O presidente do Chega questionou hoje "onde raio anda a ministra da Saúde" perante os serviços de urgência encerrados, razão pela qual o partido vai procurar chamar de urgência Ana Paula Martins ao parlamento na próxima semana.
O secretário-geral do PS acusou hoje o primeiro-ministro de fugir a assumir responsabilidades pela situação atual no Serviço Nacional de Saúde (SNS), alegando que agora há mais serviços de urgência encerrados do que no ano passado.
O Ministério da Saúde do Uganda declarou hoje o fim do surto de ébola detetado em janeiro e durante o qual foram registados "14 casos prováveis, dois deles confirmados" e quatro mortes.
O ministro da Saúde de Moçambique voltou hoje a criticar a greve no setor e pediu ao diálogo sem interrupção dos serviços básicos pela classe.
O presidente da Comissão de Saúde Materna, da Criança e do Adolescente criticou hoje o discurso “populista” sobre saúde e a falta de literacia de políticos, defendendo que o SNS responde de forma adequada consoante a complexidade das situações.
O especialista Alberto Caldas Afonso alertou hoje que a Península de Setúbal poderá precisar de medidas complementares para garantir resposta na saúde maternoinfantil e evitar que grávidas e recém-nascidos tenham de atravessar a ponte para Lisboa.
A malária matou 11.447 pessoas em Angola em 2024, uma média de 31 mortes por dia em quase 12 milhões de casos notificados no ano passado, anunciaram hoje as autoridades angolanas, garantindo investimentos na prevenção e tratamento.
Angola foi o país que registou mais mortes por cólera em março, e o quarto com mais casos notificados, de um total de 25 países afetados pela doença, segundo um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS).
O estado de saúde do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro está estável, disseram hoje os médicos que o acompanham, após notícias do dia anterior de que tinha piorado.
O Governo de Macau anunciou hoje que irá implementar controlos mais rigorosos para um anestésico usado em uma nova droga sintética, conhecida como ‘petróleo espacial’, ligada a três mortes na região vizinha de Hong Kong.
Quase 360 pessoas morreram vítimas de malária em 2024 em Moçambique, que registou mais de 11,5 milhões de casos e cerca de 67 mil internamentos, avançou hoje a Presidência da República, que pede maior proteção para as crianças.
O acesso às urgências hospitalares de ginecologia/obstétricia e pediatria vai estar condicionado no fim de semana, com sete serviços encerrados no sábado e oito no domingo, a maioria em Lisboa e Vale do Tejo, segundo o Portal do SNS.
Angola notificou 623 casos de cólera e 11 mortes desde quarta-feira, com Benguela a manter-se como a província mais afetada neste momento pela epidemia, que totaliza desde janeiro 15.294 casos e 530 óbitos no país africano.
A Assembleia da República aprovou hoje, por unanimidade, no início da sessão solene do 25 de Abril, um voto de pesar pela morte do Papa, no qual se salienta o legado de paz e misericórdia de Francisco.
A Human Rights Watch (HRW) avaliou os primeiros 100 dias do Presidente dos Estados Unidos Donald Trump, que terminam no dia 30, como uma lista de 100 ações que vão contra os direitos humanos.
O presidente do PSD afirmou hoje que exclui qualquer possibilidade de governar com o Chega se vencer as eleições legislativas, com André Ventura a responder que Luís Montenegro também não contará com o seu partido.
Um funcionário da organização não-governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF) foi morto a tiro na sexta-feira no leste da República Democrática do Congo (RDC) “por um homem armado e fardado”, anunciou a ONG num comunicado.
A equipa médica da VMER realizou hoje um parto à porta de casa de uma grávida no Seixal, no distrito de Setúbal, por se tratar de um parto iminente, adiantou o INEM.
O ex-administrador do Hospital do Divino Espírito Santo (HDES) António Vasco Viveiros voltou hoje a opor-se à opção do Governo dos Açores por um hospital modular para garantir os serviços assistenciais, após o incêndio de 04 de maio.
O único centro de investigação do mundo sobre o micetoma, doença tropical infecciosa que afeta particularmente os mais desfavorecidos, foi destruído pela guerra no Sudão, anunciaram o seu fundador e a diretora de um programa de saúde especializado.
Angola reduziu em 19% os óbitos por malária, entre 2022 e 2023, doença que continua a ser a principal causa de morbilidade e mortalidade no país, segundo o Ministério da Saúde.
O sistema imunitário pode condicionar a forma como a bactéria Escherichia coli, comum no intestino humano, evolui e se torna patogénica, mostra um trabalho desenvolvido no Instituto Gulbenkian de Medicina Molecular (IGMM) e divulgado hoje.
Desde o início de 2024, África registou 122.344 casos suspeitos de mpox (28.002 confirmados) e 1.730 mortes suspeitas (167 confirmadas) da doença, informou hoje a agência de saúde pública da União Africana (UA).
Um bebé nasceu hoje numa ambulância dos Bombeiros do Seixal, à porta de casa da grávida, enquanto eram aguardadas indicações sobre para que hospital se deveriam dirigir, dado que as urgências de obstetrícia do hospital de Almada estão fechadas.