O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, testou negativo ao novo coronavírus, depois de um teste positivo, e aguarda a realização de um teste confirmativo, mantendo-se em isolamento.
Mais de 1.000 enfermeiros pediram a declaração para exercer no estrangeiro em 2020, um ano marcado pela pandemia e pela dificuldade em contratar estes profissionais em Portugal, anunciou hoje a Ordem dos Enfermeiros (OE).
O navio hidrográfico “Almirante Gago Coutinho” é esperado na quarta-feira em São Vicente para uma missão de cooperação bilateral no âmbito da Iniciativa Mar Aberto, transportando ainda milhares de máscaras de proteção e outro equipamento doado a Cabo Verde.
A Agência Europeia do Medicamento (EMA, sigla em inglês) recebeu hoje um pedido de aprovação condicional da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford.
O especialista Pasi Penttinen, do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), admite um alívio das restrições para a covid-19 após vacinação dos grupos de risco na União Europeia (UE), pedindo esforços “por mais algum tempo”.
O Centro Europeu para Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC) teme que a nova variante do SARS-CoV-2 que apareceu no Reino Unido, até 70% mais contagiosa, seja difícil de controlar, apelando à adoção de “medidas apertadas” na Europa.
O especialista Pasi Penttinen, do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), considera que o encerramento de escolas na Europa é a “medida menos eficaz” contra a covid-19, embora admita possíveis efeitos na redução da transmissão.
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) admite novos confinamentos na Europa devido ao aumento do número de casos de covid-19 após as festividades de final de ano, defendendo que “quanto mais rapidamente avançarem, melhor”.
Mais de um ano após a primeira morte provocada pela covid-19, dez investigadores e especialistas da Organização Mundial de Saúde (OMS) chegam à China para investigar a origem do novo coronavírus esta quinta-feira, uma semana depois do inicialmente previsto.
O Infarmed anunciou hoje que foram proibidas as máscaras Xi Ke, do fabricante Anhui Xinke Sanitation Equipment Manufacturing (Suécia) por não apresentarem marcação CE, nem rotulagem.
Cerca de cem instituições científicas internacionais, incluindo quatro portuguesas, subscreveram uma declaração que será hoje apresentada com o objetivo de promover uma comunidade de investigação mais justa e inclusiva na área das neurociências.
A notícia da infeção do Presidente da República aumentou ainda mais a incerteza em torno da campanha das presidenciais, no dia em que decorre a reunião no Infarmed e o debate na RTP que deveria juntar todos os candidatos.
O candidato presidencial Vitorino Silva mostra-se convicto de que vai disputar uma segunda volta das eleições de 24 de janeiro, porque este ano não foi “abafado” como considera que aconteceu há cinco anos.
O candidato presidencial Vitorino Silva defende que a eleição de 24 de janeiro deve ser invalidada se não houver pelo menos 50% de votantes, argumentando que "vai ser uma vergonha" se a abstenção for esmagadora.
Um grupo de organizações internacionais anunciou hoje a criação de uma reserva global de vacinas contra o ébola para garantir uma resposta adequada a futuras epidemias.
A composição do microbioma - as bactérias do intestino – pode influenciar a gravidade do covid-19, bem como a magnitude da resposta do sistema imunitário à infeção, segundo uma investigação da Universidade Chinesa de Hong Kong.
Os hospitais privados voltaram a aumentar o número de camas para doentes covid-19, anunciou a Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP), que assegurou que a cooperação com o Serviço Nacional de Saúde (SNS) é “fundamental”.
A empresa de biotecnologia Moderna anunciou, na segunda-feira, que está a usar a tecnologia de ARN mensageiro utilizada na vacina contra o novo coronavírus para desenvolver novas vacinas contra a gripe, o HIV e o vírus Nipah.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, respondeu a um inquérito epidemiológico após ter testado positivo ao novo coronavírus e realizou novo teste de diagnóstico, aguardando o resultado dentro de horas.
Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República e recandidato, testou hoje positivo ao novo coronavírus, após uma semana de debates nas televisões com todos os adversários, lançando a dúvida sobre se a campanha eleitoral continuará na rua.
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, saudou “calorosamente” a recandidatura de António Guterres a secretário-geral da ONU, numa conversa hoje por videoconferência.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, tornou-se hoje o mais recente chefe de Estado infetado com covid-19, depois de outros, como Emmanuel Macron, Donald Trump ou Jair Bolsonaro, terem contraído e superado a doença.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, teve um teste positivo de diagnóstico ao novo coronavírus, mas está assintomático, e cancelou toda a sua agenda para os próximos dias.
A Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP) considerou hoje, em comunicado, que “é imperativo tranquilizar os portugueses, transmitindo-lhes que os hospitais privados integram e vão continuar a integrar o esforço nacional conjunto” de combate à pandemia.