O Presidente da República salvaguarda no novo diploma do estado de emergência que esta declaração não afeta as liberdades de expressão e de informação nem a atividade de partidos ou candidatos a cargos políticos eletivos.
A Madeira registou hoje 95 novos casos de covid-19, 45 recuperações e 287 situações suspeitas, indicou a Direção Regional de Saúde, referindo que o total de infeções ativas no arquipélago é agora de 1.284, com 61 pessoas hospitalizadas.
A virologista Raquel Guiomar, do Instituto Ricardo Jorge, disse hoje que os falsos positivos em testes PCR de despistagem à covid-19 podem dever-se a uma "pequena contaminação" da amostra em análise ou a incorreta interpretação dos dados.
O Presidente da República e recandidato ao cargo, Marcelo Rebelo de Sousa, mostrou-se hoje “muito irritado” com as autoridades de saúde porque não recebeu, “por escrito, uma posição” sobre se podia ou não ir ao debate que decorre esta noite na RTP.
O decreto do Presidente da República que modifica e renova o estado de emergência permite medidas de controlo de preços e a limitação de taxas de serviço e comissões cobradas por plataformas de entregas ao domicílio.
O diploma do Presidente da República que modifica e renova o estado de emergência permite impor testes de diagnóstico do novo coronavírus ou o confinamento compulsivo de pessoas para a entrada em Portugal.
Sem grandes surpresas, José Artur Paiva atribui o “recrudescimento de novos casos de COVID-19 ao aumento de contactos interpessoais nos 15 dias antes do Natal”. Entrevistado pelo S+, o Diretor do Serviço de Medicina Intensiva do Hospital de São João, no Porto, lembra que ”em cada dia que temos 10 mil novos casos, sabemos que 7 dias depois teremos 150 casos graves da doença”.
O Presidente da República salvaguarda no novo diploma do estado de emergência a livre deslocação dos cidadãos para o exercício do voto nas eleições presidenciais e prevê votação nos lares de idosos.
O diretor regional da Saúde dos Açores apelou hoje à população para que seja contida nas celebrações que habitualmente ocorrem nas semanas antes do Carnaval no arquipélago, devido à covid-19.
A linha SNS24 atendeu 274.388 chamadas nos primeiros dez dias deste ano, registando um aumento de quase 100 mil contactos em relação aos últimos dez dias de 2020, anunciou hoje o presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).
O Presidente da República propôs hoje ao parlamento modificar o estado de emergência em vigor, a partir de quinta-feira, e renová-lo por mais quinze dias, até 30 de janeiro, para permitir medidas de contenção da covid-19.
Uma equipa de 26 militares da Marinha Portuguesa vai reforçar o apoio à realização de rastreios epidemiológicos no Alentejo, previsivelmente a partir de quinta-feira, no âmbito da resposta à covid-19, anunciou hoje o Governo.
O número de infetados associado ao surto de covid-19 no hospital de Torres Vedras, no distrito de Lisboa, aumentou para 129, registando-se 27 novos casos nas últimas 24 horas, disse hoje à Lusa fonte oficial do município.
A Comissão de Acompanhamento da Luta Contra a Pandemia nos Açores não recomendou ao Governo Regional a adoção de um confinamento geral, devido à covid-19, em todo o arquipélago, revelou hoje o seu presidente.
A vacina CoronaVac contra a covid-19, do laboratório chinês Sinovac, registou 50,38% de eficácia global nos testes realizados no Brasil, informou hoje o Instituto Butantan.
O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros frisou hoje, na Assembleia da República, que, para a União Europeia (UE), é mais importante o último do que o primeiro a passar a meta da pandemia de covid-19.
Os portugueses poderão ter de voltar a ficar em casa, alguns sem poder sair em qualquer circunstância, até quase ao fim de fevereiro, caso o governo decrete medidas semelhantes às tomadas na primavera de 2020 para conter a covid-19.
O ministro da Educação admitiu hoje que seriam “bem-vindas” às escolas formas de rastreio e despistagem de covid-19, mas referiu que a realização de testes são decisões da área da saúde.
O número de infetados no surto de covid-19 no Lar da Misericórdia de Cuba, no Alentejo, subiu de 32 para 91, após confirmada a infeção em mais 44 utentes e 15 funcionárias, revelou hoje o provedor.
O ministro da Defesa Nacional admitiu hoje que as instalações das Forças Armadas têm atualmente uma “elasticidade pequena” para acolher doentes graves de covid-19, mas ainda existem muitas camas disponíveis em espaços de retaguarda para casos ligeiros.
A esmagadora maioria dos partidos, à exceção do PAN, recusaram hoje que se dê prioridade à vacinação contra o covid-19 do Presidente e do primeiro-ministro.
O candidato presidencial Vitorino Silva defendeu hoje que o confinamento da população apenas deveria ser decretado “depois de contar os votos” das eleições, agendadas para 24 de janeiro, após ouvir os especialistas sobre a situação epidemiológica do país.
O PCP de Évora criticou hoje as medidas da Administração Regional de Saúde (ARS) e da Segurança Social para os surtos de covid-19 nos lares e considerou que as soluções "não resolvem" e até "podem agravar" a situação.
Cerca de 25% a 30% das pessoas que tiveram covid-19 mantêm sintomas além de oito meses após a recuperação, o que transforma esta doença numa patologia crónica, segundo um estudo divulgado hoje pelo epidemiologista Henrique Barros.