Um surto de covid-19 num lar de uma freguesia rural de Nisa, no distrito de Portalegre, já infetou, pelo menos, 35 utentes e funcionários, disse hoje à agência Lusa fonte da instituição.
Nos primeiros 10 dias do ano registaram-se 70.011 novos casos de covid-19, mais um terço do que em igual período de novembro (45.958), refletindo-se semanas depois no pico de 536 pessoas internadas, menos 22 do que agora.
A covid-19 já matou pelo menos 1.934.693 pessoas no mundo desde o início da pandemia, em dezembro de 2019, segundo o levantamento realizado hoje pela agência de notícias AFP de fontes oficiais às 11:00.
As vacinas contra a covid-19 desenvolvidas pela farmacêutica Moderna chegam a Portugal esta semana e vão ser alocadas a profissionais de saúde prioritários do setor privado, afirmou hoje a ministra da Saúde, Marta Temido.
A Comissão Europeia vai financiar com 36 milhões de euros 24 projetos de 15 países, incluindo Portugal, para recolha de plasma de dadores que recuperaram da covid-19 e que poderá ser usado para tratar pacientes.
A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) está a criar um biossensor para deteção rápida do SARS-CoV-2, concebido a partir da tecnologia utilizada para a identificação molecular das castas dos vinhos, foi hoje anunciado.
Um surto de covid-19 no lar da Santa Casa da Misericórdia de Alter do Chão, no distrito de Portalegre, já infetou, pelo menos, 70 utentes e funcionários, anunciou hoje a mesa administrativa.
O Governo da Madeira pretende ter a população da região vacinada contra a covid-19 até ao final do ano ou princípio de 2022, estando excluídos do plano, entre outros, os jovens até aos 18 anos e as grávidas.
A Madeira atuou “por antecipação” e preparou-se para a pandemia, contratou mais 400 profissionais nos serviços de saúde e criou 236 camas hospitalares para doentes covid-19, disse à Lusa o secretário regional da Saúde.
O Governo da Madeira admite que se perspetiva o aumento de casos de covid-19 na região, mas insiste em que a situação da pandemia está comprovadamente “controlada” e rejeita uma situação de rutura de serviços.
A presidência portuguesa da União Europeia (UE) dará “todo o seguimento” às propostas apresentadas pela Comissão Europeia para “iniciar o caminho em direção a uma verdadeira união europeia para a saúde”, declarou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros.
A petição pública da Associação Nacional de Gerontologia Social (ANGES) que defende o acesso dos colaboradores das organizações sociais à ADSE (subsistema de saúde dos trabalhadores do Estado) já reuniu mais de 5.500 assinaturas, foi hoje anunciado.
A Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo (LAHVC) ofereceu, em 2020, equipamento hospitalares e realizou obras de beneficiação em alguns serviços num valor superior a 500 mil euros, foi hoje anunciado.
A Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR) alerta para a urgência de um programa nacional prioritário para as doenças reumáticas e musculoesqueléticas na década de 2020-2030, avisando que a pandemia está a fazer aumentar estas doenças.
A equipa de especialistas da Organização Mundial de Saúde (OMS) responsável por investigar a origem do novo coronavírus vai iniciar na quinta-feira a visita à China, inicialmente prevista para a semana passada, informaram as autoridades chinesas.
O segundo dia de campanha eleitoral das presidenciais vai centrar-se nas zonas centro e sul do país com os candidatos a protagonizar iniciativas dedicadas a temas como os direitos laborais, o ambiente ou o ensino superior.
Foram aprovados, esta tarde, na generalidade, na Assembleia da República, os projetos-lei do Bloco de Esquerda e PAN que preveem a criação da carreira de Técnico Auxiliar de Saúde.
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus, avisou hoje que o “nacionalismo das vacinas” contra a covid-19 prejudica a todos e é “autodestrutivo”, e disse que os países pobres ainda estão sem vacinas.
O número de casos ativos no surto de covid-19 do hospital de Torres Vedras subiu de 50 para 62, registando-se sete mortes e três recuperados, de acordo com o boletim epidemiológico do município hoje divulgado.
Um novo surto de covid-19 num lar de uma freguesia rural do concelho de Arraiolos, no distrito de Évora, já infetou 28 pessoas, das quais 17 utentes e 11 funcionários, revelou hoje o vice-presidente da câmara.
A vacinação contra a covid-19 deve manter-se mesmo num cenário de novo confinamento em Portugal, face ao agravamento da pandemia, defendeu hoje o coordenador da ‘taskforce’ nomeada pelo governo.
O Hospital Garcia de Orta abriu mais quatro camas de cuidados intensivos e aumentou a capacidade de resposta nesta área para um total de 28 camas, 19 para doentes com covid-19, anunciou hoje a unidade hospitalar de Almada.
O secretário-geral do PCP defendeu hoje que o combate à covid-19 tem de ser acompanhado por medidas de reforço do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e da segurança dos lares e pelo aumento da proteção social.
O coordenador da ‘task force’ de vacinação contra a covid-19, Francisco Ramos, admitiu hoje que o aproveitamento de uma sexta dose por cada frasco da vacina da Pfizer-BioNTech não ocorreu em todos os pontos de vacinação em Portugal.