de uma era de pandemias”.
O número de concelhos em risco extremo mais do que duplicou, passando de 25 para 57 na análise hoje divulgada sobre a incidência cumulativa de covid-19 referente ao período entre 23 de dezembro e 05 de janeiro.
O presidente do Conselho Diretivo Regional dos Açores da Ordem dos Enfermeiros reivindicou hoje mais segurança nos postos de testagem à covid-19 e denunciou um “aumento de agressões” contra profissionais na região.
O primeiro-ministro afirmou que o calendário institucional de decisão será cumprido com "grande velocidade" para que o país entre rapidamente num confinamento mais severo e defendeu que tem preparado os cidadãos para essas medidas mais restritivas.
A empresa alemã de biotecnologia BioNTech estimou hoje estar em condições de produzir dois mil milhões de doses de vacinas contra a covid-19 até ao final de 2021, muito acima do anterior objetivo de 1,3 mil milhões.
A Federação dos Bombeiros do Distrito de Setúbal (FBDS) apelou hoje à vacinação urgente dos bombeiros, que diz serem o maior agente de proteção civil do país, face ao agravamento da pandemia de covid-19.
O candidato à Presidência da República João Ferreira acusou hoje as entidades privadas de saúde de se porem “ao fresco” na “hora do aperto” e de “desertarem” nos momentos difíceis, como é o combate à pandemia de covid-19.
O presidente do CDS-PP acusou hoje o parlamento de querer mergulhar o país num "pântano moral" com a aprovação da eutanásia e considerou que a lei foi feita "na surdina e na calada dos corredores do poder".
O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central (CHULC) vai avançar para o último nível do plano de contingência da covid-19, anunciou hoje o diretor clínico, ressalvando que não estão “de maneira nenhuma no fim” dos seus recursos.
Portugal regista hoje 122 mortos relacionados com a covid-19, o valor diário mais elevado desde o inicio da pandemia e 5.604 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Uma maior aposta nos cuidados primários de saúde no Algarve foi o apelo deixado hoje pela líder do Bloco de Esquerda (BE) numa região do país que diz ter um grande carência nos serviços de saúde.
O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, disse hoje que as Forças Armadas têm ainda “muita capacidade” disponível para apoiar o Serviço Nacional de Saúde, face ao aumento significativo de casos de covid-19 em Portugal.
A ministra da Saúde admitiu avançar com "outros mecanismos", como a requisição civil, para garantir apoio aos hospitais públicos, sobretudo na região de Lisboa, onde tem havido mais dificuldades em conseguir acordos com outros setores.
O presidente do CDS-PP responsabilizou hoje o Governo pela necessidade de um novo confinamento devido à covid-19, e acusou o executivo de ser "incompetente", e de não ter sido "capaz de planear os efeitos desta pandemia".
Mais dois utentes morreram no surto de covid-19 no lar da Misericórdia de Mértola, entre eles o fundador desta estrutura residencial para idosos, subindo de 19 para 21 o número de vítimas mortais, foi hoje divulgado.
Um surto de covid-19 no Lar Nossa Senhora do Paço, em Barbacena, no concelho de Elvas (Portalegre), já infetou pelo menos 27 pessoas, entre utentes, funcionários e religiosas, revelou a Arquidiocese de Évora.
Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 132 novos casos positivos de covid-19, todos na ilha de São Miguel, o maior número diário registado no arquipélago desde o começo da pandemia, foi hoje anunciado.
O presidente do secretariado regional de Viseu da União das Misericórdias alertou hoje para a “pancada financeira” que as instituições estão a ter com a pandemia e disse que no distrito há algumas que estão abaixo da linha de água.
A candidata presidencial Ana Gomes acusou hoje Marcelo Rebelo de Sousa de ter desequilibrado a negociação na saúde a favor dos privados “contra o interesse público”, dificultando um entendimento entre as partes.
Um surto de covid-19 no lar de idosos da Fundação CEBI, em Alverca do Ribatejo, regista 43 pessoas infetadas, entre utentes e funcionários, disse à Lusa fonte da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.
O candidato presidencial Vitorino Silva foi hoje dar sangue e "um pouco de coragem" para servir de exemplo aos portugueses que “têm receio” de ir aos hospitais por causa da pandemia de covid-19.
A ministra da Saúde, Marta Temido, reconheceu hoje que Portugal vive uma situação “mais pesada e complexa” no controlo da pandemia de covid-19 face aos dois ‘picos’ anteriores e avisou que “é indispensável” um novo esforço adicional.
O CDS-PP requereu hoje o relatório da auditoria ao surto de covid-19 no lar da Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva, em Reguengos de Monsaraz, bem como os documentos relativos a inspeções em outras instituições do género.