O Ministério da Saúde questionou a Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a necessidade de revisão das medidas de prevenção contra a covid-19 face à proliferação de novas variantes do vírus SARS-CoV-2 em Portugal, revelou hoje a ministra Marta Temido.
Duzentas e cinquenta e duas pessoas morreram em Portugal por covid-19 nas últimas 24 horas, tendo sido registados 6.923 novos casos de infeção com o novo coronavirus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) garantiu hoje que não está a fazer nenhuma campanha de angariação de materiais ou bens e advertiu que fazer pedidos solidários em nome da unidade de saúde “é fraude”.
A administração de vacinas contra a covid-19 aos titulares de órgãos de soberania vai começar na próxima semana, confirmou hoje a ministra da Saúde, Marta Temido, após uma reunião com a ‘taskforce’ coordenadora do plano de vacinação.
Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 23 novos casos de covid-19, sendo 16 em São Miguel, três na Terceira e quatro no Faial, e há ainda um doente recuperado, informou hoje a Autoridade de Saúde Regional.
O Instituto Pasteur anunciou hoje ter parado o desenvolvimento do seu principal projeto de vacina contra a covid-19, porque os primeiros ensaios demonstraram ser menos eficaz do que se esperava.
O Hospital do Litoral Alentejano (Setúbal) está com uma taxa de ocupação de 90% nos serviços de enfermaria para doentes infetados com covid-19 e de 70% em cuidados intensivos, revelou hoje a presidente do conselho de administração.
O presidente do secretariado regional de Viseu da União das Misericórdias disse hoje à agência Lusa que na vacinação contra a covid-19 “tem de haver bom senso” e explicou que, quando sobram vacinas, “têm sido recolhidas”.
Portugal recebeu hoje mais 99.450 doses de vacinas contra a covid-19, elevando o total acumulado pelo país desde o início da vacinação em 27 de dezembro para 411.600 doses, avançou hoje a ministra da Saúde, Marta Temido.
O Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV), que agrega os hospitais de Aveiro, Águeda e Estarreja, tem hoje sete doentes infetados com SARS-CoV-2 na Unidade de Cuidados Intensivos e 157 em enfermaria, divulgou a instituição.
A crise pandémica “não pode ofuscar” a agenda da igualdade entre mulheres e homens, vincou hoje a ministra da Presidência, na sessão de abertura de uma reunião de alto nível da presidência portuguesa da União Europeia (UE).
Os hospitais da região Centro estão com uma taxa de ocupação de 96% em enfermaria para doentes infetados com covid-19 e de 88% em cuidados intensivos, informou hoje a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).
A crise pandémica está a afetar “desproporcionadamente” as jovens mulheres, indica uma pesquisa do Instituto Europeu para a Igualdade de Género, divulgada hoje numa reunião de alto nível da presidência portuguesa da União Europeia (UE).
A Comissão Europeia propôs hoje regras mais apertadas para desencorajar viagens não essenciais na União Europeia (UE), perante o agravamento da pandemia, obrigando passageiros de zonas muito perigosas e do estrangeiro a fazer teste antes de viajar.
Duas estruturas da Santa Casa da Misericórdia de Boticas, no distrito de Vila Real, registam 60 casos de covid-19, em 41 utentes e 19 funcionários, disse hoje a autarquia local.
O surto de covid-19 no lar da Santa Casa da Misericórdia de Gáfete, no concelho de Crato (Portalegre), que provocou três mortos, está “resolvido”, disse hoje à agência Lusa o provedor da instituição.
A pandemia do novo coronavírus matou pelo menos 2.129.368 pessoas no mundo desde o final de dezembro de 2019, segundo um levantamento realizado pela agência de notícias AFP a partir de fontes oficiais até às 11:00.
O Hospital Beatriz Ângelo (HBA), em Loures, tem hoje 275 doentes internados com diagnostico covid-19, 22 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e 253 em camas da enfermaria , revelou a unidade hospitalar.
A Comissão Europeia pressionou hoje a farmacêutica AstraZeneca para entregar “o mais rapidamente possível” as doses contratualizadas com a União Europeia (UE) da vacina contra a covid-19, após a empresa ter admitido problemas na distribuição.
O surto de covid-19 no Lar Maria Luísa, em Vila Nova de Cerveira, no distrito de Viana do Castelo, provocou mais uma morte, elevando para quatro o número de óbitos hoje confirmados pelo presidente da Câmara.
Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da Universidade do Porto identificaram num estudo “vários fatores de risco” associados à idade de início do aparecimento de sintomas da paramiloidose, foi hoje anunciado.
Um estudo internacional demonstrou que “um novo formato de análise dos modelos matemáticos” pode ajudar na “deteção precoce e previsão de diferentes tipos de cancro em desenvolvimento e pandemias”, anunciou hoje a Universidade de Coimbra (UC).
O Lar São João de Deus, da Misericórdia de Mogadouro, distrito de Bragança, registou a terceira morte de um utente associada à covid-19, tarando-se de uma mulher com 97 anos, disse hoje à Lusa o provedor da instituição.
A Sociedade Portuguesa de Nefrologia alertou hoje para a urgência de testar maciçamente os doentes em hemodiálise e dar-lhe prioridade na vacinação covid-19, relevando que a mortalidade nestes pacientes nas últimas semanas se multiplicou por sete.