Maria João Quintela não tem dúvidas que a testagem regular de idosos em lares e instituições sociais de acolhimento podia ter evitado muitos surtos de COVID-19 em Portugal. Em entrevista ao S+, a vogal da Direção da CNIS, lembra que numa fase a palavra de ordem era: ”testar, testar, testar”, mas depois deixou-se “cair a questão”, sublinha.
Várias tendas foram montadas pela Proteção Civil junto ao hospital de Torres Vedras, no distrito de Lisboa, para aumentar a resposta à pandemia de covid-19, disse hoje a administradora do Centro Hospitalar do Oeste (CHO).
O movimento Somos Coimbra exigiu hoje a “reabertura imediata” do Hospital Militar da cidade (HMC), para reforçar os cuidados do Serviço Nacional de Saúde (SNS) face ao agravamento da pandemia da covid-19 no país.
O secretário de Estado e coordenador do combate à covid-19 no Algarve afirmou hoje que a região está a conseguir dar resposta ao agravamento da situação epidemiológica na região, embora exista “uma grande pressão” sobre os profissionais de saúde.
Portugal recebeu na terça-feira as primeiras 8.400 doses de vacinas contra a covid-19 produzidas pela empresa de biotecnologia norte-americana Moderna, anunciou o Ministério da Saúde (MS).
O CDS-PP reivindicou hoje mais medidas de apoio aos idosos para os "proteger" da covid-19 e "minorar os impactos" da pandemia, tanto os que estão em lares como os que estão nas suas residências.
O diretor de serviço de medicina intensiva do Hospital de São João, Porto, defendeu hoje o encerramento das escolas, uma medida “contra” a sua “convicção natural”, mas “essencial” num momento “horribilis” do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Um programa de ensino à distância que visa aumentar a literacia em saúde mental vai iniciar-se na quinta-feira para os colaboradores da Câmara Municipal de Lisboa, no sentido de identificar e encontrar soluções em contexto pandémico.
A comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakides, advertiu hoje que “negociações paralelas” para a compra de vacinas “prejudicam a eficácia” da estratégia da Comissão Europeia, na sequência de notícias de contratos paralelos por alguns Estados-membros.
Os ministros da Saúde da UE demonstraram hoje uma grande preocupação com a nova variante do SARS-CoV-2, que apresenta “características mais transmissíveis”, apelando à “manutenção das medidas sanitárias”, afirmou a ministra da Saúde, Marta Temido.
A variante do novo coronavírus detetada no Reino Unido já foi localizada em 50 países e territórios, enquanto a variante identificada na África do Sul já chegou a 20, anunciou hoje a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Portugal ultrapassou hoje os 500 mil casos de infeção com o novo coronavirus registados desde o início da pandemia, em março de 2020, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O grupo parlamentar do CDS-PP na Assembleia Legislativa dos Açores, partido que integra a coligação de Governo, recomendou hoje ao executivo açoriano a aquisição de 250 mil testes rápidos de antigénio para despiste do SARS-CoV-2.
Portugal regista hoje 156 mortos relacionados com a covid-19 e 10.556 novos casos de infeção com o novo coronavírus, os valores diários mais elevados desde o início da pandemia, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O diretor da Human Rights Watch (HRW) para a África Austral disse hoje que o conflito em Cabo Delgado tem potencial para "engolir" toda a região, considerando que não "está a ser feito o suficiente" para o travar.
A utilização de plasma de doentes recuperados de covid-19 para o tratamento de doentes graves e que estão em unidades de cuidados intensivos apresenta resultados limitados, indicam os resultados preliminares de um estudo internacional.
O presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) disse hoje que o país deve equacionar o voto eletrónico para o futuro, mas agora os eleitos locais devem garantir a participação nas Presidenciais dos infetados por covid-19 e em isolamento.
O número de mortes associadas à covid-19 no Lar da Misericórdia de Miranda do Douro, distrito de Bragança, subiu para nove e todos os 63 utentes estão infetados pelo SARS-CoV-2, disse hoje à Lusa a provedora da instituição.
Os direitos humanos na China registam, sob a presidência de Xi Jinping, “o seu período mais negro” desde a repressão ao movimento pela democracia de Tiananmen, em 1989, refere o relatório anual da organização Human Rights Watch, hoje divulgado.
Portugal registou pelo menos 72 casos de contágio pela nova variante do SARS-CoV-2, segundo o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), que os identificou em 28 concelhos.
A covid-19 já matou pelo menos 1.963.557 pessoas no mundo desde o início da pandemia, em dezembro de 2019, segundo o levantamento realizado hoje pela agência de notícias AFP de fontes oficiais.
Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 64 novos casos de covid-19, sendo 60 em São Miguel, três nas Flores e um na Terceira, e 22 pessoas recuperaram da doença.
CDS-PP e PAN juntaram-se hoje a PS e PSD para aprovar a renovação do estado de emergência, com efeitos entre quinta-feira e 30 de janeiro, mas não pouparam críticas e a “falha por defeito” do Governo.
O Presidente da República defendeu hoje que é preciso "criar um travão de reforçada emergência", com confinamento, para inverter o crescimento acelerado da covid-19 em Portugal antes de haver vacinação generalizada.