Quarenta e um dos 70 utentes e nove dos 48 funcionários do Lar Maria Luísa, da Misericórdia de Vila Nova de Cerveira, no distrito de Viana do Castelo, estão infetados com o vírus SARS-Cov-2, disse hoje o provedor.
O Presidente da República decretou hoje a modificação do estado de emergência em vigor, a partir de quinta-feira, e a sua renovação por mais quinze dias, até 30 de janeiro, para permitir medidas de contenção da covid-19.
O tribunal de Matosinhos vai procurar um espaço fora das instalações judiciais para julgar um caso de alegada burla ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) sem pôr em risco a saúde dos intervenientes processuais, face à covid-19.
Investigadores do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS), no Porto, concluem num artigo científico que os coletes ortopédicos "não aparentam ter vantagens" no tratamento de fraturas da coluna, revelou hoje a responsável.
O parlamento da Madeira deu parecer favorável à renovação do estado de emergência, com efeitos de quinta-feira até 30 de janeiro, que será votado hoje na Assembleia da República.
Os níveis de moléculas que circulam no sangue conhecidas como microARN poderão ajudar a identificar precocemente casos de malária grave em crianças, de acordo com um estudo conduzido pelo Instituto para a Saúde Global em Barcelona (ISGlobal).
A empresa portuguesa Take The Wind integra uma rede europeia de ensino médico através de mecanismos digitais e simuladores, foi hoje anunciado.
Abusos contínuos das forças governamentais, ataques de grupos armados e violência étnica marcaram o panorama dos direitos humanos, em 2020, na Etiópia, com o país a terminar o ano numa guerra civil, segundo um relatório divulgado hoje.
Angola registou, em 2020, progressos no respeito pelas liberdades civis, mas o país manteve o uso excessivo da força contra civis, bem como a repressão aos ativistas de Cabinda, denunciou hoje a Human Rigths Watch (HRW).
Vários países, individualmente ou em coligações regionais ou estratégicas, estão a aderir de forma mais “robusta” à defesa e promoção dos Direitos Humanos no mundo, com a América Latina a ser exemplo dessa tendência, revela hoje a HRW.
O parlamento aprovou hoje a renovação do estado de emergência até 30 de janeiro para permitir medidas de contenção da covid-19 com votos favoráveis de PS, PSD, CDS-PP e PAN, uma maioria alargada face às votações anteriores.
Quarenta e três dos 44 utentes de um lar não legalizado em Samora Correia, no concelho de Benavente (Santarém), e sete dos 10 funcionários estão infetados com o vírus SARS-Cov-2, que provoca a covid-19, disse hoje fonte autárquica.
O PSD pediu hoje uma "mudança radical na resposta à covid-19", com testes sistemáticos e mapeamento dos lares, enquanto o BE sugeriu que o Governo "não quer gastar o dinheiro necessário" para minimizar os efeitos da pandemia.
O especialista em doenças infecciosas Francisco Antunes advertiu hoje que este ano as estirpes do vírus da gripe sazonal são mais violentas e, por haver "taxas de vacinação inadequadas na população”, poderá existir maior risco para as pessoas mais vulneráveis.
O Presidente da República foi obrigado a participar por videoconferência no debate televisivo com os candidatos a Belém por ter contactado com o seu chefe de segurança, que na terça-feira testou positivo ao novo coronavírus, noticiou o Público.
Dezanove Estruturas de Apoio de Retaguarda (EAR), criadas no âmbito do combate à pandemia de covid-19, já estão operacionais, 10 das quais já acolhem 79 utentes, informou hoje o Governo.
O Governo aprova hoje as medidas de confinamento geral ao abrigo do projeto de decreto presidencial de estado de emergência e que deverão estar em vigor por um mês para travar a epidemia de covid-19 em Portugal.
O parlamento vota hoje o nono diploma do estado de emergência do Presidente da República, com efeitos de quinta-feira até 30 de janeiro, que tem aprovação garantida com votos favoráveis pelo menos de PS, PSD e CDS-PP.
O arquipélago da Madeira vai ter, entre hoje e 31 de janeiro, recolher obrigatório de segunda a sexta-feira entre 19:00 e as 05:00 e a suspensão das aulas presenciais no 3.º ciclo e no secundário.
Sem grandes picardias, o debate televisivo entre os sete candidatos presidenciais encontrou na saúde as principais dicotomias, a esquerda a puxar pelo Serviço Nacional de Saúde e a direita entre o equilíbrio e uma mudança de paradigma.
A administração local do continente celebrou, até setembro, mais de 5.500 contratos relacionados com a covid-19, no valor de 83,2 milhões de euros, 80% deles por ajuste direto simplificado, revelou hoje o Tribunal de Contas.
O presidente do Governo da Madeira, o social-democrata Miguel Albuquerque, deu hoje parecer favorável à renovação do estado de emergência em Portugal solicitado pela Presidência da República, informou o gabinete do chefe do executivo insular.
Investigadores da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa garantem que houve um excesso de mortalidade em Portugal em 2020. Segundo os académicos, registaram-se 12 mil óbitos a mais do que seria de esperar, o que significa um aumento de 13,6% em relação ao ano anterior, como revelou ao Canal S+, Vasco Ricoca Peixoto, que participou na elaboração do último Barómetro COVID-19 sobre os 10 meses da pandemia.
O líder parlamentar do PS/Açores e antigo presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro, apelou hoje à “capacidade de entreajuda” e à “solidariedade dos açorianos” para que seja possível ultrapassar “este período mais difícil” provocado pela covid-19.